Grécia: um destino de história, praias e lindas paisagens

Há 386 dias

A Grécia atrai milhares de turistas ao longo do ano. Se você gosta de praias, arquitetura ou história já deve ter imaginado, ao menos uma vez na vida, viajando para este pequeno país à beira do Mediterrâneo. Considerado o berço da civilização ocidental, a Grécia tem papel de destaque na história humana e mantém boa parte desses marcos intactos e prontos para visitação. Por isso, é comum começar sua viagem por Atenas, a capital.

Mas não deixe se enganar. A Grécia vai muito além das construções históricas presentes na capital. Suas ilhas paradisíacas, praias convidativas e um mar com dezenas de tonalidades de azul te convidam a explorar esse país de idioma difícil e beleza sem igual.

Para te convencer a viajar para este paraíso, revelamos alguns detalhes que vão te ajudar a planejar sua próxima viagem!

QUANDO IR


Embora esteja na Europa, o clima é bem típico do mediterrâneo - no inverno muito frio, vento e chuva. No verão tempo seco e sol quente. Agosto é o mês mais quente e também o mais movimentado. Praias lotadas, trânsito e filas nas principais atrações. Se você quer ir para o país pensando nas praias, final de junho e setembro são mais indicados. De abril a junho e de final de setembro ao início de novembro você encontra temperatura amena. No final do ano se prepare levando casacos e guarda chuva!

 

COMO CHEGAR


Não há voo direto do Brasil para Grécia, mas as principais companhias aéreas europeias voam para Atenas. No verão geralmente há voos para outros destinos gregos. Você também pode chegar voando de alguma companhia aérea low cost, mas não é muito recomendável já que as tarifas baixas não dão direito a bagagem de porão. A Tap, Iberia, Air France, KLM, Lufthansa e British Airways têm rápidas conexões. Para você pesquisar um voo barato saindo da sua cidade para Atenas é só clicar aqui.

ONDE IR


ATENAS



Capital e maior cidade grega. Portanto, um bom ponto de partida para sua viagem à Grécia. Atenas é uma cidade grande e cosmopolita como quase todas as capitais europeias, mas tem um “quê” diferente que a torna especial. Esta é uma das cidades mais antigas do mundo e seu território é habitado continuamente há 3,4 mil anos.

Seu ponto de partida tem que se Acrópole, sem sombra de dúvidas a maior atração turística deste país. A palavra significa cidade alta e foi construída no alto da montanha para servir de fortificação. Fica numa colina de 150 metros de altura e é datada, pasmem, de 450 a.C.

Entre as construções mais famosas estão Parthenon, o templo mais famoso dedicado a deusa da cidade; Erecteion, templo com estátuas femininas como colunas; Propileu, que é um grande portal que dá entrada para Acrópole. Além disso, no caminho até o Parthenon fica o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, de 500 a.C, e o Odeão de Herodes Ático, construído em 161 d.C. e até hoje utilizado para festivais.

Todo esse passeio pode ser conjugado com uma visita ao Museu da Acrópole, aberto em 2007 e desde então um importante reduto que mantém ainda mais viva toda essa história.

Em Atenas esteja pronto para andar. Toda parte histórica fica concentrada, mas como são muitos atrativos vale a pena calçar um tênis confortável, roupas leves e caminhar. No trajeto não deixe de incluir visitas a Templo de Zeus Olímpico; Arco de Adriano; Ágora, um dos espaços mais importantes na antiguidade; e o Templo de Hefesto, o mais bem preservado e que conserva as colunas e o teto originais.

 

OLÍMPIA



De quatro em quatro anos Olímpia é notícia mundial. Foi aqui, nessa cidade, que nasceram os Jogos Olímpicos. E para celebrar a data, a cada quatro ano a chama olímpica é acesa aqui antes de ser entregue à cidade organizadora.

A cidade fica cerca de 350 quilômetros de Atenas e é bem conectada (leia-se fácil de chegar). E quase todas atrações giram em torno dos Jogos Olímpicos. E visitar o estádio original onde se disputaram as competições há quase 3000 anos é tão clichê quanto “ir a Roma e não ver o Papa”. No local você poderá ver o que sobrou do templo de Zeus e Fidias, onde os atletas se preparavam para as competições.

Vale dar uma passada também no Museu Arqueológico de Olímpia e no Museu dos Jogos Antigos.


MYKONOS




Na mitologia grega, Mykonos é filho de Apolo, deus da Luz e do Sol. Mykonos também é o nome da ilha mais famosa e que no verão ferve - de gente e de temperatura. Mykonos também é o lugar onde você verá as famosas casas brancas no alto das montanhas. Caminhar por essas ruas e se perder nos café e ateliês é uma delícia, principalmente no final de tarde quando o pôr do sol dá as caras!

No verão a ilha é muito festeira. Nas outra estações o clima roots mantém a aura de interior intacta.


MOSTEIROS DE METEORA




Meteóro, em grego, significa suspenso no ar. E o nome faz jus ao que vemos em Tessália, uma cidade bem no centro da Grécia, a 300 km de Atenas. Um conjunto de mosteiros erguidos sob rochas gigantescas, que desafiam a engenharia e compõem o cenário desta pequena cidade que recebe milhares de visitantes por conta dos templos - que estão abertos a visitação, vale dizer!

Hoje, os seis mosteiros restantes - Megálos Metéoros (Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Ágios Stéphanos (Santo Estêvão), Ágia Tríada (Santíssima Trindade), São Nicolau Anapausas e Roussanou - são acessíveis por estradas e trilhos, alguns de mais fácil acesso do que outros. Ainda assim, o público em geral pode visitar os mosteiros.


PRAIA DE NAVAGIO




Resolvemos listar uma praia entre as melhores atrações da Grécia porque estamos falando da PRAIA! Aquela que está presente em todos os rankings de melhores praias do mundo, basta dar um google para ver. A Praia de Navagio ganhou fama depois que um navio naufragou nas redondezas e foi parar nas areias da praia. O que no início era tratado como um acidente virou um dos maiores atrativos turísticos do país.

A Praia de Navagio fica na na ilha Zakynthos e existem duas formas de admirá-la: do mirante e da areia. Mas vale ressaltar que os dois caminhos não são interligados.

Para se chegar ao mirante é preciso subir uma estrada - de 25 a 30 min do porto de São Nicolas, em Agios Nikolaos. Depois uma caminhada leve de 2 min até o alto do mirante. Lá as pessoas disputam um espaço para a melhor selfie. Os mais corajosos preferem caminhar pelas falésias para conseguir um ângulo diferente, mas há inúmeras placas alertando o risco. Do alto dá pra ter uma ideia da beleza deste cenário, mas se você quer garantir a foto perfeita chegue cedo quando as areias da praia ainda não estão lotadas de visitantes.

A outra forma é de aproveitar a praia é de barco - não há acesso por trilhas. Há barcos saindo de todos os cantos da ilha, mas basicamente as três melhores opções são no Porto São Nicolas em Agios Nicolaos, na praia Porto Vromi ou em Skinari, perto de onde há um farol. Os barcos levam em média 30 min e ficam em torno de 1h na praia até seguir para outras paradas.


SANTORINI




Se a imagem que você carrega da Grécia são de casas brancas num penhasco com piscinas de borda infinita e um pôr do sol de arrepiar, você precisa incluir Santorini na sua viagem. Essa ilha combina harmoniosamente bem o charme, beleza e arquitetura. E tudo isso graças a insistência do ser humano que construiu casas em cima de penhascos por conta de um histórico sísmico que vem desde antes de Cristo.Desde aquela época que casas vem sendo construídas em cima dos penhascos e acabou virando símbolo dessa ilha.

Para chegar a Santorini é preciso viajar 50 min de avião ou pegar ferry de ilhas próximas. A dica aqui é curtir mais o hotel - os melhores hotéis da Grécia estão aqui; passear a pé (se prepare para algumas subidas) e experimente os vinhos produzidos em vinícolas da região - sim, Grécia tem bons vinhos! A melhor praia é Red Beach, mas ainda assim fica devendo às praias de Mykonos, por exemplo.


ILHA DE CRETA




Esta é a maior ilha grega e um importante destino na mitologia, afinal estamos falando de um lugar que foi governado pelo Rei Minos, filho de Zeus. Ao longo da história esta ilha de 200km foi governada por romanos, bizantinos, árabes, venezianos e turcos. E todas essas influências ainda estão presentes. Depois de tantas batalhas, Creta enfim virou um dos mais importantes destinos turísticos da Grécia.

Por conta da grande área territorial, é possível encontrar de tudo em Creta - desde praias desertas até lugares badalados. No verão é destino de muitas famílias que viajam de férias pela Europa. Especialmente nesta ilha alugar um carro é uma excelente opção para conhecer cada canto. A maior cidade da ilha de Creta é Heraklion, portanto tenha isso como referência na hora de escolher onde ficar. Entre as praias imperdíveis, nossa dica é conhecer Elafonisi, no sudeste da ilha; e Balos Beach, que fica antes de Elafonisi.

Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções