Ilhas Baleares: qual mais combina com você?

Há 96 dias

Se você está em busca de um roteiro para curtir o verão na Europa, as Ilhas Baleares no litoral da Espanha, merecem sua atenção. Formado por quatro grandes ilhas - Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera - o arquipélago no Mar Mediterrâneo consegue agradar todos os estilos. A mais famosa ilha é mesmo Ibiza. Mas a região vai muito além desse badalado destino de festas e música eletrônica. Praias de águas cristalinas, vilarejos charmosos e lindas paisagens te esperam por lá! E cada uma das Ilhas Baleares tem o seu charme. Não sabe qual escolher? A gente te ajuda!

Maiorca (ou Mallorca)

Maiorca é a maior e mais populosa das Ilhas Baleares e oferece muito atrativos além das praias paradisíacas. É o destino ideal para quem gosta de curtir o litoral e também conhecer alguns atrativos culturais.. Pelo passado de antecedentes romanos e mouros, sua capital, Palma de Maiorca, tem uma rica história. O centro de Palma é super charmoso e sua atração mais famosa é La Seu, a catedral da cidade, de estilo gótico. Outros pontos para incluir no roteiro são o Palácio Real de la Almudaina e o Castelo de Bellver, de onde você garanta uma linda vista. Também dá para alternar as praias com uma visita aos vilarejos próximos de Maiorca, muitos de passado medieval, como Alcudia e Valdemossa.

Já para aproveitar o sol, são mais de 200 praias para escolher. Entre as mais lindas está Es Trenc, com suas águas transparentes e 2 quilômetros de areias branquinhas. Outra que vai fazer você se sentir em um cartão-postal é Port de Pollensa, com as colinas de Tramuntana ao fundo. Santanyí e Cala Mondragó são também boas alternativas. E se quiser você ainda pode esticar o passeio até o arquipélago de Cabrera.

Para explorar outros cenários naturais surpreendentes, vale conhecer o Cabo de Formentor. Saiba também que Maiorca abriga diversas cavernas. Del Drach é a mais famosa, pois é lá que fica Martel, um dos maiores lagos subterrâneos do mundo onde ocorre um concerto de música clássica! Mas você também pode procurar pelas: Cueva dels Hams, Cuevas de Artà, Cuevas de Campanet e Cuevas de Génova.

Menorca

Menorca é a menos agitada das Ilhas Baleares. Ou seja, perfeita para quem está em busca de mais sossego e tranquilidade. E também para os viajantes que curtem explorar praias mais remotas e ficar em contato com a natureza. É ainda uma boa opção para quem viaja em família. Mesmo na alta temporada, as praias não tão cheias como facilmente acontece nas ilhas mais badaladas.



Muitas das praias são conhecidas por “calas”, quando ficam localizadas entre rochedos. Entre as mais conhecidas estão: Cala Turqueta, Cala Marcarela (que possui uma área especial para fazer nudismo), Cala Mitjana e Cala Galdana, com uma boa infraestrutura para passar o dia. Se quiser uma alternativa mais distante e reservada, procure por Tortuga, localizada no Parque Natural de Albufera de Grau.



As maiores cidades de Menorca são Ciutadella e Mahón, capital da ilha. Mas assim como em Maiorca, você também pode dividir o tempo entre as areias e outras pequenas vilas, como a aldeia de pescadores Binibeca Vell. Não deixe de provar os deliciosos queijos produzidos em Menorca! Em Mahón, você pode fazer a Rota do Queijo para conhecer os locais onde são produzidos.

Formentera

É a menor ilha do arquipélago. Como a única forma possível de chegar até ela é saindo de Ibiza de barco (cerca de 30 minutos de viagem), Formentera acaba sendo um refúgio para quem quer sair do agito. Apesar da proximidade, a ilha tem um clima bem diferente, mais sossegado e com ar de cidade pequena praiana. Prepare-se para trocar as discotecas por um bom barzinho à beira-mar.

A Playa de ses Illetes é uma das mais famosas de Formentera. Mas também vale conferir a Playa Llevant, Cala Saona, Es Caló e Caló des Mort. Outra boa opção é tomar um barco até Illa de S'espalmador (também é possível chegar a pé da ponta de Ses Illetes quando a maré está baixa), um verdadeiro paraíso.

Depois de um dia de sol, uma visita ao Farol de La Mola, situado no ponto mais alto da ilha, é uma ótima parada para fechar o dia. Do lado oposto da ilha, o farol Es Cap de Barbaria, é outro bom local para curtir o pôr do sol. Lá você ainda encontra uma caverna com linda visto para o oceano! A capital da ilha é Sant Francesc Xavier, onde você encontra diversos bares, restaurantes e lojinhas. Mas o vilarejo mais animado para ficar é Es Pujols.

Ibiza

Essa ilha dispensa apresentações, né? Ibiza, queridinha dos famosos, é o destino para combinar praia e festa. As festas de música eletrônica são as mais famosas e os clubes costumam receber djs super famosos. Pacha, Amnesia, Space e Privilege são algumas das principais baladas.

A Playa d’e Bossa e Ses Salines são as praias mais agitadas, pela proximidade com as discotecas. Mas para recuperar as energias, as areias de Cala Llonga, Cala de San Vicent, Cala Portinatx, Cala Xarraca e Cala Moli são alternativas mais tranquilas.

Além de curtir o litoral e a vida noturna, não deixe de visitar o centro histórico de Ibiza, conhecido por Dalt Vila, situado dentro de uma fortaleza medieval do século 16. O bairro La Marina, com suas típicas casinhas brancas, é outra parada imperdível.


Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções