A gente sabe que o Nordeste é queridinho dos viajantes. Mas sabe também que os preços para lá podem ser bem salgados, especialmente na alta temporada do verão. A boa notícia é que o clima no Nordeste brasileiro é bom o ano inteiro! Ou seja, você pode viajar na baixa temporada sem perder os dias de sol; e ainda garante melhores preços e mais tranquilidade. Vejas abaixo nossas dicas de destinos para curtir a baixa temporada no Nordeste.


Quando é a baixa temporada no Nordeste?


Nos estados do Nordeste brasileiro, a baixa temporada começa quando acaba o Carnaval e segue até novembro. No mês de julho a procura é maior, pelas férias. Mas de todo modo, os preços desse mês ainda são bem menos abusivos que os de dezembro, janeiro e fevereiro - alta temporada.

Por que viajar na baixa temporada?


Principalmente pela economia. Quem embarca na baixa temporada (especialmente entre agosto e novembro) consegue viajar mais barato, com preços menores não só nas passagens e na hospedagem, mas também os passeios e bebidas na praia, por exemplo. Além disso, a menor quantidade de turistas garante uma viagem mais tranquila.


Dá mesmo praia o ano todo no Nordeste?


As altas temperaturas predominam na região, é um fato. Inclusive no inverno, período (junho a setembro) que pega boa parte da baixa temporada turística. Pela localização, o friozinho da estação atinge as regiões Sul e Sudeste com maior intensidade. É só lembrar das aulas de geografia. Quanto mais próximo da linha do Equador, menor a diferença de temperatura entre verão e inverno. E o Nordeste está a apenas 2 graus abaixo da linha (o Ceará tem a localização mais privilegiada!), o que garante muitos dias de sol e calor.

Quais os melhores meses da baixa temporada para viajar?


Varia de acordo com cada destino. No sul da Bahia, por exemplo, as chuvas são mais distribuídas ao longo do ano. Quando chove costuma ser pouco e há aberturas no tempo ao longo do dia. Já no Ceará e no Maranhão, as precipitações são mais comuns entre os meses de março e maio.

Em julho, a costa leste da região é que mais sofre com a probabilidade de chuvas. Locais como Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande Norte costumam sofrer com precipitações, mas ainda que chova um pouco ou caia uma pancada, sempre há grandes aberturas de sol. Já o sul da Bahia (onde a frente fria chega - quando chega - só em outubro e novembro), o Ceará, o Piauí e o Maranhão são mais favoráveis para os dias de sol no mês das férias.

O período entre setembro e novembro é o mais vantajoso da baixa temporada, pois é possível pegar tempo bom em muitos destinos da região - Fortaleza, Natal, João Pessoa, Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió…


Dica amiga: evite bate-voltas para praias distantes quando a previsão for de dias nublados, assim você não corre o risco de não aproveitar. A boa é ficar tempo nas praias que quer conhecer para aproveitar o destino mesmo que um dos dias não seja de tempo tão aberto.

Veja nossas dicas de destinos para visitar no Nordeste na baixa temporada:


Natal - Rio Grande do Norte




É um dos estados que mais está pertinho da linha do Equador, junto do Ceará. Ou seja, tem sol o ano todo! Historicamente, chove muito pouco e a capital é até conhecida por “Cidade do Sol”, com cerca de 300 dias de calor por ano. Mas se estiver com receio, evite os meses de abril a julho. Dunas e belas praias atraem os viajantes, que costumam ficar na região de Ponta Negra. Além dos atrativos naturais, a cidade ainda guarda bons restaurantes e feirinhas para de artesanato local. Não deixe de conhecer o famoso Morro do Careca e as dunas de Genipabu. E, se puder, alongue o passeio até a charmosa vila de Pipa, e ainda São Miguel do Gostoso.

Fortaleza - Ceará




Até nos meses mais frios, o sol brilha na capital cearense - as temperaturas médias anuais são de 27°C! De agosto até dezembro é difícil chover, e os meses mais inconstantes da baixa temporada são março, maio e junho. A Praia do Futuro é a mais famosa e procurada, por suas mega barracas que oferecem uma ótima estrutura para os viajantes. Mas não deixe de conferir também as areias de Iracema e alongar a rota até Canoa Quebrada. Além das belezas naturais, Fortaleza ainda promete uma animada vida noturna e ótimas atrações culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A baixa temporada ainda promete praias mais tranquilas, restaurantes mais vazios e melhores preços na hospedagem.

Jericoacoara - Ceará




Belas dunas e água cristalinas te esperam por lá. São cerca de 300 km da capital, e agora também há voos direto para Jeri! Sabe aquelas imagens das redes dentro da água azul que a gente fica sonhando pras nossas férias? São elas que estampam os principais cartões-postais da região, que abriga diversas lagoas de água doce. Visite a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, no município de Jijoca. E não deixe de curtir o fim de tarde na Duna do Pôr do Sol. Para os aventureiros, Jericoacoara é também o destino do kitesurf e do windsurf! Todo o segundo semestre é a melhor aposta para pegar tempo bom!

Trancoso - Bahia




Quem pensa que Bahia só combina com verão não sabe de nada. Até porque, a verdade é que faz calor o ano inteiro por lá. A única diferença entre embarcar no verão ou em outras estações é o agito. Os meses de verão são os mais animados. A baixa temporada é sinônimo de mais tranquilidade.

Trancoso está localizada a 750 quilômetros de Salvador e 70 quilômetros de Porto Seguro, a vila de pescadores é perfeita para os viajantes que buscam um destino com natureza abundante e boa estrutura. Pertinho do centro, conhecido como “Quadrado”, os viajantes encontram a Praia dos Nativos e a Praias dos Coqueiros. Você pode combinar Trancoso com outros destinos do Sul da Bahia, como Arraial d’Ajuda e Caraíva.

Arraial D’Ajuda - Bahia




Mais um destino imperdível do Sul da Bahia. O vilarejo guarda ótimas praias de fácil acesso, como Mucugê e Pitinga, além de um charmoso centrinho, onde ficam lojas de artesanato, restaurantes e baladas (Rua Mucugê). Outras praias mais afastadas também valem a sua visita, como Taípe, que você chega numa super aventura de quadriciclo, levando cerca de duas horas até lá. Outros vilarejos próximos, como Espelho e Caraíva, também podem ser incluídos no roteiro. Como em outros destinos do Sul baiano, as chuvas não se concentram em apenas alguns meses e é comum, por exemplo chover a noite e depois amanhecer um lindo dia de sol - mas nada que vá estragar o encanto dessa região!


Lençóis Maranhenses - Maranhão




É paraíso que você quer? O interior do Maranhão é o seu destino. O vilarejo de Barreirinhas é o principal ponto para servir de base para explorar as principais atrações da região. A Lagoa Bonita e a Lagoa Azul não pode ficar de fora da sua lista, assim como um passeio de barco pelo Rio Preguiças. Todo o cenário surpreendente dos Lençóis Maranhenses fica mais espetacular entre os meses de junho e setembro, após o período de chuvas, quando as lagoas entre as dunas ficam cheias.

Em três ou quatro horas de estrada você também pode visitar São Luís, capital do Maranhão. Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, o destino guarda um belíssimo e rico centro histórico de passado colonial, assim como boas praias urbanas, como Ponta D’Areia. Por lá, não deixe de conhecer a Casa da Festa, o Teatro Arthur Azevedo, a Casa de Nhozinho, a Casa das Tulhas e o Museu Histórico a Artístico.

Porto de Galinhas - Pernambuco




As águas cristalinas, quentinhas e tranquilas de Porto de Galinhas não são assim tão tranquilas quanto se viaja durante a alta temporada. Mas na baixa temporada é possível encontrar mais sossego. A probabilidade de chuvas é maior nos meses de abril, maio, junho e julho. Por isso, prefira embarcar entre setembro e novembro, meses mais secos, ainda durante a baixa temporada.

O destino é famoso por suas piscinas naturais e para conhecê-las é preciso ir até a Praia da Vila. Mas há também incríveis praias, como a Praia dos Carneiros, a Praia de Muro Alto, Maracaípe e Serrambi. A gastronomia local também merece atenção dos viajantes, especialmente quem é fã de frutos do mar. Ah, e claro, Olinda e Recife não estão longe, então vale esticar a sua viagem para conhecer mais esses destinos!

Maragogi - Alagoas




O Caribe brasileiro. A grande atração por lá são as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. São três principais áreas: as Galés (com quase 6 quilômetros de litoral), Taocas e Barra Grande. Mas planeje-se com antecedência: os passeios são realizados em horários que variam com a tábua das marés. As praias de Barra Grande e Antunes também merecem fazer parte do seu roteiro. Outra atração imperdível é a gastronomia: não vá embora sem provar uma boa caldeirada.

De abril até agosto é o período de chuvas na região. Prefira o período entre setembro e março. Maragogi fica a cerca de 128 quilômetros de distância de Maceió e você pode combinar o destino com a capital alogoense; ou mesmo com Porto de Galinhas.

E aí, já sabe para onde vai viajar? Embarcar para o Nordeste na baixa temporada é uma ótima maneira de economizar no roteiro e nas passagens aéreas! Veja as melhores ofertas de voos no site do Voopter