Fernando de Noronha, Jericoacoara e agora Jalapão. O paraíso do Tocantins, cenário para a novela “O Outro Lado do Paraíso”, passará a cobrar uma taxa de R$ 20 por turistas. O decreto foi dado pela Prefeitura de Mateiros, principal portão de entrada e de e de hospedagem no Jalapão. Com previsão para entrar em vigor em 2018, a lei também irá atingir as pessoas que exploram as atrações turísticas de Mateiros, que serão obrigadas a pagar R$300 referente à Taxa Anual de Fiscalização e Fomento ao Turismo Sustentável.

Veja também
Jericoacoara vai cobrar taxa de visitação de turistas


De acordo com o portal de notícias de Tocantins, o T1 notícias, a medida tem gerado insatisfação entre comerciantes e profissionais do turismo que a veem como algo negativo para a economia da região. Segundo a reportagem, a cobrança, além de ser desproporcional à estrutura oferecida pela prefeitura, tem preocupado os profissionais do município que temem uma queda no número de visitantes no próximo ano.

Em resposta, o secretário Municipal de Turismo, Heberson Martins, afirmou que a taxa cobrada dos profissionais da área de turismo irá “valorizar a mão de obra local e fazer com que o recurso monetário permaneça na cidade”. Já o dinheiro da taxa para turistas será destinado para o custeio do seguro de vida obrigatório ao visitante (cerca de 40%) e para a preservação e manutenção do meio ambiente (60%).