Bora Bora

Bora Bora, a pérola do Pacífico, localizada na Polinésia Francesa

30/05/2019 10:30

Qual é a receita para lua de mel perfeita? Se você já jogou no Google essas palavras já deve ter visto fotos de Bora Bora, na Polinésia Francesa. Se você já pesquisou sobre as melhores praias do mundo, também deve ter esbarrado com alguma imagem de Bora Bora. E hotéis perfeitos para casais apaixonados? Bora Bora também está presente neste tipo de ranking. Difícil mesmo é conseguir achar um defeito neste pedaço de terra que é apelidado de “Pérola do Pacífico”.

A fama de Bora Bora é justificada pela sua beleza estonteante. O mar é de um azul turquesa que impressiona. E a primeira impressão, ainda de dentro do avião, da janela, a vista chama atenção. A mescla de cores é algo que até então você só havia visto nas telas de televisão ou como papel de parede do seu telefone ou computador. Sim, é real! E se torna ainda melhor quando o avião pousa e você, enfim, desce da aeronave e tem o primeiro contato com o paraíso.

O aeroporto de Bora Bora é um motu (nome dado a uma ilha pequena) e para chegar e sair é preciso tomar um barco. Depois de ser recepcionado pelo transfer que te dará um cordão feito de conchas e flores típicas da ilha, é hora de explorar a pérola do Pacífico. E dependendo da hora, a saída do aeroporto é acompanhada de perto por um bando de golfinhos. Quem um “welcome reception” melhor do que este?!?!

A ilha ganhou fama na década de 80 não só pelo mar. Foi nessa época que começaram a surgir os primeiros hotéis com bungalows overwater (dentro da água). Somente nos últimos anos 7 novos resorts foram construídos e todos com as mesmas características: luxo, conforto e estrategicamente localizado dentro da laguna, uma área protegida das ondas, dos ventos e onde o mar é ainda mais azul.

Os hotéis se tornaram as vedetes do local. Escolher o seu é super importante e cada hotel conta com algum benefício. Se associando ao programa de fidelidade IHG Rewards Clubs, dos hotéis InterContinental Hotels, você ganha up grade na hora de reservar seu quarto. Portanto uma boa forma de economizar na hora de selecionar seu quarto. Os hotéis também têm características próprias. Os mais luxuosos contam com piscinas particulares dentro do bungalô. Também tem hotéis com quartos com chão de vidro e transparente.

Existem vários passeios pela ilha. Quase todos dentro d’água, com exceção do “safári” por Bora Bora, um tour de meio período que passa pela pequena cidade e leva até a estonteante vista do alto da cidade. Lá, na parte mais alta, os EUA, sob pretexto de proteger o território francês da Polinésia dos soldados japoneses, ergueram alguns “bunkers” na ilha. E para proteger esta área foram levados canhões, que estão lá até hoje e serve de cenário para as fotos mais inusitadas. Se você gosta de admirar a beleza do alto, este ponto é perfeito para entender as razões pela qual Bora Bora ganhou apelido de “pérola do Pacífico”.

Bora Bora não é uma ilha que você se arruma para sair à noite. A ilha vive basicamente do turismo de lua de mel e a noite os casais acabam ficando nos seus hotéis, ouvindo música ao vivo e namorando (muito!) nas praias e espreguiçadeiras. A vida noturna acontece dentro do hotel, mas nada que impeça você sair do seu e ir para outros hotéis. Resorts da mesma rede costumam ter transporte regular. Do contrário você pode agendar um transfer ou pegar uma espécie de ônibus-lancha que percorre os principais hotéis. Na cidade não espere encontrar nada agitado. O principal bar de Bora Bora chama-se Blody Mary, uma homenagem ao drink, mas não vá esperando agito nem badalação! A vida noturna em Bora Bora é muito preguiçosa!

Com exceção da pesca submarina, dentro da laguna é permitido nadar com animais, fazer todos os tipos de esportes aquáticos, além de diversos passeios para os motus menores. Um dos passeios mais procurados é o mergulho de cilindro. Aqui não é preciso ter experiência nem certificação, basta força de vontade e saber nadar. Para os casais aventureiros, é possível mergulhar com tubarões e praticar escaladas, além de parasailing, quando a pessoa é “rebocada”

Para quem gosta de compras, há artesanato, roupas, objetos de arte e outros produtos, mas as peças feitas com pérolas são a grande atração.

Conhecendo as outras ilhas da Polinésia

Bora Bora é a mais famosa das ilhas, mas existem muitas outras que são tão bonitas quanto. Papeete, Rangiroa, Moorea, Ta’ha, Raiatea, Marquesas,…. Difícil mesmo é escolher onde ir. Para ajudar na difícil decisão, vamos apresentar as características principais de cada uma.

Papeete

Sua porta de entrada. Maior cidade, Papeete é a capital da Polinésia Francesa e muitas vezes deixada de lado pelos turistas. Se você também está pensando em fazer isso, não cometa esse erro. Reserva pelo menos duas noites. No seu dia inteiro na ilha, alugue um carro e faça um tour dando toda volta em Papeete. A ilha é pequena, mas você precisa ir parando nas praias. O ponto alto é Teahupo, a praia mais famosa. Na lingua Maori Teahupo significa ossos quebrados e tem uma das ondas mais fortes do planeta. Pare seu carro na praia e pegue um barco até o canal, onde as ondas quebram, e veja o espetáculo da natureza. A vista de lá para a cadeia de montanhas é algo espetacular!

Moorea

Moorea fica bem próxima a Pappete. Alguns turistas fazem passeio de bate-volta. Não cometa essa outro erro, vá e se hospede em um dos excelentes hotéis. Depois de Bora Bora, Moorea é a ilha com melhor infraestrutura para turistas.Há vários excelentes hotéis por aqui, basta escolher o seu e aproveitar. Moorea se assemelha bastante com Bora Bora, tendo uma laguna principal onde estão alguns dos melhores hotéis, e diversas trilhas para a área de montanha, onde você pode (e deve) admirar a beleza singular deste local.

Se você vai fazer bate-volta de Papeete, há diversos ferrys que saem de hora em hora. Fique atento ao último horário para não ter que pernoitar na ilha.

Rangiroa

O paraíso dos mergulhadores. Se você gosta de mergulhar e é certificado, não pode deixar de conhecer este paraíso. Aqui há diversos pontos de mergulho. Diferente de Bora Bora e Moorea, não há montanha para apreciar a vista do alto. A ilha é plana e a diversão está dentro d’água. Há diversos pontos de mergulho e pequenos motus repletos de golfinhos e arraias. Poder nadar com golfinhos selvagens, em seu habitat natural, é um presente e tanto na sua lua de mel. Esta não é ainda uma ilha muito procurada pelos turistas brasileiros, mas eu incluiria esta joia no seu roteiro se fosse você.

Raiatea

Raitea é a segunda maior ilha da Polinésia depois de Papeete. Mas ainda assim é muito pequena para os padrões brasileiros. Por lá são 12 mil habitantes. Por ser uma cidade “grande” é um pouco mais urbana, mas nada que se compare com as nossas cidades. Raiatea tem uma característica singular: não há praias com areia. Se você quiser dar um mergulho é preciso driblar as pedras ou, fazer como a grande maioria: pegar um bote, caiaque, canoa, SUP ou qualquer outra coisa que sirva de transporte e ir até as centenas de motus que cercam a ilha principal. Apesar de estarem em alto mar, os motus de Raiatea estão muito próximos da ilha principal e são super bem preparados, com sombras, água doce e espaço para piquenique ou churrasco. Raiatea é conhecida como a “Ilha Sagrada” porque lá fica o templo antigo mais importante de todo o triângulo Polinésio: Marae Taputapuatea. Vale muito a pena fazer o tour guiado por essa parte da ilha.

Tahaa

Localizada em frente a Raiatea e dividindo a mesma laguna está Tahaa, uma espécie de Bora Bora mais rústica. Geralmente não está no roteiro do brasileiro, mas se você estiver planejando viajar com pouco mais de tempo vale a pena considerar essa pequena joía do pacífico, que tem um mar incrivelmente azul. Por ser mais rústico é possível se hospedar pagando barato, mas se você quiser fazer graça e ficar num hotel luxuoso precisa conhecer o Le Tahaa Island Resort & Spa, um dos melhores hotéis da Polinésia. É em Tahaa onde estão as principais fazendas de baunilha e de onde se extraem as famosas pérolas. Se você estiver por lá vale a pena fazer um tour que combina os dois passeios.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS