Não há como negar que a culinária é um dos principais atrativos de Portugal. Come-se muito bem - e por um bom preço - no país. E não só as delícias típicas das tradicionais tascas e tabernas. Mas também as releituras e novidades dos espaços de renomados chefs e restaurantes contemporâneos.

Anote aí: se você vai viajar para Lisboa e quer curtir a cena gourmet - e ao mesmo tempo acessível! - da cozinha lusitana, não pode deixar de conhecer o novo Mercado da Ribeira; conhecido também por Time Out Market.

De Mercado da Ribeira a Time Out Market


Instalado no mesmíssimo espaço do velho Mercado da Ribeira, o Time Out Market é um complexo gastronômico que funciona como um grande praça de alimentação. Trata-se do maior e mais antigo mercado da cidade. Porém, enquanto antes ele abrigava os melhores comerciantes de flores, verduras, carnes e frutas; agora é ocupado por alguns dos melhores restaurantes e chefs de Lisboa.



No ano de 2000, com a abertura do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), o Mercado da Ribeira deixou de ser o principal ponto de abastecimento e acabou ficando um pouco abandonado. Foi então em 2014 que ele passou por um processo de revitalização comandado pela revista Time Out, no intuito de popularizar a alta gastronomia portuguesa.

Só pra você ter uma ideia, saiba que é possível encontrar diversas alternativas de pratos para comer gastando entre 10 e 15 euros.

Como chegar no Mercado da Ribeira


O Mercado está localizado bem pertinho da estação de metrô do Cais do Sodré. Se estiver pela zona do Chiado é possível fazer uma caminhada de 10 minutos até lá.

 

Quando ir


O Time Out Market Lisboa fica aberto de domingo a quarta-feira, das 10h às 00h; e de quinta a sábado das 10h às 2h. A dica é tentar evitar a sexta-feira e os finais de semana, que são mais cheios, especialmente no horário da noite, entre 20h e 22h.

Atenção: o Mercado da Ribeira possui grandes mesas coletivas e funciona no auto-serviço. É preciso ficar atento para conseguir um lugar para sentar!


Onde comer no Mercado da Ribeira


São dezenas de espaços gastronômicos (selecionados por jornalistas e críticos gastronômicos da revista); além da área dedicada ao comércio tradicional de alimentos, e da Academia Time Out, escola de culinária dentro do Mercado.

Entre alguns dos mais famosos pratos e estabelecimentos estão: o prego (típico sanduíche português) de carne de lombo da Peixaria, os sanduíches de leitão do Leitão da Ribeira e os deliciosos pratos de frutos do mar da Sea Me. Se você é vegetariano, vale provar o tartare veg da Tartar-ia. Os espaços dos chefs Alexandre Silva, Marlene Vieira e Henrique Sá também se destacam.

Para a sobremesa, os queridinhos pastéis de nata da Manteigaria também são vendidos por lá! E há ainda os deliciosos gelatos da Santini. Fique de olho que já já sai post falando das melhores opções pelo Mercado da Ribeira!

 

Visite também as lojinhas com produtos portugueses!


O Mercado ainda abriga algumas lojinhas para encontrar produtos de Portugal, como a vintage A Vida Portuguesa (e seus fofos produtos - muitos centenários - de fabricação nacional), a Garrafeira Nacional (e sua excelente carta de vinhos) e a Conserveira de Lisboa (e suas famosas sardinhas em conserva).