As Niagara Fallls, ou Cataratas do Niágara, se tornaram famosas por suas grandes quedas, por diversas vezes terem sido usadas como cenário em filmes e desenhos famosos (como não lembrar do Pica Pau) e principalmente por formarem uma das fronteiras entre países mais bonitas do mundo.
Elas são compostas por três grupos: as Canadenses, as Americanas e as Cataratas Bridal Veil (Véu da Noiva). Desse modo, estão localizadas no rio Niágara, que forma a fronteira do estado norte americano de Nova York e da província canadense de Ontário.
Por isso, é possível conhecer essa maravilha natural por dois ângulos diferentes e em dois países diferentes. Tem alguma dúvida em como fazer esse passeio? Qual meio de transporte usar? Se é possível atravessar a fronteira? Confira tudo nesse post!

Cataratas canadenses
Como ir
Carro
Chegando no Canadá já é possível partir direto para as cataratas! Saindo do aeroporto de Toronto você pode alugar um carro nas diversas locadoras que ficam dentro do local. Os valores do carros variam de acordo com o modelo desejado e o tipo de seguro. São 125 km de distância. Assim, indo de carro, você deve se atentar aos locais para estacionar. Por lá, há algumas vagas na rua que podem ser usadas de graças e alguns espaços de estacionamento.
Avião
Quer chegar bem rápido as cataratas? Você pode pegar um voo saindo do aeroporto de Toronto que vai direto para St. Catherines. A viagem dura cerca de 15 minutos.
Os valores podem variar de $100 a $150 dólares canadenses (C$). Contudo, o único ponto negativo é que o aeroporto fica a 17km do grande centro turístico das cataratas. Obrigando o viajante a pegar mais um meio de transporte até lá.
Ônibus
Também saindo do aeroporto, após pegar o UP Express (linha de trem que une o Pearson International Airport a Union Station (estação de trem no centro de Toronto) você pode pegar um ônibus indo direto. A viagem dura cerca 2h. Mas, se você estiver no centro de Toronto alguns ônibus saem do Toronto Coch Terminal e podem te levar até lá em 2h, levando em conta algumas paradas em cidades pelo caminho.

Todavia, a desvantagem em ir de ônibus é que o Niagara Falls Bus Terminal fica cerca de 3km de distância das quedas. É possível pegar um táxi, ou ônibus que vai até a área turística. Mas, legal mesmo é ir caminhando. A pequena cidade de Niagara Falls é simpática e bonita. Além disso, depois de algumas ruas já é possível caminhar beirando o rio Niagara.
Também existem alguns ônibus de excursão que fazem esse roteiro. Eles podem custar até C$200 doláres canadenses. Contudo a grande vantagem é que as empresas fazem esse tour explicando um pouco da história do local. Algumas empresas oferecem esse serviço em português.
O que fazer no lado canadense
O Hornblower é o passeio mais famoso por lá. Não se esqueça que o barco chega bem pertinho das quedas, ou seja, o banho é garantido!
Esse passeio também existe do lado americano. Contudo, a única diferença entre eles está nas cores das capas de plásticos usadas para se proteger da água. Vermelha para o Canadá e Azul para os EUA. O passeio custa CAN$25.95 para adultos e CAN$15.95 para crianças (de 5 a 12 anos). Crianças com 4 anos ou menos não pagam.

O Journey behind on the falls é uma outra opção de passeio. É um túnel construído dentro de uma das rochas da cachoeira. Você fica por trás de uma queda de água e consegue observar bem de perto a força das cataratas. O passeio custa CAN$ 15 para adultos e CAN$ 10 para crianças (de 5 a 13 anos).
As cataratas também possuem uma “mini hollywood”. Cheia de luzes, telões, bares temáticos e até um Hard Rock Café, a rua conhecida como Clifton Hill abriga diversas atrações para a diversão do público.

Veja mais
Cataratas norte-americanas
Como ir
Dentro dos EUA é possível partir de vários pontos até as cataratas. Você pode ir de cidades como Boston e Washington, contudo a viagem fica um pouco mais longa levando em conta a grande distância.
Avião
Partindo de avião você pode ir até a cidade de Buffalo, onde ficam as cataratas. Eventualmente é possível encontrar voos saindo de Nova York por $200 dólares. A viagem dura cerca de 1h30. O Buffalo Niagara International Airport fica a 45 km do centro das cataratas, cerca de 40 minutos de estrada.
Carro
A viagem de carro até as cataratas podem ser muito atrativas. Indo de carro de Nova York, você deve seguir pelas estradas no sentindo norte do estado, levando cerca de 6h30 até Buffalo. Mas, se você tiver mais tempo disponível, vale fazer essa viagem parando em algumas cidades, afinal, as paisagens são incríveis.

Ônibus
Ir de ônibus também pode ser uma opção, embora não seja das melhores. Isso porque as passagens podem variar de 150 a CAN$ 200 e a duração da viagem até 9 horas com as paradas. Por isso, vale pagar um pouco mais e chegar bem mais rápido. Da estação de transporte de Buffalo até as cataratas são cerca de 35 km de estrada, levando apenas 30 minutos.
Existem também algumas excursões que saem de Nova York para o Canadá. Algumas ficam até dois dias na cidade, nessas os valores incluem estadia, café da manhã e o ingresso para o passeio de barco. Assim, os valores podem chegar até CAN$ 460 no pacote completo.
É possível conhecer os dois lados?
Uma das coisas mais legais no passeio é poder acompanhar a vista das Niagara Fallls por dois ângulos diferentes. A travessia é simples, feita através de uma ponte que passa por cima das águas claras do Rio Niagara. Ela pode ser feita de carro ou a pé.

No entanto, para fazer a travessia você deve ter em mãos o seu passaporte e o visto americano ou canadense. Indo para o Canadá, muitas pessoas utilizam o eTA ( uma autorização eletrônica de viagem que permite a chegada somente por meios aéreos). Com ele, você pode ir até o EUA (se tiver o visto americano) e voltar para o Canadá no mesmo dia. Mas, partindo do EUA não é possível entrar no Canadá com o eTA, o turista deve procurar o visto que autorize a entrada por terra.
Para atravessar a fronteira você gasta cerca de $0.50 dólares canadenses ou americanos. Passa por uma rápida entrevista com as mesmas perguntas do consulado. Quando dito que você só irá conhecer o outro lado das cataratas, as autoridades costumam não se importar muito.
O que fazer no lado americano?
Por fim, o lado americano é um pouco mais tímido em relação às atrações, mas também tem o seu charme. O Falls Observation Tower por exemplo, é uma enorme torre de concreto que fica acima das cataratas. O observatório oferece uma vista panorâmica e lateral incrível das quedas. Porém, você também pode curtir o Maid of The Mist, o mesmo passeio feito de barco no lado canadense. Isto é, a emoção é a mesma, mas desta vez você veste a capa azul!
Por certo, o Cavs of the Winds também te dará um banho! É uma passarela com vários andares que te deixa bem próximo da aguá. Vale também conhecer o Parque Estadual das Cataratas do Niágara, que oferece um passeio mais em conexão com a natureza. O parque é grande, sem dúvida, é recomendável que você pegue um trem de passeio para facilitar a sua visita.
Curtiu a nossa matéria? Que tal se preparar para agora essa viagem…. Confira abaixo os preços de passagens aéreas mais baratos encontrados por usuários do Voopter. Afinal, viajar é bom, no entanto viajar pagando pouco é ainda melhor.