Pernambuco

O que fazer em Olinda: roteiro de um dia pelas principais atrações da cidade

03/01/2019 10:46

É impossível visitar o Recife e não dar aquela esticadinha até a cidade de Olinda. São apenas cerca de 9 km de distância para curtir um bate e volta da capital. Considerada Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO, Olinda é uma das mais antigas cidades brasileiras, fundada em 1535, e abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos coloniais do país.

A cidade é ainda capital do Frevo e seu Carnaval é um dos mais famosos e animados. Mas atenção: se quiser embarcar nesse período vale programar-se com antecedência! Para chegar até lá da capital é possível fazer o percurso de carro, taxi/uber ou mesmo transporte público (ônibus).

O que fazer em Olinda

Como em muitas outras pequenas cidades coloniais e históricas, caminhar por Olinda já é uma atração em si. Percorrer as ladeiras, fotografar as casinhas coloridas, conferir os ateliês de arte, quem sabe encontrar uma apresentação de frevo no caminho… Mas é claro que existem alguns atrativos que não podem ficar de fora do seu roteiro. Você pode conferir todos eles caminhando, em um dia de passeio.

Confira as principais atrações:

Convento de São Francisco

Foto: Gilberto Marcelino

Você pode começar seu passeio pelo Convento de São Francisco. Construído em 1585, este é o mais antigo convento franciscano no Brasil. Seu interior chama atenção pelas paredes de azulejos portugueses e o conjunto arquitetônico abrange ainda a Igreja de Nossa Senhora das Neves as capelas de Sant’Ana e São Roque.

Alto da Sé

Alto da Sé

Depois você pode seguir até o Alto da Sé, que por estar em um dos pontos mais altos da cidade garante uma ótima vista de Olinda e da orla recifense. Além de conferir a vista e visitar a Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo), aproveite para curtir a feirinha de artesanato (Mercado de Artesanato do Alto da Sé). E, claro, não deixe de experimentar as tapiocas e acarajés das barraquinhas que ocupam a zona.

Quer subir ainda mais alto para uma vista panorâmica da cidade? Logo ao lado do Alto da Sé, você encontra o Mirante da Caixa d’Água. E se você é fã de arte sacra, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, situado num casarão do século XVI, também fica ali pertinho.

Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda

Foto: Prefeitura de Olinda

O Carnaval de Olinda é um dos mais famosos do Brasil e nesse espaço você consegue conferir uma exposição com os famosos bonecos que fazem parte da festa.

Largo da Misericórdia

Seguindo pela Rua Bispo Coutinho (a mesma da Casa dos Bonecos Gigantes), chega-se ao Largo da Misericórdia. Lá você encontra a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja da Misericórdia.

Mercado da Ribeira

Do Largo você pode tomar a Ladeira da Misericórdia e passar pelo Mercado da Ribeira. Numa construção do século XVII, hoje o espaço é repleto de lojinhas de artesanato local.

Museu de Arte Contemporânea

Foto: Prefeitura de Olinda

Saindo do Mercado é possível seguir para conferir uma das mais famosas atrações: a Basílica de São Bento. Mas se você curte museus, vale considerar fazer antes uma parada Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. A entrada é gratuita e o local guarda obras de artistas brasileiros, como Burle Max, Di Cavalcanti e Brennand.

No caminho, antes de chegar no Mosteiro de São Bento, está ainda a Casa de Alceu Valença.

Basílica e Mosteiro de São Bento

Foto: Prefeitura de Olinda

De estilo barroco, o complexo arquitetônico formado pela Basílica e o Mosteiro é um dos principais atrativos de Olinda. Vale a pena entrar para conferir o belíssimo e luxuoso altar folhado a ouro. Aos domingos, o local é palco para apresentações de canto gregoriano.

Museu do Mamulengo

Foto: Prefeitura de Olinda

Pertinho da Basílica encontra-se o Museu do Mamulengo, dedicado aos típicos bonecos artesanais feitos de madeira e pano, muito populares no teatro de rua do século XIX.

Praça e Igreja do Carmo

Praça e Igreja do Carmo

Dedicada a Santo Antônio, esta é a mais antiga igreja da Ordem Carmelita no Brasil, inaugurada em 1850.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS