Tour pelo Douro

Das uvas às praias fluviais: um tour pelo Douro, em Portugal

24/07/2019 15:55

Cortando parte da Espanha e toda região Norte de Portugal, o rio Douro tem papel fundamental na história portuguesa. Foi pela correnteza das suas águas que os vinhos do Porto ganharam fama mundial ao serem exportados. Foi nessa região também que as oliveiras foram plantadas e transformaram Portugal em um dos melhores produtores de azeite do mundo.

Alguns séculos se passaram, estradas foram construídas (e revitalizadas), e esse transporte deixou de ser feito pelo Douro, mas a região segue lá, verde, imponente e cada vez mais turística, com hotéis luxuosos e restaurantes estrelados.

Morando no Porto há um ano, aprendi a chamar esta região de segunda casa! Seja pela alta gastronomia, pelas vinícolas aconchegantes ou pelas praias fluviais, o Douro ganhou meu coração! Do Porto até Peso da Régua, Lamego ou Pinhão são aproximadamente 1h30 de carro em uma viagem por uma estrada cênica, repleta de mirantes. No verão elas ganham um vermelho especial com as cerejeiras – não hesite em parar e colher algumas frutas. Se quiser compre dos ambulantes que vendem na beira da estrada – uma cesta repleta de cerejas deliciosas custa em média 5 euros. Na primavera é época das uvas e o vermelho dá lugar ao verde das videiras e roxo das uva.


Um dia típico no verão português

Se você está na Região Norte de Portugal já deve ter reparado o quão gelada é a água deste lado do Atlântico. Isto porque a maré sofre grande influência do mar do norte (Reino Unido). Em Portugal eles chamam esse fenômeno de nortada. E o resultado disso é um vento gelado e água do mar congelante (sem exagero!). A solução para driblar esse problema é enfrentar o calor português nas águas do Douro. Demorei a descobrir e depois disso não quis outra vida!

Dito isso, acorde cedo! Mesmo de férias, levantar cedo valerá a pena num dia que contemplará muitos mergulhos, vinhos e um excelente almoço! E para fechar um pôr do sol entre as montanhas!

No Douro há diversas praias de rio. Algumas bem próximas do Porto, como Areinho. Eu prefiro pegar estrada e seguir até a praia fluvial de Porto Rei (há uma estação de comboio – trem – bem perto), na cidade de Resende. É uma delícia sentar na areia, tomar sol e assistir ao vai e vem dos cruzeiros que navegam pelo Douro levando centenas de turistas. E o mergulho? Imprescindível, ainda mais que a água aqui é beeeeeem mais quente que do mar, acredite se quiser! No auge do verão não estranhe encontrar SUP’s e caiaques e jetski para alugar. O rio é de todos e o que não falta é espaço para você se divertir!

Em frente à praia tem um delicioso restaurante. É uma boa opção, mas nada que se compare a almoçar em uma vinícola. A que tem melhor combinação entre restaurante + tour enogastronômico é a Quinta da Pacheca, localizada em Lamego (30 min de carro entre subidas e descidas e inúmeras curvas). O almoço daqui é simplesmente espetacular. O cardápio varia, mas sempre há opções de peixe, carne de vaca e porco, além de vegetarianos. E todos os pratos podem (e devem!) ser harmonizados com um vinho da casa.Mas não tente ir ao restaurante sem ter uma reserva, a chance de não conseguir almoçar é grande!

Os tours são marcados e acontecem sempre com a presença de guias. Almoce primeiro e de barriga cheia vá fazer o tour. Para quem ama vinho, esse passeio é uma verdadeira Disneylândia! E tal qual a Disney, o tour aqui termina numa lojinha repleta de rótulos incríveis e prontos para você levar na mala – dica amiga: você encontra o mesmo vinho por um preço bem mais em conta em mercados como Continente, Mini Preço ou Jumbo, por exemplo!

Curtiu a dica? Então Ligue e agende, pois há tours em inglês e português e todos os tours são previamente marcados. O último horário da visita é às 17h!

Uma coisa bem curiosa na Quinta da Pacheca é que bem na entrada, do lado direito, em frente à plantação de uvas, há cerca de cinco grandes tonéis de madeira. Não, não são para envelhecer o vinho. Esses tonéis são quartos de hotéis. Interessante, não! As diárias não saem por menos de 200 euros!

Red wine grapes in a wineyard before harvest in late autumn

Se tiver disposição, antes de voltar ao Porto dê um pulo em Lamego, a maior cidade desta região. Aproveite que no verão o sol se põe às 21h para caminhar e curtir a brisa que sopra do Douro. Às margens do rio tem o Museu do Vinho do Porto, bem interessante para você entender como este vinho se tornou referência no mundo e quão importante foi e é para a economia portuguesa. E claro, é mais um motivo para você degustar um pouco mais dessa bebida! Depois disso, tome um café e pé na estrada!

OBSERVAÇÃO: Assim como no Brasil, em Portugal não é permitido beber e dirigir. Porém, as taxas de alcoolemia por lá são bem mais generosas do que as daqui. Por isso é bom ter um “motorista da rodada” sempre ao seu lado nesse bate-volta etílico! 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS