A Baixa é um dos bairros mais centrais de Lisboa, com muitas lojas e antigos cafés. Além do intenso comércio, ele abriga algumas das praças e ruas mais emblemáticas – e turísticas – da cidade. De ares clássicos e ruas amplas, a zona foi toda reconstruída após o terremoto de 1755 – e por isso é também conhecida por Baixa Pombalina, em homenagem ao Marquês de Pombal, responsável pela reedificação. Anote nossas dicas e confira os principais atrativos do bairro:
Elevador de Santa Justa
Projetado por Raoul Mesnier du Ponsard, um dos discípulos de Gustave Eiffel, o Elevador em estilo neogótico oferece uma linda vista panorâmica da capital portuguesa. A estrutura sai da Rua do Ouro (na Baixa) e sobe até o Largo do Carmo (no Chiado).
Praça dos Restauradores
O grande obelisco no centro da praça homenageia o restabelecimento da coroa portuguesa após 60 anos do domínio espanhol. É de lá que parte outro famoso elevador de Lisboa: o Elevador da Glória (que parece mais um bondinho), e liga a Baixa ao Bairro Alto.
Praça do Comércio e Arco da Augusta
Localizada bem de frente para o Tejo, a Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço) é o melhor ponto para fotografar o majestoso Arco da Rua Augusta. Símbolo da restauração de Lisboa após o terremoto de 1755, o arco possui um terraço que oferece uma bela vista da zona da Baixa.
A Praça também abriga o café Martinho do Arcada, mais antigo da cidade, que Fernando Pessoa costumava frequentar – e onde a mesa em que se sentava ainda uma está reservada em seu nome até hoje! Para aprender mais sobre a história de Lisboa, vale visitar ainda o centro multimídia Lisbon Story Center.
Rua Augusta
Uma das ruas mais movimentadas e turísticas de Lisboa, que concentra muitas lojas e restaurantes. Por ser desde antigamente uma área de comércio, as ruas paralelas à Augusta possuem nomes que remetem a diferentes ofícios que ocupavam a região: Rua dos Sapateiros, Rua do Ouro, Rua da Prata…
É, por exemplo, na Rua dos Bacalhoeiros que você encontra a loja da Conservaria de Lisboa, que há décadas oferece conservas portuguesas (atualmente numa versão mais gourmetizada). Ainda que você não seja fã do produto, toda a loja chama atenção pela decoração e embalagem das conservas. Já na própria Rua Augusta está a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que vende seu tradicional pastel de bacalhau recheados com queijo Serra da Estrela.
Praça do Rossio
Ligada ao Terreiro do Paço pela Rua Augusta, a Praça do Rossio é outra das principais praças de Lisboa. Em seu centro, ergue-se uma estátua de Dom Pedro IV (o Dom Pedro I do Brasil), enquanto pelos arredores você encontra o Teatro Nacional Dona Maria II, a antiga Chapelaria Azevedo Rua (de 1886) e a bela Estação do Rossio, onde toma-se o trem para visitar Sintra. Nela fica ainda o tradicional Café Nicola, em estilo Art Deco.
Praça da Figueira e Confeitaria Nacional
Aproveite o passeio pela Praça do Rossio para dar uma esticadinha até a Praça da Figueira, onde encontra-se a histórica Confeitaria Nacional. Fundada em 1829, ela é uma das grandes confeitarias de Portugal (e da Europa!). O local é famoso por sua receita de bolo-rei, um clássico do Natal português. Não deixe de entrar para conferir a bela arquitetura! O local é também um dos melhores pontos da cidade para ver as muralhas do Castelo de São Jorge, localizado no bairro da Alfama.