Tudo que você precisa saber sobre Bali

Há 221 dias

A Indonésia possui cerca de 14 mil ilhas, porém a que mais recebe olhares dos turistas de todo mundo é Bali. O local surpreende os visitantes pelas suas belas paisagens, sua rica cultura, excelente gastronomia e um povo muito simpático.

A ilha é bem grande e possui diversas cidades. Como cada região tem a sua característica específica, a dica para se hospedar é escolher aquela que mais combina com a experiência que você procura. Denpasar é a capital da ilha, onde fica o aeroporto e também o centro comercial e financeiro de Bali, de grande movimento e trânsito bem intenso. Além disso, esta é uma zona mais distante das praias.

Em Kuta Beach estão as grandes redes de hotéis e, consequentemente, o maior número de turistas. Para as pessoas que buscam um lugar mais tranquilo, Seminyak pode ser uma boa pedida. O local tem uma pegada mais rústica, possui várias lojinhas, clubes de praia e uma atmosfera bastante agradável.

Se você procura um maior contato com a vida local, Canggu é uma boa escolha. A região possui diversos cafés, restaurantes e até boas ondas para surfar. Mas não espere praias paradisíacas neste local e saiba que o verdadeiro paraíso dos surfistas é, na verdade, Uluwatu. Para quem está em busca aulas de yoga, restaurantes veganos, retiros de meditação e templos hindus, Ubud é o lugar certo. Sem dúvidas, essa é a parte mais indispensável do roteiro!

Com um grande de leque de opções, fica até difícil escolher o que fazer. Mas para te auxiliar nisso, nós fizemos uma seleção do que não pode ficar de fora do seu roteiro de Bali:

Conhecer Ubud

No interior da ilha fica Ubud, um dos lugares mais procurados quando se trata da cultura balinesa. Uma das atrações da região é a Floresta dos Macacos, uma enorme área de mata preservada, cheia de riachos e templos hindus que transmitem uma verdadeira paz aos turistas.

Os macacos em Bali são considerados sagrados, acredita-se que eles protegem os templos e por isso é comum encontrá-los com frequência. Mas é importante ficar esperto com esses pequenos animaizinhos, pois eles adoram roubar as coisas dos turistas que passam por lá!

Outra parada obrigatória para quem passa pela região é Ubud Palace, a casa da família real. Ela está localizada bem no centro e possui entrada gratuita. Por lá você pode conferir construções históricas que possuem uma arquitetura típica da região!

Para quem gosta de comprinhas, logo em frente ao Palácio encontra-se o Ubud Market, com muitas opções de produtos de artesanato local. A dica para fazer suas compras lá é: pechinchar! Os vendedores costumam oferecer de primeira os preços bem maiores. Mas se você insistir eles costumam ficar pelo menos pela metade!

Por Ubud o cenário que a gente mais vê são os tradicionais campos de arroz que formam uma paisagem incrível.  O arroz é uma das bases da alimentação balinesa e também faz parte da cultura local. O cultivo é feito conforme rituais milenares, ligados à religião e à filosofia local. Por isso, é comum achar santuários em homenagem à Deusa do Arroz nos arrozais.

Tegalalang

Tegalalang é um dos arrozais mais conhecidos, e um dos principais cartões de visita do interior da ilha. Fica localizados a cerca de 15 minutos de Ubud e trata-se de uma verdadeira obra de arte, sendo considerado até Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Em Ubud está também um dos mais importantes templos de Bali, o Pura Tirta Empul, conhecido também como o templo da Água Sagrada. O lugar é repleto de jardins e piscinas naturais para banho de purificação. A água dessas piscinas é originada de piscinas sagradas, onde é possível ver as nascentes no fundo.

Pura Tirta Empul

Praias

As praias mais bonitas de Bali são Uluwatu, Seminyak e Padang Padang. Mas elas não são as principais atrações do destino. A ilha atrai turistas, especialmente, por seus aspectos culturais. De qualquer forma, se a sua intenção é curtir uma praia, uma boa opção é visitar algumas ilhas vizinhas, como Nusa Penida e Nusa Lembongan. Por lá, as águas são bem cristalinas, a natureza praticamente intocada e as cidades possuem um clima rústico muito agradável!

Kelingking beach

A imagem acima é da Kelingking beach, um dos cartões postais de Nusa Penida, que impressiona os turistas pelo seu lindo visual! Além de lá, vale a pena conhecer Broken Beach, Atuh Beach, Angel's Billabong. Saindo de Bali demora-se cerca de 45 minutos para chegar até a ilha.

Broken Beach

Outra alternativa é Padang Bai, região considerada o caribe de Bali, com areias branquinhas e águas em diversos tons de azul!

Templo de Uluwatu

O templo de Uluwatu fica localizado no extremo sul de Bali, em cima de um penhasco com mais de 70 metros. Ele possui uma vista incrível para o mar e o visual por si só já é uma grande atração! No final da tarde, por volta das 18:30h acontece uma apresentação tradicional balinesa, a dança Kecak. Para assisti-la é necessário comprar um ingresso.

Sunset at Uluwatu Temple

A maioria das pessoas optam por ir ao local nessa hora, para apreciar o pôr do sol e assistir a apresentação. Porém, se você não gosta de muito movimento, de manhã talvez seja a melhor opção. Depois você pode aproveitar para pegar a praia da região, a Uluwatu, que é bastante famosa entre os surfistas. E se você pretende visitar o local é bom levar uma canga ou lenço para amarrar na cintura, pois todos os templos de lá exigem que as pessoas estejam utilizando uma espécie de "saia” para entrar.

Vulcão Batur

Para quem gosta de fazer trilhas, um bom passeio é subir para apreciar o nascer do sol do vulcão Batur. Mas é necessário ter disposição, pois a trilha é feita durante o período noturno e dura cerca de 2 horas, sendo 40 minutos de subida. Mas a vista é realmente recompensadora!

Como chegar

Para quem ficou curioso em conhecer o destino, saiba que é possível chegar lá de avião, pois Bali possui um aeroporto internacional! Os voos saindo do Brasil costumam durar cerca de 24 horas e ter algumas conexões dependendo da companhia aérea escolhida. Mas se você já está pela Ásia fica ainda mais fácil! É só procurar por voos low cost, já que há várias companhias que realizam esse trajeto na região!


Esta oferta/dica foi escrita por Marianne Donner

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções