Bahia

Abrolhos: tudo que você precisa saber sobre este paraíso na Bahia

06/05/2020 12:02

Primeiro vieram os portugueses…. Durante a época do descobrimento, ao navegarem pela Região Nordeste os portugueses, cientes do perigo de navegar naquelas águas, alertavam: “abram os olhos”…. A expressão, com o tempo, teria virado Abrolhos, um arquipélago localizado a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia. Depois vieram as baleias da espécie Jubarte. E depois os turistas.

Diversos apelidos são dados a este pequeno conjunto de ilhas, entre eles berçário de baleias. E falta pouco para a temporada começar. E alheio a todos os problemas que acontecem acima da superfície do mar, as baleias da espécie Jubarte não estão nem aí para o Covid-19 e se preparam para migrar do frio da Antártica às águas quentes da Bahia. E por aqui vão se reproduzir e amamentar seus filhotes, tudo isso em águas rasas, tranquilas e transparentes.

Esse espetáculo acontece uma vez por ano. E para nossa sorte, de julho a início de novembro. Agosto e setembro são os meses com mais incidência de baleia e a chance de ter uma ao lado da sua embarcação é muito grande. Portanto, é possível se preparar com calma e viajar no segundo semestre, quando tudo isso passar! Enquanto isso, #FiqueemCasa para entender melhor sobre Abrolhos e como visitar esse paraíso!

ENTENDENDO ABROLHOS

Abrolhos ganhou fama e importância e virou Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, hoje um arquipélago composto por 5 ilhas: Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Sueste, Ilha Guarita e Ilha Santa Bárbara (excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil). Três delas são áreas intangíveis (Redonda, Guarita e Sueste), ou seja, o desembarque nestas ilhas é proibido. Somente as Ilhas Siriba e Santa Bárbara são abertas à visitação e de forma totalmente programada, monitorada e supervisionada pelo ICMBio e pela Marinha do Brasil respectivamente.

Para chegar a este paraíso é preciso pegar uma embarcação autorizada. Se for por conta própria vai precisar de permissão da Marinha, mas é possível. E viável, já que de Caravelas, cidade continental mais próxima ao arquipélago, a Abrolhos são aproximadamente 2h de navegação.

EXPLORANDO ABROLHOS

Apesar das 5 ilhas, a descida só é permitida na Ilha Siriba. E mesmo assim com a supervisão de um dos monitores do Instituto Chico Mendes. E o acesso é controlado, portanto é recomendável que você vá com alguma embarcação autorizada. O passeio na Ilha Siriba é relativamente rápido. Em 1h30 você consegue visitar e aprender tudo sobre a região.

A ilha é pequena e você não estará sozinho. Além do seu grupo, outros visitantes estarão por lá. Visitantes não, os donos! Estamos falando dos atobás, aves típicas desta região e que escolheram o arquipélago para fazer sua moradia – bom gosto de sobra eles têm, né verdade! As aves estão tão acostumadas com a presença humana que nem se importam com o vai e vem das pessoas.

Apesar do pouco tempo em solo na ilha, a beleza de Abrolhos está abaixo da superfície. E é lá que você entende o porque deste arquipélago ser conhecido como paraíso do mergulho e dos mergulhadores. A vida marinha é única, repleta de peixes que formam um colorido de causar inveja a qualquer arco-íris. 

Os barcos, em sua maioria, oferecem mergulho com cilindro. No entanto, a maioria acaba optando por nadar com máscara e snorkel. Se você prefere a primeira opção é possível fazer o batismo e descer a 5, 10 metros e enxergar uma vida marinha ainda diferente, porém tão bonita quanto. A escolha é sua!

TEMPORADA DAS BALEIAS JUBARTE

Antiga estação baleeira, Caravelas, no Sul da Bahia e que por anos viu sua principal fonte de renda vir da caça desses cetáceos, entendeu que a preservação desse animal poderia ser muito mais lucrativa do que sua matança. E com isso trocaram os barcos de caça por grandes escunas de passageiros, que saem diariamente de junho a novembro em busca das baleias Jubartes.

Os passeios são no estilo bate e volta e duram o dia todo. Os barcos saem cedo do porto de Caravelas, por volta das 7h, e retornam no final da tarde. Refeições e bebidas não alcoólicas são servidas a bordo. O passeio de um dia custa, em média, R$ 360 por dia, mais a taxa do Ibama (R$ 27).

QUANDO IR

Embora a temporada de baleias seja de julho a novembro, você pode visitar este paraíso o ano todo. E qual melhor época para ir? Todos os meses, afinal o paraíso é bom o dia todo! De dezembro a março, a visibilidade da água é melhor, em torno de 20 metros. De julho a novembro, é possível ver as baleias-jubartes no trajeto ou em passeios específicos.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS