Conheça Grenoble, a cidade onde o Brasil jogará na Copa do Mundo

Há 69 dias

Neste domingo nossa seleção entra em campo para mais uma vez defender nossas cores em um torneio de Copa do Mundo. Dessa vez, Marta, Cristiane, Pretinha e outras meninas enfrentarão, na França, três seleções (Austrália, Itália e Jamaica - adversária de hoje) em busca de duas vagas para a oitavas de final!

O caminho da seleção não é dos mais fáceis, é verdade, mas a gente conta com a Marta, única atleta profissional de futebol (entre homens e mulheres) a conseguir seis títulos de melhor do mundo e maior recordista de gols em campeonatos mundiais. E com ela, outras 21 meninas que juntas tentarão trazer o primeiro título mundial feminino para o Brasil - já batemos na trave uma vez, em 2007, quando perdemos na final para (sempre ela) Alemanha.

Grenoble, cidade onde o Brasil faz sua estreia

E nessa primeira fase o Brasil jogará em três cidades diferentes. Hoje a partida será em Grenoble, cidade universitária que fica no sopé dos alpes e próxima a Lyon. A segunda partida será em Montpellier , a sétima maior cidade da França. E por último, o Brasil termina a primeira fase na cidade de Valenciennes, localizada no Norte da França e colada à Bélgica.

E para conhecer um pouco mais das cidades onde o Brasil enfrentará, vamos postar nos dias dos jogos um texto sobre cada destino.

Grenoble, a cidade plana e dos alpes franceses

Vista da paisagem urbana ao amanhecer

Grenoble fica mais próxima da Itália e Suíça do que Paris. Talvez por isso você ainda não tenha pensado em incluí-la no seu roteiro de viagem pela França. Um grande engano, por sinal! A cidade reúne mais de 2 mil anos de história e é puro charme. Pequena e aconchegante, é a cidade mais plana da França, portanto que tal alugar uma bike (ou patinete elétrico, que está na moda) e explorá-la se exercitando ao mesmo tempo.

Embora seja totalmente plana, ela é cercada de todos os lados por montanhas. Os alpes franceses estão a poucos quilômetros de distância e no inverno toda essa cadeia de montanha vira uma gigantesca estação de esqui.

Toda beleza do rio Isère, que corta a cidade

Os principais hotéis ficam no centro da cidade, que é um bom ponto de partida para explorar Grenoble. Aliás, se você precisa de um ponto de referência o rio Isère vai te ajudar. Com cerca de 300 km de extensão, ele corta a cidade e abastece todos os 160 mil habitantes. Alugue uma bike e percorra suas ruas, que são estreitas e com uma arquitetura medieval. Os prédios são quase todos seculares e os mais novos ainda carregam características do passado. E por onde quer que você ande, serão inúmeros parques, praças, fontes e igrejas - lembra um pouco Paris, guardada devidas proporções, é claro!

Alguns dos lugares mais bonitos são o Jardin de Ville, com o prédio da antiga prefeitura, a Place de Verdun e a Place Victor Hugo, onde é instalado um tradicional Mercado de Natal no fim do ano.

Grenoble foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1968. Ao longo da cidade, é possível observar algumas instalações que foram usadas para o evento. Mas o ponto alto segue sendo subir até Bastilha, um forte medieval que fica no topo da montanha. E chega-se ao cume de teleférico, cuja as cabines são fechadas para que você possa aproveitar também no inverno. Construído em 1934, este é o primeiro teleférico urbano do mundo.

Teleférico que leva a Bastilha, um forte medieval que fica no topo da montanha

E embora você vá passar maior parte do seu tempo na cidade, vai acabar fazendo um ou outro passeio pelos alpes. E vai valer muito a pena. A cadeia de montanhas é belíssima e no verão tem todo charme de poder ver lagos cristalinos, trilhas com paisagens de tirar fôlegos e montanhas com neve em seu topo. Tudo isso com muito verde e muita árvore.

A montanha é a principal diversão no verão. Famílias acabam indo para lá em um domingo de sol fazer pique niques, passar uma agradável tarde e caminhar pelos lagos. Alguns mais corajosos encaram a água gelada e vão nadar. Outros optam por esportes náuticos. No verão, todos saem de casa e vão curtir os dias ensolarados com pôr do sol depois das 21h. Perfeito, né!


Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções