Especial Caribe

Varadero: o balneário cubano que possui uma das melhores praias do mundo

25/10/2019 16:42

Vou começar esse texto te contando qual foi o destino do Caribe que mais me impressionou entre todos que visitei (já estive nos principais deles): Varadero, em Cuba. Lembro de deixar as malas no quarto do resort e sair em direção à praia sem saber ao certo o que me esperava. Lá, um mar de tons que variavam do azul ao verde logo me deixaram hipnotizada.

Portanto, esqueça os conceitos que você possa ter em mente em relação a Cuba (quando eu embarquei ainda estava bastante receosa), o país pode ser uma ótima opção para as suas próximas férias. Ao montar seu roteiro opte pelos meses de maio e junho, quando a quantidade de turistas é menor, mas caso não tenha alternativa, vale viajar entre dezembro e abril!

Meu voo aterrissou em Havana, capital do país e, de lá, segui de transfer até Varadero. Nesse trajeto algumas imagens logo me chamaram a atenção. Carros antigos, a maioria dos anos 50 (em 1959 aconteceu a Revolução Cubana e teve início o embargo norte-americano ao país) se espalham pelas ruas. A cada km percorrido pelas estradas as placas e mensagens pintadas nos muros – ou em pedaços de pedra do meio do nada – relembram a “vitória” da Revolução Cubana. Ao olhar pelo vidro do ônibus, entre uma cidade e outra, o que vejo são ruas de terra e charretes. Todo o cenário remete à história que levou o país ao que é hoje.

Contudo, toda essa simplicidade, que expressa exatamente a realidade do povo cubano, parece desaparecer em Varadero. O balneário é considerado a principal praça de turismo de sol e praia no país. A cidade tem por volta de 20 mil habitantes, mas recebe, por ano, mais de um milhão de visitantes. A distância de ônibus que separa Varadero da capital pode ser percorrida em 2h. Ao chegar no luxuoso resort que me hospedaria nos cinco dias seguintes percebi que por ali o capitalismo ainda deixou seu legado! Uma completa infraestrutura pronta para receber turistas de todo o mundo.

A cidade é dividida entre Varadero Velha e Varadero Nova. Na parte antiga há diversas casas com arquitetura das décadas de 20 e 30, onde vive a população local. Já na região nova estão os hotéis mais disputados pelos turistas. A rede hoteleira tem mais de mais de 50 empreendimentos e conta com quase 22 mil quartos. Por lá há ainda várias marinas e campos de golfe.

Aqui, o grande atrativo é mesmo o mar, lindo e quente! São mais de 20 quilômetros de praias. Você sabia que a Praia de Varadero foi eleita a segunda “Melhor Praia do Mundo” (atrás apenas da Baía do Sancho, em Noronha) em eleição do TripAdvisor? Para quem gosta de aventura há como opção saltos de paraquedas ou mergulho nas águas cristalinas.

Se você é daqueles que não dispensa uma programação noturna, saiba que há vários estabelecimentos que ficam abertos 24h e quando os moradores locais resolvem cair na dança os nosso olhos ficam hipnotizados. Mulheres (trajando minissaias) e homens com muita ginga reproduzem passos pra lá de sensuais ao ritmo da salsa!

Agora vai a minha sugestão de atividades imperdíveis por lá:

Cayo Blanco
Não deixe de conhecer a ilha de Cayo Blanco. Ao chegar uma espécie de recepção é feita por músicos que tocam a mais autêntica salsa. Pronto. Agora é só entrar no clima. Durante todo o dia, entre um mergulho e outro, os turistas podem arriscar alguns passos da tradicional (e muito sensual) dança cubana. No almoço, frutos do mar e frango. Aproveite o dia para fazer novas amizades, afinal, pessoas de diversas nacionalidades se encontram em Cayo Blanco.

Passeios de barco
A partir de Varadero é possível fazer diversos passeios de barco. Na viagem, bebidas e comidas com fartura. Uma lagosta por apenas 10 CUCs? Impossível resistir. O prato tipicamente preparado estava realmente uma delícia e valeu o investimento. Refrigerante e cervejas nacionais completavam o cardápio. Durante todo o percurso um funcionário – com uma câmera de filmar em mãos – registrava tudo (o filme é oferecido aos turistas ao final do passeio por 25 CUCs).

Mergulho com snorkel
O mar de Varadero é propício para o mergulho com snorkel. Depois de uma pequena aula qualquer um consegue aproveitar a atividade. É uma delícia observar a vida marinha nas águas transparentes do Caribe. Os passeios de barco fazem paradas estratégicas para isso, em locais com grande variedades de peixes coloridos!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS