Cabelo, morte, cocô... Listamos 10 museus inusitados pelo mundo

Há 56 dias

Não tem jeito, ao montar nossos roteiros nas viagens internacionais é quase uma tradição incluir ao menos um museu local na programação. Contudo, há quem não curta os tradicionais museus espalhados pelo mundo, muitos com grande movimentação e ingressos caros. O que você provavelmente não sabe é que além dos famosos espaços com obras de artistas renomados, há outros lugares que vem atraindo a curiosidade dos visitantes com exposições e temáticas – digamos – fora do convencional.

Não entendeu? Imagine um museu dedicado aos gatos ou à batata frita, por exemplo. E que tal uma mostra apenas sobre o cocô? Pois é, o que não faltam são opções inusitadas. Por isso, listamos 10 museus pra lá de exóticos localizados em diferentes países.

Museu do Gato – Kuching / Malásia
Na cidade de Kuching, na Malásia, há um museu dedicado aos gatos com mais de 2 mil itens, como artefatos e estátuas de gatos produzidas em todo o mundo. Portanto, se você ama esses bichinhos, então iria adorar conhecer o museu. Entre as curiosidades está o fato de que o nome da cidade significa gato no idioma local. O lugar está localizado em cima da colina de Bukit Siol, o que permite uma visão ampla da cidade.

Museu do Fim dos Relacionamentos – Zagreb / Croácia
O amor geralmente serve como inspiração para a maioria dos artistas, mas acredite, existe um museu dedicado ao fim das relações. Ele fica em Zagreb, na Croácia, e já recebeu o Prêmio Kenneth Hudson de "o mais inovador da Europa". Ficou curioso? O acervo é formado por objetos pessoais de casais que se separaram, fotografias, cartas e mensagens com descrições de data e local dos relacionamentos anônimos.

Museu do Cocô – Tóquio / Japão
Você não leu errado, é isso mesmo! Tóquio acaba de ganhar um museu dedicado ao cocô e mais, quem já foi garante que o lugar é uma fofura! Todo colorido, foi criado com a intenção de acabar com o tabu sobre o tema. Em japonês, o nome do museu é "Unko". Por lá é possível se sentar em banheiros (de mentira!) coloridos e brincar em um poço cheio de cocô de pelúcia. Quem preferir pode tirar selfies na frente de brinquedos que representam o cocô. Quer levar uma lembrancinha para casa? Na loja de souvenir o visitante pode comprar papel higiênico colorido e para quem sofre com prisão de ventre, há livros com dicas para fazer seu intestino funcionar melhor.

Museu da Vagina – Londres / Inglaterra
A partir de novembro será aberto em Londres o primeiro museu do mundo dedicado à vagina. Ele será instalado em um local temporário no mercado de Camden, com a exposição "Muff Busters: Mitos da vagina e como combatê-los". A exposição desafiará "mitos difundidos" sobre a vagina. Oficinas de artesanato e palestras educacionais estarão na programação do novo atrativo turístico. Não custa lembrar que já existe um museu dedicado ao pênis, localizado na Islândia.

Museu da Arte Ruim – Dedham/ Estados Unidos
A cidade de Dedham, a meia hora de Boston, possui um museu bem exótico: o “Moba”. Inaugurado em 1933 ele expõe obras de arte muito ruins. Não sou que que estou dizendo, esse é tema do museu. O local exibe o trabalho de artistas desconhecidos e seus traços únicos. São mais de 600 peças que não seriam aceitas em qualquer outro lugar do mundo, mas fazem sucesso no Museu da Arte Ruim.

Museu do Cabelo - Capadócia/Turquia
Há quem diga que o Museu do Cabelo, localizado na região de Avanos, na Capadócia, é um dos mais bizarros que existem. As paredes e o teto são repletos de tufos de cabelo de mais de 15 mil mulheres que visitaram o local (madeixas masculinas não são aceitas). Dizem que lá existem mechas de cabelo de algumas pessoas famosas. Não é obrigatório, mas que quem visita o museu pode deixar por lá um pequeno pedaço do seu cabelo!

Museu do Sexo – Amsterdã / Holanda
Quem já esteve em Amsterdã, na Holanda, sabe que nas diversas lojinhas de rua o que não falta é souvenir relacionado ao sexo. Portanto, não espanta que a cidade tenha um museu dedicado ao tema. O Venustempel Sex Museum foi inaugurado em 1985 e de lá para cá vem ampliando sua coleção. O local conta a história do sexo ao longo das décadas. Você vai se deparar com pinturas, objetos, fotos e mais artefatos relacionados ao tema.

Museu Nacional da História do Funeral – Houston / Estados Unidos
Imagine conhecer a maior coleção da América de artefatos de serviços fúnebres? Isso é possível no Museu Nacional da História do Funeral. A ideia pode ser mórbida, mas o local, situado em Houston, no Texas, recebe muitos visitantes. Carros e ônibus funerários, displays de embalsamento, caixões e até itens usados em funerais de presidentes estão entre os atrativos.

Museu da Batata Frita – Bruges / Bélgica
Quem aí resiste a uma deliciosa batata frita? Até aí tudo bem, mas você visitaria um museu dedicado às batatas? Ele existe e fica em Bruges, na Bélgica. O local conta a história da origem dessa iguaria e ainda aborda técnicas de preparação e tempero. Você verá uma antiga fritadeira restaurada, além de pinturas e fotografias. Quer saber o melhor de tudo, ao final do passeio você ainda pode optar por provar essa delícia!

Museu da Morte – Aguascalientes / México
Aguascalientes, localizada a 523 km da Cidade do México, possui um museu sobre a morte. O tema não é bem uma novidade por lá, pelo contrário, faz parte da cultura deles. O museu aborda como diferentes civilizações e grupos étnicos lidam com o conceito. O local abriga uma boa coleção de obras de arte (artefatos e pinturas) que retratam o assunto, além, é claro, das caveiras típicas do Dia dos Mortos.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções