Em setembro do último ano a Delta Air Lines anunciou a compra de 20% da LATAM e, consequentemente, a venda das ações que tinham na GOL. Para nós, passageiros, essa compra acarreta em algumas poucas mudanças, a principal é a saída da aliança global Oneworld. A companhia irá deixar a OneWorld somente em outubro. Porém resolveu antecipar esse movimento. Ou seja, a partir do dia 1º de maio a maior companhia aérea da Am. Latina deixa uma das maiores alianças globais de cia. aérea.
O QUE ISSO MUDA NA SUA VIDA, PASSAGEIRO?
Atualmente existem 3 grandes alianças de companhias aéreas no mundo. StarAlliance, Skyteam e Oneworld, com respectivamente, 27, 20 e 14 cias aéreas membros. Na prática, uma companhia aérea pode vender passagens aéreas para qualquer um dos destinos operados por cias da mesma aliança! Com isso, essas empresas se tornam globais, operando voos através desses acordos para os cinco cantos do mundo!
A Latam não confirma, mas tudo levar a crer que em breve ela se tornará membro da Skyteam, a segunda maior aliança do mundo e que tem a Delta Air Lines como uma das fundadores. Com isso, muito em breve a LATAM terá acordos com cerca de 20 cias aéreas globais. Entre elas Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Air France, Alitalia, KLM, além de diversas companhias aéreas asiáticas.
E embora esteja sem alianças globais a partir de maio, a LATAM manterá seus acordos bilaterais com a maioria dos membros da Oneworld. Entre eles estão: British Airways; Cathay Pacific; Finnair; Iberia, assim como Japan Airlines; Malaysia Airlines; Qantas; Qatar Airways, além de Royal Jordanian; S7 Airlines e SriLankan Airlines.
E continuará a oferecer os seguintes benefícios ao cliente:
- Compra de passagens aéreas em latam.com, além de sites de companhias aéreas parceiras para mais de 1.000 destinos em todo o mundo;
- Acúmulo e resgate de pontos por meio dos respectivos programas de passageiro frequente;
- Acesso recíproco às salas VIP, porém sujeito ao acordo final com cada companhia aérea;
- Reconhecimento de top tiers nos respectivos programas de passageiro frequente, sujeito ao acordo final com cada companhia aérea.
Fim do acordo com a American Airlines
Durante anos a LATAM manteve um grande acordo com a American Airlines (AA). No entanto, ele vai acabar, como já era esperado! Afinal, Delta e AA são concorrentes, portanto era questão de tempo para isso ocorrer.
A partir de 1º de maio, os clientes do LATAM Pass não poderão acumular ou resgatar pontos em voos da American Airlines nem acessar as salas VIP da American Airlines. No entanto, a cia aérea garante que irá respeitar todos os bilhetes de voos da American Airlines que foram resgatados com pontos da LATAM Pass antes da data.
Além disso, a LATAM continuará respeitando o acúmulo de pontos, fora do acordo de passageiro frequente, para os clientes LATAM Pass que compraram passagens em voos da American Airlines antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data.