Turismo gastronômico

6 mercados gastronômicos para conhecer pela Europa

16/04/2019 14:28

Viajar e comer são suas grandes paixões? O turismo gastronômico combina o melhor das duas! Afinal, explorar a culinária de um país ou região é uma ótima forma de conhecer também a cultura local. E se você está embarcando em busca de novos sabores, os mercados gastronômicos não podem faltar no seu roteiro! Diversos antigos mercados abastecedores pelo mundo vêm cada vez mais transformando-se em espaços onde, para além de produtos frescos e locais, é possível ter uma verdadeira experiência gourmet.

Listamos 6 mercados gastronômicos para conhecer pela Europa, olha só:

Madri – Mercado de San Miguel

Funcionando desde 1916, o Mercado de São Miguel é o mais famoso e procurado de Madri, transformando em espaço gastronômico após revitalização em 2009. De fora, ele já chama atenção por sua arquitetura, com estrutura de ferro e grande janelas de vidro. Dentro, você irá encontrar bancas de queijos, azeitonas, frutos do mar, sucos, cervejas, vinhos, paella e uma boa variedade de tapas espanhóis (inclusive, a partir de 1 euro, a unidade). Fica localizado bem no coração de Madri, do ladinho da Plaza Mayor. Por isso, é comum estar cheio. Se quiser mais tranquilidade, melhor fazer sua visita pela manhã ou início da tarde, antes da hora do jantar.

Amsterdam – Foodhallen

O Foodhallen é o lugar ideal para comer bem, por um bom preço e num ambiente descontraído em Amsterdam. Ele funciona como uma grande praça de alimentação, localizada dentro de De Hallen, que abriga ainda cinema, biblioteca, lojinhas locais e um hotel. O complexo está situado em uma antiga garagem de trens desativada e é como um grande galpão. Lá é possível encontrar variados tipos de comida: japonesa, holandesa, italiana, francesa, hambúrgueres, vegetariana… e também diversas opções doces para a sobremesa. É só escolher e levar para alguma das mesas coletivas do lugar. O Foodhallen fica aberto entre 11h e 23h30 de domingo à quarta; e entre 11h e 1h de quinta à sábado.

Lisboa – Mercado da Ribeira (ou Time Out Market)

O Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, é parada obrigatória no roteiro pela capital portuguesa. Situado em um antigo edifício neoclássico de 1882, ele foi totalmente restaurado em 2014, em projeto comandado pela revista Time Out, no intuito de tornar a alta gastronomia portuguesa mais acessível. As bancas de produtos frescos ainda estão presentes. Porém, o que atrai mesmo os viajantes são os espaços gastronômicos de renomados chefs – alguns com estrela Michelin – e resta/urantes contemporâneos. A variedade é grande e é possível comer gastando cerca de 10-15 euros.

Barcelona – Mercat La Boqueria

Bem no meio do agito das turísticas Ramblas está o mercado La Boqueria (ou Mercat de Sant Josep), de Barcelona. Ou seja, é quase impossível não passar por lá. Trata-se do primeiro mercado municipal da cidade, inaugurado em 1840. As barracas que ficam logo na frente são as mais movimentadas. Por isso, se quiser mais tranquilidade, procure pelas bancas mais ao fundo do mercado.

As barraquinhas de frutas e sucos estão sempre cheias. Mas prepare-se para encontrar também boas opções de tapas espanhóis ou mesmo pequenas porções de paella para uma refeição rápida, por exemplo. Dos mercados da lista, este é, sem dúvidas, o menos gourmetizado. Além do acesso principal da Rambla, saiba que também é possível acessar o espaço pela entrada de trás, no bairro do El Raval.

Londres – Borough Market

Londres guarda vários mercados legais. Mas certamente Borough Market é o maior, mais tradicional e mais famoso. Afinal, estamos falando também do mais antigo mercado da cidade. Ele funciona desde 1014, quando um grupo de comerciantes locais juntou-se para vender seus produtos. O espaço ainda é um importante pólo abastecedor local. Mas também um paraíso para os viajantes gastronômicos. São muitas opções, seja para fazer uma refeição na hora ou para levar produtos para casa. As alternativas orgânicas, vegetarianas e veganas não faltam por lá.

O Borough Market abre de segunda a sábado entre 10h e 17h (até 18h somente nas sextas). Porém, é entre quarta e sábado que ele funciona com todas as bancas abertas. É o local perfeito para almoçar e você pode combinar o passeio com a London Bridge, a Tower Bridge e a Tate Modern.

Berlim – Markthalle Neun

Se você estiver pela East Side Gallery ou passeando pelo lado hipster do bairro de Kreuzberg, uma visita ao centenário Markethalle Neun é obrigatória. O ambiente é descontraído e o espaço abriga não só bancas de agricultores e produtores locais, mas ainda um mercado de comida de rua (o local é coberto) onde é possível comer super bem e sem gastar muito. Ele está aberto de terça a sábado, entre 12h e 18h e além da oferta gastronômica fixa, a agenda do Markethalle Neun é super movimentada.

O evento mais famoso é o Street Food Thursday (Quinta-feira de Comida de Rua), espécie de feira com especialidades culinárias de diversos cantos do mundo. Acontece toda quinta, entre 17h e 22h. Há também o Breakfast Market, que ocorre todo terceiro domingo do mês, das 10h às 17h, com opções variadas para o café da manhã ou brunch. Fique de olho na agenda para conferir outros eventos voltados para produtos específicos, como queijos, cervejas e pães.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS