Já tinha escutado em falar de neve em Portugal, mas não é algo comum nem mesmo entre os portugueses, o que dirá entre os turistas. Porém morando em Portugal, fui procurar lugares onde pudesse levar meu filho para ver neve e foi então que me surpreendi com a notícia que a 2h30 do Porto há a única estação de esqui de Portugal.

Localizada na Serra da Estrela, um conjunto de montanhas no Centro de Portugal, essa grande área, hoje parque natural, é muito mais famosa pelos vinhos do Dão (região produtora da bebida) e queijos do que pela neve. Mas contrariando o ceticismo dos portugueses, entramos no carro para conhecer a pouco famosa estação de esqui.

Partindo do Porto existem dois caminhos. Optamos pelo mais longo, porém com bem menos curvas na serra. Para quem tem filhos pequenos é bom evitar qualquer tipo de contratempo!



Chegamos ainda de manhã e fomos direto à estação Do hotel até a estação são 10 min de carro - não há hotéis mais próximos do que isso, vale dizer. Esse trajeto é feito em uma estrada de mão única, asfaltada, e muito cênica, com diversos mirantes. Não hesite em parar e explorar a região, que tem infindáveis trilhas.

Em um desses mirantes descobrimos uma santa esculpida na pedra. O acesso até ela é feita por pedras, que em dias de muita neve pode ser um obstáculo e tanto. Quando fomos as pedras ainda não estavam cobertas de neve e foi possível chegar até a santa sem tombos ou escorregões.

Por ainda não ser inverno, os primeiros flocos de neve só foram aparecer algumas centenas de metros antes de chegarmos à estação de esqui.  Duas semanas antes, porém, toda esta área havia amanhecido branquinha - resultado de uma frente polar que havia chegado no país. Para nossa sorte, os resquícios desta frente fria ainda eram visíveis.

Perfeita para iniciantes




Quando se fala em estação de esqui pela Europa, Portugal não aparece na lista. E com razão. Com uma única estação e bem pequena, parte dos portugueses que gostam de esquiar prefere viajar para Espanha, Andorra ou mesmo França. Mas há quem, como eu (que não sou português), acaba viajando para Serra da Estrela. E, acredite, é possível se divertir e muito por lá.

A estação abre oficialmente no dia 8 de dezembro, mas já há áreas com neve suficiente para descer de esquibunda (ou trenó). E tinha muita família fazendo isso. Passamos deliciosos dois dias explorando a área, mas há quem faça bate e volta a partir do Porto (2h30) ou Lisboa (3h15). Quem faz deixe de conhecer as cidades que ficam no entorno e são uma graça - e uma tentação gastronômica, diga-se de passagem!