Nada melhor do que viajar e conhecer de perto toda cultura, história e tradições de um lugar completamente diferente da nossa realidade. E foi exatamente assim que me senti no passeio pelo Vale Sagrado, numa verdadeira imersão pela cultura inca.
O Vale Sagrado é na verdade uma rota que passa pelos principais vilarejos e pontos importantes da história do Peru. Nele tem cidades voltadas para produção agrícola, outras para produção de tecido, de sal, sítios arqueológicos e tudo isso acompanhado de paisagens incríveis. Os pontos mais importantes nesse trajeto são Pisac, Chinchero, Moray, Salineras de Maras e Ollantaytambo.
Pisac
Minha primeira parada do passeio foi por Pisac, um dos maiores sítios arqueológicos da região, além de Machu Picchu e Ollantaytambo. Ele tem 4km de extensão e fica localizado sobre uma colina bem alta. Por esse motivo tem uma das vistas mais incríveis do roteiro.
A altitude por lá dificultou um pouco a caminhada. É bom estar pelo menos um dia ambientado com a mudança para não sentir tanto impacto no passeio.
O local é surpreendente, muito bem pensado e planejado. Pelo passeio certamente você vai ver os campos de cultivo, as fontes de água potável, aquedutos e cemitérios.
Chinchero
Chinchero é uma das partes mais interessantes do roteiro na minha opinião. Quando o guia falou que íamos fazer uma parada para ver artigos de verdadeiras alpacas eu já imaginei um lugar cheio de lojinhas e vendedores insistentes. Mas a parada nesta cidade era totalmente educativa e a compra era apenas uma consequência.
Assim que chegamos fomos super bem recepcionados, com cantigas tradicionais, um chá e uma explicação incrível de como é feita a coloração da lã com produtos naturais. É realmente instigante ver a cor se formando na sua frente com produtos tão simples.
Foi por lá que eu também provei o tradicional choclo con queso, que é basicamente um milho acompanhado de um pedaço de queijo. Porém a graça mesmo está no milho, que é totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil! Ele é bastante saboroso, vale muito a pena experimentar! Eu estou até hoje sonhando com o dia que vou poder comer ele novamente.
Curiosidade: você sabia que o Peru tem 35 tipos de milho diferente e pelo menos 3.000 tipos de batata?
Moray
O que leva os turistas até Moray são os curiosos laboratórios agrícolas. Por lá tem cerca de 12 terraços com profundidade de até 100 metros. Esses terraços eram feitos em forma de “escadas” com diferente níveis, cada nível oferecia um ambiente climático diferente. E foi assim que os Incas descobriram como cada semente se adaptava melhor a cada uma dessas condições, aumentando suas possibilidades de produção!
O que realmente mais me surpreendia por todo passeio era imaginar em como eles pensaram e montaram todas essas estruturas, mesmo desprovidos de instrumentos e tecnologia.
Salineras de Maras
A Salineras é mais uma das paradas obrigatórias pelo Vale Sagrado, o local é utilizado desde a época pré-inca para realizar a extração do sal.
Por lá tem cerca de 2.000 poças espalhadas, em cada poça eles conseguem extrair de 100 a 200 kg de sal! Para realizar essas extrações eles enchem as poças de água e esperam até elas secarem totalmente para retirar o sal. O processo é feito até hoje. No local vende o sal que é produzido ali, que inclusive é uma delícia.
Ollantaytambo
Ollantaytambo foi construído para ser um centro militar, religioso e agrícola! Pela sua localização estratégica era considerada um posto de defesa.
O local ficou conhecido por ser o último ponto de resistência durante a invasão espanhola, apenas em 1573 os espanhóis dominaram totalmente.
Uma das construções mais importantes é o Templo do Sol, ela foi feita com grandes blocos de granito rosa que chegam a pesar até 100 toneladas. Mas o fato mais curioso é que não há esse tipo de rocha próximo à cidade! De que lugar será que os Incas trouxeram essas rochas? E como transportaram elas? Essa é mais um dos inúmeros mistérios…
Além do sítio arqueológico você pode aproveitar para conhecer a cidade. A alguns minutinhos do parque você chega a praça, por lá vai encontrar vários restaurantes, cafés e lojas de souvenirs.
Como realizar esse passeio?
A maioria das agências turísticas oferecem a opção de conhecer todas essas cidades em único dia. O passeio costuma começar bem cedinho, por volta das 6h da manhã e acaba só pelo fim do dia.
Eu optei por realizar o passeio com um “guia particular”. Ele levava a gente nas cidades de carro e durante o caminho ia explicando um pouco sobre as histórias e curiosidades de cada lugar. A vantagem de escolher essa opção é que você pode fazer tudo no seu tempo!
Quanto custa?
Além do preço do transporte, tem o valor do boleto. Para conhecer as cidades que comentamos aqui você tem que adquirir o boleto do circuito 3 que inclui Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray. O único local que não está incluso no valor é a Salineira. Mas esse é um dos menores gastos do passeio, o ticket sai por cerca de 10 soles.