O que fazer no Recife: um roteiro de belezas naturais e cultura

Há 77 dias

Como muitos destinos do Nordeste brasileiro, o Recife também é sinônimo de belas praias e paisagens naturais. Mas não só. A cidade celebra a cultura nordestina em seus museus, construções históricas e gastronomia, oferecendo ainda um roteiro cultural diverso e movimentado. Planejando a sua viagem? Veja nossas dicas do que fazer no Recife. E claro, estique ainda seu passeio para conhecer Olinda!


Quando ir


Para curtir o verão e/ou o Carnaval, assim como as férias de julho, ambos períodos de alta temporada, prepare-se com antecedência. Recife ferve nessas datas. Se você tem flexibilidade e quer encontrar o destino mais tranquilo de movimentação turística, os meses de março, abril, setembro e novembro são os melhores. Entre maio e julho, a probabilidade de chuvas é maior.


Bairro do Recife (ou Recife Antigo)


Caminhar pelas ruas do Recife Antigo é obrigatório no roteiro. É no bairro, localizado na região portuária da cidade, que se concentram os principais atrativos históricos e culturais.



O Marco Zero assinala o local onde nasceu a cidade e bem no centro da praça, você encontra o painel do artista plástico Cícero Dias, com uma rosa dos ventos no chão. De lá é possível continuar o passeio caminhando até outros pontos, como a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Sinagoga Kahal Zur Israel e os museus Paço do Frevo e Cais do Sertão.

Na Embaixada dos Bonecos Gigantes você encontra uma exposição permanente dos famosos bonecos que participam do Carnaval pernambucano. Já na Rua do Bom Jesus - onde aos domingos acontece uma feirinha de artesanato - está a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, fundada no século XVII durante a ocupação holandesa.

Para aprender um pouco mais sobre a cultura sertaneja e popular, o Paço do Frevo e o moderno Museu Cais do Sertão (que abriga exposições temporárias e permanente) são paradas essenciais! Também vale incluir no seu roteiro o Centro Cultural Torre Malakoff, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Igreja Madre de Deus e o Cine-Teatro Apolo. Se estiver pela região durante a noite, procure o Bar Teatro Mamulengo.


Passeio de Catamarã pelo Rio Caparibe


Para quem não sabe, Recife tem o apelido de Veneza brasileira por conta de seus rios e canais que cortam a cidade. Fazendo um passeio de catamarã pelo Rio Caparibe você pode acessar o Parque de Esculturas de Francisco Brennand. Localizado numa ampla área verde, o espaço abriga diversas obras do artista plástico brasileiro.


Bairros de Santo Antônio e São José


Esses são dois outros bairros que concentram algumas importantes atrações do Recife. Em Santo Antônio, a Casa da Cultura ocupa o espaço de um antigo presídio com lojinhas variadas onde é possível encontrar xilogravuras, bordados, cachaças e outros produtos locais. Pela zona, vale conhecer ainda o convento de São Francisco, com seus lindos azulejos, e a história Praça da República. Pelo bairro de São José, você pode conhecer o Memorial Luiz Gonzaga, o Mercado de São José, a Basílica da Penha e o Pátio do Livramento.


Outros bairros para incluir no roteiro: Várzea, Poço da Panela, Cordeiro e Madalena


Depois de explorar os bairros mais centrais da cidade, vale ainda conhecer algumas regiões menos turísticas da cidade. Uma delas é o bairro da Várzea, na zona oeste da cidade. Lá você encontra a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.

Já Poço da Panela possui charmosas construções coloniais, ruas de pedras, ateliês e o mercado gourmet Barchef. De lá é possível seguir até o Museu do Homem do Nordeste, na região de Casa Forte. Se passar pelo bairro de Apicupos, vale conferir a Fundação Gilberto Freyre, dedicada ao sociólogo.

Para curtir a noite, a Sala de Reboco, no bairro do Cordeiro, é o lugar certo para curtir um tradicional forró. Já no bairro da Madalena, o Mercado da Madalena chama atenção por seus bares e pela animada vida noturna. Você também pode passear pela região de dia e conhecer o Museu da Abolição.


Praias do Recife




O litoral recifense guarda piscinas naturais belíssimas formadas pelos arrecifes (daí o nome da cidade!). A praia de Boa Viagem é uma das mais famosas do estado e possui uma ótima infraestrutura, com a orla cheia de quiosques e bares. Mas atenção: é preciso tomar cuidado por conta da presença de tubarões. Fique de olho na sinalização dos melhores pontos para banho antes de entrar na água e evite a maré alta.

Outras praias próximas do centro onde você pode estender sua canga são: praia do Pina, praia de Piedade e praia de Maria Farinha. Também é possível fazer uma viagem de carro (entre 1h30 e 2h) para visitar a Praia dos Carneiros.


Além da capital: visite Olinda




É impossível visitar Recife e não dedicar pelo menos um dia à cidade vizinha de Olinda (apenas 9km de distância!), a capital do frevo. Considerada Patrimônio Mundial Cultural, a cidade tem um dos maiores conjuntos arquitetônicos coloniais do Brasil, com muitas ruas de pedra e colinas. Reserve pelo menos um dia para explorar o destino e conhecer os principais atrativos. Entre eles: Convento de São Francisco, Alto da Sé, Casa dos Bonecos Gigantes, Praça do Carmo e o Mosteiro de São Bento.

Dica amiga: não deixe de saborear os sabores do Pernambuco! Pratos de frutos do mar, carne de sol e tapiocas não faltam no cardápio! Para sobremesa, entre as especialidades locais estão o Bolo Souza Leão, a Cartola e o Bolo de Rolo.

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções