Belo Horizonte

O que fazer em Belo Horizonte em 48 horas

04/01/2017 19:22

Belo Horizonte é uma cidade vibrante em muitos sentidos. É um destino ideal para amantes de cultura; bate um pratão com as muitas opções gastronômicas – desde restaurantes mineiros a culinárias francesas, italianas etc; e é, digamos assim, um lugar todo especial para quem gosta de se reunir com os amigos, beber aquele chope geladinho no bar, colocar o papo em dia e ”petiscar” as iguarias locais – afinal, a capital de Minas Gerais é, na verdade, a capital brasileira dos botecos.

Vai desembarcar na cidade e precisa de um roteiro para curtir Belo Horizonte em 48 horas? Reunimos algumas dicas para você aproveitar a viagem ao máximo. Mas atenção: como o tempo é curto, é preciso priorizar alguns passeios, aproveitar as regiões que têm várias atrações próximas e evitar grandes deslocamentos ou programas que demandam horas ou filas intermináveis. Boa jornada!

Dia 1

Chegou cedo em BH? Então a boa é não perder tempo e correr para a Praça da Liberdade, que fica em Savassi. Por lá, além de admirar os jardins da praça – inspirados no Palácio de Versalhes, em Paris – e aproveitar o visual para tirar belas fotos, a dica é já estender o passeio e entrar nos museus da região.

As principais atrações do Circuito Cultural da Praça da Liberdade são o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais – Vale, o Centro de Arte Popular, o Espaço do Conhecimento UFMG, a Casa Fiat de Cultura, o Museu das Minas e do Metal e o Arquivo Público Mineiro. Todos são incríveis e imperdíveis. Mas como você tem pouco tempo, foque em visitar ao menos três deles. O Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer também ficam na praça e valem a contemplação e bons cliques.

praca-da-liberdade

Depois dessa imersão cultural, aposto que bateu aquela fome, né? Então adiante-se! Mate dois coelhos com uma cajadada só, visitando o Mercado Central – que fica no centro da cidade – e garantindo o seu almoço por lá. Depois de comer, aproveite para conhecer as mais de 400 barracas do local e se perder em meio aos aromas dos temperos, das típicas iguarias mineiras e das cores vibrantes do espaço. Acredite: há de tudo no mercadão e perder umas horinhas nele vale super a pena.

Outra parada imperdível é o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que fica na Avenida Afonso Pena. O lugar, que hospeda o Teatro Francisco Nunes e o Orquidário, é ideal para o seu passeio de fim de tarde. Aproveite para relaxar, caminhar, contemplar o lago e recuperar as energias para o finalzinho do dia. Ao fundo do parque, está o Palácio das Artes. Tire fotos!

Sobrou bastante pique para curtir o início da noite em grande estilo mineiro, né? Então o Edifício Maletta é uma boa pedida. O prédio, localizado na esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima, reúne vários sebos, bares e galerias de arte. A atmosfera do lugar é muitíssimo agradável e ali sempre rolam eventos culturais também.

Outra opção para a noite é a região de Savassi, que tem vários botecos e de todos os tipos. Mas cuidado para não se empolgar muito. Afinal, amanhã o dia é longo.

Dia 2

Pampulha é a nossa programação para o seu segundo dia em “Beagá”. O complexo arquitetônico da região, de autoria de Oscar Niemeyer, conta com as edificações mais belas da capital mineira – entre elas o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a igreja de São Francisco de Assis. Destaque também para os jardins de Burle Marx, que dão um toque todo especial ao local.

Comece o passeio explorando a igreja São Francisco de Assis, que é um dos principais cartões-postais da cidade e conjuga a genialidade da arquitetura de Niemeyer com a tocante pintura dos azulejos de Cândido Portinari. Em seguida, aproveite para visitar o Museu de Arte de Pampulha. O acervo, com cerca de 1.500 artigos, reúne obras de Portinari, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Franz Weissman, Alberto da Veiga Guignard, entre outros artistas.

pampulha

A Casa do Baile, que encanta com a sinuosidade de sua arquitetura, é a sua terceira parada. O local, inicialmente criado para abrigar um restaurante e um salão com pista de dança, atualmente funciona como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e do Design e serve de espaço para várias exposições.

Observação: como o complexo é extenso, a melhor maneira de explorar a região é ir de carro (alugue através da Rentalcars) ou de ônibus. O circular linha 512 passa por todos esses pontos. Fica a dica.

Hora do almoço? Para não perder tempo, a melhor opção é comer pela região mesmo. A nossa dica é o restaurante Xapuri, que é um dos mais famosos da cidade, oferece comida tipicamente mineira e fica próximo à lagoa de Pampulha (Rua Mandacaru, 260 – Trevo). Aposte em uma das especialidades da casa: o lombo assado com tutu, arroz e batatas é de dar água na boca.

Depois do almoço, desloque-se para o bairro Mangabeiras e aproveite para curtir a Praça do Papa / Praça Israel Pinheiro, que tem um mirante com uma das vistas mais incríveis da cidade. Já que está por lá, dê um pulinho também na “Rua do Amendoim”, que é bastante conhecida por uma ilusão de ótica. Quando se para o automóvel na rua, misteriosamente, parece que ele está subindo a ladeira. Só indo para conferir.

Para fechar bem o dia – e a viagem -, a boa é botecar novamente. Desta vez, aproveite para conhecer o nobre bairro de Lourdes e beber na região. Os bares de lá são mais refinadinhos, mas os preços são bem justos. Albamos e o Tio Zé são boas pedidas.

E aí, curtiu o roteiro?! Partiu fazer as malas? Então veja passagens aéreas para Belo Horizonte encontradas por usuários do Voopter nas últimas horas! Boa viagem!

Os preços apresentados nesta página incluem todas as taxas, que variam de acordo com o aeroporto e o vendedor escolhidos. Preços e disponibilidade podem mudar nos sites vendedores conforme a demanda. Confira sempre os dados da viagem e o valor final da sua passagem antes de efetuar qualquer compra.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS