A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passa a divulgar a partir desse mês, o ranking com as manifestações dos usuários em relação às companhias aéreas (Avianca, Azul, Gol e Latam). Os dados estão sendo coletados desde janeiro do último ano através do site consumidor.gov.br. Neste ranking foram levados em consideração a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma.

Segundo a Anac, as informações coletadas vão servir para um estudo com intuito de analisar e divulgar as principais demandas. A agência pretende ainda publicar um relatório sobre os dados compilados pela plataforma. Essa publicação conterá mais informações, como os assuntos que mais geraram demandas, e será divulgada trimestralmente.

RANKING


No quesito "Reclamações Registradas", a Avianca foi quem apresentou menos reclamações, no entanto foi a empresa que menos transportou passageiros no período. Na classificação geral (reclamações x passageiros transportados) a Gol apresentou melhor índice com 7 reclamações a cada 100 mil passageiros.



O ranking inverte quando o assunto é "Prazo Médio de Resposta". A Azul é quem responde as reclamações em menos tempo. Já a Avianca e Gol chegam a levar 8 dias para responder.



No quesito "Índice de Solução das demandas pelas empresas", a Avianca volta a liderar com 77,11%. Na sequência vem a Latam, Gol e Azul.



Por fim, a Anac também divulgou o "índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas no site consumidor.gov.br". As notas são de 1 a 5 e, novamente, a Avianca ficou melhor rankeada.



E vocês, concordam com este ranking? Conta pra gente nas nossas redes sociais o que você achou deste ranking.