Esquiando em Andorra: tudo que você precisa saber

Há 25 dias

Quando viajar:

De novembro a maio (temporada de neve)


Neve, neve e mais neve. Se você vai para Andorra no inverno, prepare-se para ver muita….neve. E para quem mora no hemisfério sul onde as temperaturas giram em torno de 26ºC, há de concordar que viajar para um destino de neve às vezes é bom. Eu embarquei nessa e Andorra foi meu destino neste Carnaval. Deixamos os bloquinhos do Rio de Janeiro de lado e fomos curtir a folia nos Pireneus. Trocamos as fantasias por roupas térmicas; as sandálias de dedo por skis; e glitter por protetor solar.





Descobrimos que o destino preferido dos portugueses no Carnaval (sim, em Portugal tem Carnaval) é Andorra. Mas não vá esperando algum tipo de folia e sim muito frio e diversão. Encontramos alguns brasileiros por lá, mas quase todos morando em Portugal e, como a gente, aproveitando os dias de folga.









E antes de contar esta história, vale aqui fazer um breve relato do que é Andorra e onde ela fica, já que não é um destino muito procurado por brasileiros.





O nome oficial é Principado de Andorra e fica cercado pela Espanha e França. Há muitos anos seu território era parte da região da Catalunha e depois foi passada às mãos da Diocese de Urgell (Espanha). Depois, a Diocese cedeu o terreno à França. Em 1278 o Principado foi "criado" e liderada por dois co-príncipes: o bispo católico de Urgell na Espanha e o presidente da República da França. E funciona assim até hoje. Andorra é a sexta menor nação da Europa, tem cerca de 745 mil habitantes e a maioria é de "gringos". A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português (de Portugal) e francês também sejam comumente falados.





Para chegar em Andorra é preciso pousar em Barcelona (Espanha) ou Toulouse (França). Optamos pela cidade espanhola e de lá alugamos um carro e dirigimos por 2h30. A capital do micro país é Andorra-a-Velha, mas quase ninguém escolhe ficar lá. A “turistada” geralmente opta por ficar em Pas-de-la-Casa e a gente foi nessa. Decisão acertada: entre todas as pequenas regiões, Pas-de-la-Casa é a que tem melhor infraestrutura de restaurantes e hotéis econômicos, embora os hotéis mais charmosos (e caros) fiquem em outra região.





No inverno o programa é esquiar. E Pas-de-la-Casa é o principal setor de esqui de Grandvalira. Há outros cinco e todos com excelentes estruturas, mas esse acaba sendo a mais indicada para quem, como eu, está iniciando no esporte. Os outros setores são Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu e Grau Roig. Somados, são mais de 210 km de pistas de ski. Já Vallnord é a segunda maior estância de esqui do país em termos de extensão. Está localizada nos vales do norte (La Massana e Ordino), dispondo de aproximadamente 100 quilómetros de pistas para diferentes níveis de esquiadores. Mas essa a gente nem foi!





Pas-de-la-Casa e suas infinidades de opções





Pas-de-la-Casa vai muito além de uma estação de esqui. Parece clichê, mas para quem não tem hábito deste esporte vale a pena destacar porque ainda que você não queira se aventurar em cima de uma prancha e descer montanha abaixo, é possível se divertir muito por lá.





Pas de la Casa, ideal para crianças e iniciantes no esporte




Na parte debaixo da montanha há três lifts (teleféricos que levam esquiadores para a parte alta da montanha). Dois são abertos e só podem subir quem vai descer de esqui ou snowboard. Há um terceiro lift fechado e neste pode subir qualquer um que tenha o forfait, nome dado ao ingresso que te permite entrar na estação.





O lift fechado te leva a primeira estação, onde há durante toda temporada de neve um dj tocando durante 8h e inúmeras lanchonetes e restaurantes. Uma boa pausa para se hidratar entre uma descida e outra. É possível caminhar por lá, porém cuidado porque há centenas de pessoas descendo a montanhas, algumas em alta velocidade.





É aqui também onde fica a área dedicada a criançada. A partir dos 3 anos já é possível deixar seus filhos na recreação ou ficar nesta área com eles. Na recreação eles aprendem a esquiar e vão poder brincar na neve. Para os adultos que estão querendo aprender no esporte, aqui também é onde acontecem as aulas.





Em todos os setores de Grandvalira há lifts fechados e áreas para crianças e iniciantes. Pas de la Casa é onde tem a maior área, mas se você optar por qualquer outro setor poderá também se divertir ou fazer com que seus filhos tenham ótimos dias na neve.


Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções