Andorra

Esquiando em Andorra: tudo que você precisa saber

25/03/2019 10:10

Neve, neve e mais neve. Se você vai para Andorra no inverno, prepare-se para ver muita….neve. E para quem mora no hemisfério sul onde as temperaturas giram em torno de 26ºC, há de concordar que viajar para um destino de neve às vezes é bom. Eu embarquei nessa e Andorra foi meu destino neste Carnaval. Deixamos os bloquinhos do Rio de Janeiro de lado e fomos curtir a folia nos Pireneus. Trocamos as fantasias por roupas térmicas; as sandálias de dedo por skis; e glitter por protetor solar.

Descobrimos que o destino preferido dos portugueses no Carnaval (sim, em Portugal tem Carnaval) é Andorra. Mas não vá esperando algum tipo de folia e sim muito frio e diversão. Encontramos alguns brasileiros por lá, mas quase todos morando em Portugal e, como a gente, aproveitando os dias de folga.

E antes de contar esta história, vale aqui fazer um breve relato do que é Andorra e onde ela fica, já que não é um destino muito procurado por brasileiros.

O nome oficial é Principado de Andorra e fica cercado pela Espanha e França. Há muitos anos seu território era parte da região da Catalunha e depois foi passada às mãos da Diocese de Urgell (Espanha). Depois, a Diocese cedeu o terreno à França. Em 1278 o Principado foi “criado” e liderada por dois co-príncipes: o bispo católico de Urgell na Espanha e o presidente da República da França. E funciona assim até hoje. Andorra é a sexta menor nação da Europa, tem cerca de 745 mil habitantes e a maioria é de “gringos”. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português (de Portugal) e francês também sejam comumente falados.

Para chegar em Andorra é preciso pousar em Barcelona (Espanha) ou Toulouse (França). Optamos pela cidade espanhola e de lá alugamos um carro e dirigimos por 2h30. A capital do micro país é Andorra-a-Velha, mas quase ninguém escolhe ficar lá. A “turistada” geralmente opta por ficar em Pas-de-la-Casa e a gente foi nessa. Decisão acertada: entre todas as pequenas regiões, Pas-de-la-Casa é a que tem melhor infraestrutura de restaurantes e hotéis econômicos, embora os hotéis mais charmosos (e caros) fiquem em outra região.

No inverno o programa é esquiar. E Pas-de-la-Casa é o principal setor de esqui de Grandvalira. Há outros cinco e todos com excelentes estruturas, mas esse acaba sendo a mais indicada para quem, como eu, está iniciando no esporte. Os outros setores são Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu e Grau Roig. Somados, são mais de 210 km de pistas de ski. Já Vallnord é a segunda maior estância de esqui do país em termos de extensão. Está localizada nos vales do norte (La Massana e Ordino), dispondo de aproximadamente 100 quilómetros de pistas para diferentes níveis de esquiadores. Mas essa a gente nem foi!

Pas-de-la-Casa e suas infinidades de opções

Pas-de-la-Casa vai muito além de uma estação de esqui. Parece clichê, mas para quem não tem hábito deste esporte vale a pena destacar porque ainda que você não queira se aventurar em cima de uma prancha e descer montanha abaixo, é possível se divertir muito por lá.

Pas de la Casa, ideal para crianças e iniciantes no esporte

Na parte debaixo da montanha há três lifts (teleféricos que levam esquiadores para a parte alta da montanha). Dois são abertos e só podem subir quem vai descer de esqui ou snowboard. Há um terceiro lift fechado e neste pode subir qualquer um que tenha o forfait, nome dado ao ingresso que te permite entrar na estação.

O lift fechado te leva a primeira estação, onde há durante toda temporada de neve um dj tocando durante 8h e inúmeras lanchonetes e restaurantes. Uma boa pausa para se hidratar entre uma descida e outra. É possível caminhar por lá, porém cuidado porque há centenas de pessoas descendo a montanhas, algumas em alta velocidade.

É aqui também onde fica a área dedicada a criançada. A partir dos 3 anos já é possível deixar seus filhos na recreação ou ficar nesta área com eles. Na recreação eles aprendem a esquiar e vão poder brincar na neve. Para os adultos que estão querendo aprender no esporte, aqui também é onde acontecem as aulas.

Em todos os setores de Grandvalira há lifts fechados e áreas para crianças e iniciantes. Pas de la Casa é onde tem a maior área, mas se você optar por qualquer outro setor poderá também se divertir ou fazer com que seus filhos tenham ótimos dias na neve.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS