Aurora boreal: listamos lugares para você ver esse fenômeno de pertinho

Há 18 dias

A aurora boreal é um dos fenômenos mais impressionantes da natureza e que atrai, a cada ano, muitos turistas ávidos por presenciá-lo pessoalmente. Ela pode ser observada ao redor do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. Não há como prever quando vai ocorrer, mais os meses mais prováveis para isso são entre setembro e março. Ou seja, está na hora de você começar a programar sua viagem!

Trata-se de um show de luzes que colorem o céu algumas vezes de verde e outras de vermelho, por exemplo. A verdade é que a cor depende do comprimento das ondas gerado pelas partículas envolvidas nesse processo. Tudo começa quando uma grande quantidade de elétrons - provenientes dos ventos solares - interage com elementos da atmosfera terrestre de forma rápida. O choque entre as moléculas resulta num fóton (radiação eletromagnética) luminoso.

O casal carioca Alexandra Rodrigues e Daniel Costa sabe bem como é esta experiência, que definem como “um verdadeiro espetáculo”. Os dois faziam um mochilão pela Europa e decidiram incluir no roteiro a cidade de Tromso, que é o ponto de partida para os tours da aurora boreal na Noruega.

“A cidade fica bem ao norte da Noruega o que facilita a visualização do fenômeno, mas como chegamos no início da temporada nossa chance seria maior se fizéssemos um tour de carro (com guia) pra alguns lugares mais remotos da região. Para nossa sorte (de acordo com nosso guia, nem sempre é possível visualizar as luzes na sua maior intensidade) ela estava lá. É um espetáculo belíssimo, cores que foto nenhuma é capaz de registrar. Foram horas contemplando o céu e as luzes do norte”, relembram.

E se você também tem vontade de vivenciar isso de pertinho, a gente te ajuda. Montamos uma lista com destinos onde o fenômeno é visível a olho nu! Portanto, basta escolher um deles e torcer para ser abençoado com um céu multicolorido.

Alaska


Alaska
Quer uma opção na América do Norte? Que tal o Alaska? A cidade de Fairbanks está sempre nas principais listas de pontos de observação da aurora boreal do mundo. Isso porque ela está situada pertinho do Círculo Polar Ártico, ou seja, por lá o fenômeno se repete com tanta frequência que impressiona.

Noruega
Tromso, a cidade escolhida pelo casal carioca citado acima, é um dos lugares mais procurados do mundo para caçar aurora boreal, conhecida como “capital da Aurora Boreal”. Ela está a 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior da região norte do país. Contudo, você pode optar por outros destinos dentro da Noruega, como as cidades de Alta, Bodø e Kirkenes, as Ilhas Lofoten e Svalbard e a região do Cabo Norte (ponto mais ao norte da Europa, localizado na ilha de Magerøya).

Finlândia
Na Finlândia a aurora boreal não se restringe a uma só cidade. Os destinos localizados no norte do país registram o fenômeno com frequência. A região conta com serviços do Centro de Investigação de Auroras Boreais que alerta assim que um novo espetáculo está prestes a começar. Quer mais uma curiosidade? Na cidade de Ivalo o Hotel Igloo Village Kakslautannen, possui quartos são pequenas estruturas em formato de iglu com abóbodas de vidro. Ou seja, os hóspedes podem ver a aurora sem sair de suas camas!

Suécia

Suécia
A região de Kiruna, na Suécia, já é famosa por ser um dos pontos do planeta contemplados com a aurora boreal. Nossa dica é partir rumo ao Parque Nacional de Abisko, uma opção muito bacana para observar esse fenômeno natural. Por lá, além da aurora, vale visitar o famoso Ice Hotel, todo de gelo, e, quem sabe, se hospedar nele. O país tem ainda outros destinos para quem pretende sair à caça desse céu reluzente, entre eles Jukkasjärvi e Tärendö.

Escócia
Por aqui o fenômeno não acontece com tanta intensidade, portanto não vale programar uma viagem à Escócia exclusivamente para isso. Contudo, se você vai viajar para lá, então a dica é ficar atento e, quem sabe, vivenciar esta experiência. A costa de Caithness, no extremo norte da Escócia é uma ótima escolha para ver a aurora boreal. Há ainda destinos como Aberdeen e a Ilha de Skye.

Rússia
Em Kola, península acima do Círculo Polar Ártico e perto do norte da Escandinávia, fica o destino mais procurado pelos turistas que querem ver a aurora boreal na Rússia: a cidade de Murmansk. Porém, há ainda outras opções no país, como Severodvinsk e Salekhard, por exemplo.

Groenlândia
É possível ver a aurora boreal em quase todo o território da Groenlândia, mas os lugares mais procurados para isso são Kulusuk e Ammassalik, no sul e no leste do país. O espetáculo que colore o céu com luzes ocorre com mais frequência entre setembro e abril, especialmente quando o inverno está mais fortes e as noites são mais longas.

Islândia

Islândia
Conseguir ver a aurora boreal sem se afastar muito da capital é possível na Islândia. Na própria Reykjavik é possível assistir belíssimos espetáculos de auroras boreais. Para isso, basta fugir dos ambientes com fortes luzes, buscando lugares menos movimentados.

Canadá
O melhor lugar para assistir ao espetáculo da aurora boreal é na cidade de Whitehorse, no território de Yukon. O estado faz fronteira com o Alasca, proporcionando uma vista privilegiada do fenômeno. Contudo, o país ainda possui outras cidades que possibilitam avistar o espetáculo, como o Parque Nacional Banff e as cidades de Edmonton e Yellowknife.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções