Petrópolis

Petrópolis, a cidade de Dom Pedro e dos cariocas na Serra

01/04/2019 12:03

Não é de hoje que o forte calor que faz no verão carioca faz com que as pessoas busquem lugares mais frescos. E você sabia que por causa dele que Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi fundada? Para fugir do calor, Dom Pedro II e toda realeza buscaram uma cidade com clima mais “europeu” que pudessem recebê-los durante a estação mais quente do ano. Petrópolis tinha essa característica e em 1843 muitos palácios foram construídos, entre eles o Palácio (Museu) Imperial que serviu de moradia e casa de campo para a família real.

Essa marca histórica aliada a paisagens de tirar o fôlego e, claro, o clima de montanha transformaram a cidade serrana em um grande atrativo turístico. Bem próxima do Rio de Janeiro (cerca de 70 km), Petrópolis é um excelente refúgio para um bate-volta. Na cidade serrana você pode experimentar delícias gastronômicas, beber cerveja direto da fonte, visitar palácios e casas históricas e ainda fazer compras.

Se você vai viajar para o Rio ou está na Cidade Maravilhosa e quer um programa para o final de semana, confira só nossas dicas do que fazer em Petrópolis.

Museu Imperial

O Museu Imperial é a principal atração turística da cidade e um dos melhores museus do Brasil. Parece clichê, mas visitá-lo é voltar no tempo e viver como se estivéssemos no período imperial. O palácio serviu de moradia para monarquia e várias das peças e vestuários estão expostos, assim como objetos que foram usados por Dom Pedro I e II e toda realeza. Para preservar o piso, é preciso trocar seus sapatos por pantufas. No início parece estranho, mas logo se acostuma! O museu está aberto de terça a domingo e tem ingressos a partir de R$ 5.

Palácio de Cristal

Inaugurado em 1884, o Palácio de Cristal foi um presente dado a Princesa Isabel e inspirado no museu homônimo localizado no Porto, em Portugal. O palácio carrega esse nome por ter em sua estrutura diversos cristais bisotados. Na altura da sua inauguração o Palácio era o principal local para eventos e exposição. Embora tenha outros espaços atualmente, o Palácio segue recebendo eventos, como a Bauernfest, a maior festa da cidade.

Palácio Quitandinha

O Palácio Quitandinha foi construído em 1941 para ser o maior cassino da América do Sul. E foi! E na época também chegou a ser hotel. O Quitandinha , em sua quase centenária história, chegou a receber personalidades mundiais, como Walt Disney e antigos presidentes. Na frente do palácio há um grande e bem cuidado lago que compõe o cenário perfeito para fotos.

Museu Casa de Santos Dumont

Santos Dumont, o pai da aviação, recebeu o convite da Princesa Isabela para veranear em Petrópolis. Ele foi, gostou e decidiu construir sua própria casa na cidade e hoje virou um museu com exposição de quase todas as suas invenções.

A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente subir com a perna esquerda, e a própria arquitetura da casa onde não é utilizada divisórias entre os cômodos.

Fábrica da Bohemia

A Bohemia foi a primeira grande fábrica cervejeira do Brasil, fundada em 1853 por um colono alemão. Em 1960 ela passou a fazer parte da Antarctica e, atualmente, da Ambev. Hoje as marcas da Bohemia são produzidas em outra fábrica e nesta há um grande museu da Cerveja. Interativo e muito didático, este museu é muito interessante. Nele você conhece toda a história da cerveja e também da fabricação da Bohemia.

No final do tour há degustação de cervejas e você pode combinar sua visita com um almoço ou jantar no restaurante anexo à fábrica.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Cercada por montanhas e uma vegetação praticamente virgem, Petrópolis é um destino de belas paisagens. E muito se deve ao Parque Nacional Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação que abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis.

Por estar localizado próximo a grandes cidades e contar com diversas trilhas e cachoeiras, o Parque Serra dos Órgão está entre os parques naturais mais visitados do país.

Locanda della Mimosa

Locanda della Mimosa é uma pousada e restaurante localizada na cidade. A Locanda é um espaço ideal para quem busca aconchego e tranquilidade com todo o charme, paz e a exclusividade da serra. A Locanda se especializou em servir o que há de melhor para seus hóspedes, tanto é que o restaurante do hotel é um dos mais premiados do Brasil. É comum ver pessoas subindo a Serra só para almoçar ou jantar no restaurante. Se você gosta de vinho, a carta do restaurante é super exclusiva e também premiada. O restaurante está aberto para os não hóspedes, mas convém reservar para não chegar e ter que aguardar ou, pior, não ter mesa!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS