Lisboa: o que fazer na Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa

Há 213 dias

As ruas estreitas, as roupas penduradas no varal, as ladeiras e escadinhas, os azulejos nas fachadas… a Alfama é daquelas zonas com ar pitoresco, onde caminhar sem destino admirando cada pedacinho já é uma atração. O bairro é o mais antigo de Lisboa e programa imperdível para os viajantes, que encontram desde pequenas portas que abrigam tradicionais casas de fado até miradouros com vistas incríveis da cidade.


Confira as principais atrações da região e saiba o que fazer na Alfama:


Castelo de São Jorge




Esse é um dos mais clássicos passeios turísticos de Lisboa. Construído no século XI, a fortaleza remonta à influência moura na região, e serviu de residência da família real portuguesa entre os séculos XII e XVI. Por estar localizado em um dos pontos mais altos de Lisboa, é possível vê-lo de vários lugares da cidade e de suas muralhas garantir uma boa vista panorâmica.

Catedral da Sé




Construída sobre uma antiga mesquita, a Catedral da Sé é famosa por abrigar a pia onde Santo Antônio (sim, o santo casamenteiro) foi batizado. Como sofreu bastante durante o terremoto ocorrido em 1755, passou por diversas reformas e por conta disso mistura diversos estilos arquitetônicos, com destaque para o gótico e o barroco.

Miradouro de Santa Luzia e Miradouro das Portas do Sol




Junto com a Mouraria, a Alfama é um dos melhores bairros para garantir vistas privilegiadas da cidade. Do Miradouro de Santa Luzia você consegue ver os telhados alaranjados característicos da paisagem lisboeta e o Rio Tejo. Descendo um pouco, o miradouro das Portas do Sol também pede uma pausa para contemplação. Se possível, programe-se para ver o pôr do sol.

Feira da Ladra


É também nas ruas da Alfama que encontramos o mercado de rua mais famoso e antigo de Lisboa (desde o século XIII), a Feira da Ladra. Ela ocorre no Campo de Santa Clara, pertinho do Panteão Nacional, às terças e sábados (das 8h às 16h).

Casa dos Bicos (Fundação José Saramago)


Por sua arquitetura singular, com a fachada de pedras em forma de diamante, o edifício da Casa dos Bicos chama atenção de quem passeia pela Alfama. Erguida no século XVI, a casa foi uma das poucas construções a sobreviver ao terremoto de 1755. Lá funciona a Fundação José Saramago, onde você pode conhecer mais sobre a vida e obra do escritor português vencedor do Prêmio Nobel da Literatura.

Panteão Nacional




Símbolo da arquitetura barroca, o monumento presta homenagem aos cidadãos e militares portugueses. Entretanto, ele foi inicialmente construído para ser uma igreja, e suas obras levaram cerca de 300 anos. A bela cúpula, os mármores coloridos e a vista da cobertura são seus destaques. É lá que está, ainda, o túmulo da cantora de fado Amália Rodrigues.

Museu de Artes Decorativas Portuguesas


Se você gosta de decoração e design, não se esqueça de incluir o Museu de Artes Decorativas no seu roteiro. Incríveis azulejos, tapetes, peças de ourivesaria, louças e outros objetos relembram a história e o passado.

Museu do Fado




Diz a lenda que foi nas ruas da Alfama que o fado surgiu. E se você quer aprender um pouco mais sobre o emblemático estilo musical, uma visita do Museu do Fado é obrigatória. O local garante um verdadeiro mergulho na história da música portuguesa! Aproveite o passeio para conhecer também o charmoso Largo do Chafariz de Dentro. E, claro, já que o bairro abriga algumas das casas de fado mais charmosas de Lisboa, vá alimentar os ouvidos!

Casa da Liberdade


Essa é a atração imperdível para os amantes das artes no bairro da Alfama. A Casa da Liberdade guarda não apenas obras do surrealismo português e outros movimentos artísticos, mas também homenageia o poeta e pintor Mário Cesariny.

Comer bem


Não vale visitar um dos bairros mais tradicionais de Lisboa e ir embora sem deliciar-se com a saborosa culinária portuguesa, né? No O Sardinha você encontra não só deliciosas sardinhas assadas, como também um ótimo bitoque (prato típico de carne), receitas de bacalhau e muito mais! Outras alternativas são: o descontraído Pateo 13 e os maravilhosos petiscos da mercearia Lucindas.

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções