Cusco além de Machu Picchu: conheça a montanha das Sete Cores no Peru

Há 13 dias

Sabe aqueles cenários tão incríveis que a gente até duvida que são de verdade? Vinicunca, a Montanha das Sete Cores, no Peru, é um desses lugares. Devido a erosão de diversos minerais, diferentes cores formam-se em seus declives, fazendo como um arco-iris na montanha.

E se você já foi ao Peru antes, mas nem pensou em incluir atração no seu roteiro, não estranhe! Foi somente nos últimos anos que a popularidade da Montanha cresceu, impulsionada pelas redes sociais. E seu sucesso só aumentou após o cenário entrar para a lista dos 100 lugares para visitar antes de Morrer da National Geographic.

Há ainda uma teoria controversa que diz que a Montanha esteve durante muito tempo coberta de neve e que somente com o aquecimento global ela teria sido, portanto, revelada. Verdade ou não, a paisagem é deslumbrante! É ou não é mais um motivo para fazer uma nova visita ou embarcar para conhecer o Peru?


Como conhecer a Montanha das Sete Cores?


Também conhecida por Rainbow Mountain, Montaña de Colores, Montaña de Siete Colores, Cerro Colorado, Montaña Arcoiris... ela está localizada na Cordilheira do Vilcanota, no distrito de Pitumarca, a cerca de 100 quilômetros de Cusco. Para visitar Vinicunca é preciso viajar até a cidade de Pitumarca. De lá, segue-se para a Comunidade Pampachiri, onde você compra o ingresso para a Montanha das 7 Cores. É possível fazer todo esse percurso por conta própria, mas o mais comum e recomendado é mesmo contratar um tour.

Diversas agências de turismo em Cusco oferecem o passeio. Nele, costuma estar incluído o transporte, os ingressos, a comida e o guia turístico, que além de compartilhar sobre a história local, também pode ajudar em caso de qualquer perrengue. A excursão sai de Cusco por volta das 4h-5h da manhã e retorna ao fim do dia. Ou seja, reserve um dia inteiro para a caminhada, que é bem cansativa (mas recompensadora, com certeza!).

O passeio bate e volta de Cusco é o mais comum, mas você também pode optar por um trekking com alguns dias de duração, passando por comunidades locais, e ainda conhecer a montanha Ausangate.

Será que vou conseguir? O percurso é muito difícil?

O que a Montanha das Sete Cores tem de deslumbrante, tem também de desafiadora. Afinal, estamos falando de aproximadamente 15 km de trilha (ida e volta), começando a cerca de 4.480 metros acima do nível do mar e chegando em 5.200 no topo. Por conta da altitude e dos trechos íngremes, o percurso demanda bastante esforço físico - tenha isso em mente!

Dica amiga: o ideal é não se aventurar logo que chegar a Cusco, mas tomar uns dias para se acostumar com a altitude mais elevada e evitar o soroche (mal de altitude).


Qual a melhor época para conhecer a Montanha das Sete Cores?


O melhor período para fazer o passeio é durante os meses mais secos, como agosto e setembro. Não é recomendado fazer a trilha no verão (dezembro, janeiro, fevereiro), quando há grande probabilidade de chuvas.

Dicas Gerais:


- Leve folhas de coca, que ajudam a diminuir os efeitos do mal de altitude, para mascar ao longo do caminho!
- Use sapatos apropriados para trekking.
- Faz frio no alto da montanha, não se esqueça de levar um bom casaco.
- Chapéus, óculos de sol e snacks também são bons companheiros para a caminhada.
- Não se esqueça da água!
- Leve dinheiro em espécie caso seja necessário comprar algo antes de começar o trekking.

Quer mais dicas para conhecer o Peru? Veja aqui o que fazer no destino!

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções