As ruas estreitas, as roupas penduradas no varal, as ladeiras e escadinhas, os azulejos nas fachadas… a Alfama é daquelas zonas com ar pitoresco, onde caminhar sem destino admirando cada pedacinho já é uma atração. O bairro é o mais antigo de Lisboa e programa imperdível para os viajantes, que encontram desde pequenas portas que abrigam tradicionais casas de fado até miradouros com vistas incríveis da cidade.
Confira as principais atrações da região e saiba o que fazer na Alfama:
Castelo de São Jorge
Esse é um dos mais clássicos passeios turísticos de Lisboa. Construído no século XI, a fortaleza remonta à influência moura na região, e serviu de residência da família real portuguesa entre os séculos XII e XVI. Por estar localizado em um dos pontos mais altos de Lisboa, é possível vê-lo de vários lugares da cidade e de suas muralhas garantir uma boa vista panorâmica.
Catedral da Sé
Construída sobre uma antiga mesquita, a Catedral da Sé é famosa por abrigar a pia onde Santo Antônio (sim, o santo casamenteiro) foi batizado. Como sofreu bastante durante o terremoto ocorrido em 1755, passou por diversas reformas e por conta disso mistura diversos estilos arquitetônicos, com destaque para o gótico e o barroco.
Miradouro de Santa Luzia e Miradouro das Portas do Sol
Junto com a Mouraria, a Alfama é um dos melhores bairros para garantir vistas privilegiadas da cidade. Do Miradouro de Santa Luzia você consegue ver os telhados alaranjados característicos da paisagem lisboeta e o Rio Tejo. Descendo um pouco, o miradouro das Portas do Sol também pede uma pausa para contemplação. Se possível, programe-se para ver o pôr do sol.
Feira da Ladra
É também nas ruas da Alfama que encontramos o mercado de rua mais famoso e antigo de Lisboa (desde o século XIII), a Feira da Ladra. Ela ocorre no Campo de Santa Clara, pertinho do Panteão Nacional, às terças e sábados (das 8h às 16h).
Casa dos Bicos (Fundação José Saramago)
Por sua arquitetura singular, com a fachada de pedras em forma de diamante, o edifício da Casa dos Bicos chama atenção de quem passeia pela Alfama. Erguida no século XVI, a casa foi uma das poucas construções a sobreviver ao terremoto de 1755. Lá funciona a Fundação José Saramago, onde você pode conhecer mais sobre a vida e obra do escritor português vencedor do Prêmio Nobel da Literatura.
Panteão Nacional
Símbolo da arquitetura barroca, o monumento presta homenagem aos cidadãos e militares portugueses. Entretanto, ele foi inicialmente construído para ser uma igreja, e suas obras levaram cerca de 300 anos. A bela cúpula, os mármores coloridos e a vista da cobertura são seus destaques. É lá que está, ainda, o túmulo da cantora de fado Amália Rodrigues.
Museu de Artes Decorativas Portuguesas
Se você gosta de decoração e design, não se esqueça de incluir o Museu de Artes Decorativas no seu roteiro. Incríveis azulejos, tapetes, peças de ourivesaria, louças e outros objetos relembram a história e o passado.
Museu do Fado
Diz a lenda que foi nas ruas da Alfama que o fado surgiu. E se você quer aprender um pouco mais sobre o emblemático estilo musical, uma visita do Museu do Fado é obrigatória. O local garante um verdadeiro mergulho na história da música portuguesa! Aproveite o passeio para conhecer também o charmoso Largo do Chafariz de Dentro. E, claro, já que o bairro abriga algumas das casas de fado mais charmosas de Lisboa, vá alimentar os ouvidos!
Casa da Liberdade
Essa é a atração imperdível para os amantes das artes no bairro da Alfama. A Casa da Liberdade guarda não apenas obras do surrealismo português e outros movimentos artísticos, mas também homenageia o poeta e pintor Mário Cesariny.
Comer bem
Não vale visitar um dos bairros mais tradicionais de Lisboa e ir embora sem deliciar-se com a saborosa culinária portuguesa, né? No O Sardinha você encontra não só deliciosas sardinhas assadas, como também um ótimo bitoque (prato típico de carne), receitas de bacalhau e muito mais! Outras alternativas são: o descontraído Pateo 13 e os maravilhosos petiscos da mercearia Lucindas.