Sol, praia, festivais de música e alta gastronomia. Se existe uma estação que os europeus esperam com muita ansiedade é o verão. E ele chegou. E se você está planejando visitar Europa no verão, ainda em julho ou no mês de agosto, aqui vai uma dica: as temperaturas ainda estão elevadas. E vale a pena conhecer um desses balneários incríveis.

Algumas praias estão repleta de visitantes, é bem verdade. Os preços mais “salgados” do que nas outras estações, mas totalmente compreensível para uma região que passa mais da metade do ano com temperaturas abaixo dos 18º. Portanto, mergulhe de cabeça nessa ideia de visitar um balneário europeu, temos certeza que não irá se arrepender.

E para ajudar a você montar seu roteiro de viagem perfeito, separamos alguns dos destinos mais movimentados neste verão europeu!

Hvar, Croácia


Hvar já foi considerada um tesouro europeu, hoje já é chamado de nova Ibiza. Mas não encare isso de forma pejorativa. O balneário croata ganhou fama e nos últimos anos se transformou num caldeirão. E que caldeirão….Praias de água turquesa, festas todos os dias, festivais de música e gente do mundo inteiro.

Hvar é uma das 1.185 ilhas da Croácia e, claro, a mais famosa. Badalada e com muita história e diversão, a ilha tem 70 km2 de extrema beleza e praias paradisíacas. E já que o assunto é praia, vamos às elas:

São diversas (afinal você está numa ilha), mas a mais bonita chama-se Pokonji Dol, bem próxima do Centro. Existem praias lindas mais afastadas e a dica é alugar um carro ou mesmo scooter, aquelas motos pequenas bem tradicionais na ilha. Devidamente motorizado, não deixe de conhecer praias de Milna e Dubovica. Próximo das duas cidades fica a histórica Stari Grad, a cidade mais antiga da ilha fundada em 384 A.C. Na volta pegue a estrada antiga (que está muito bem conservada) e passe pelos campos de lavanda próximo à Brusje. Você vai estar nessa região próximo ao horário do pôr do sol, prepare-se para vistas incríveis.

Algarve, Portugal


Nem só de cultura, história e gastronomia vive o turismo de Portugal. Tem uma região bem ao sul, próximo da fronteira com a Espanha, onde estão algumas das praias mais bonitas da Europa: o Algarve. Enumerar as praias mais bonitas do Algarve é tão difícil quanto escolher Nova York ou Londres, por exemplo. São dezenas de praias e ilhas que o mais fácil é reservar uma semana e rodar toda região!

A costa do Algarve tem cerca de 150km de extensão e as praias mais bonitas, na nossa opinião se estendem entre as cidades de Lagos e Faro. Portanto, uma boa dica de onde se hospedar.

No vasto cardápio de praias imperdíveis, não deixe de conhecer a Dona Ana, em Lagos, que já esteve entre as mais bonitas do mundo e continua com um charme único. Do lado da Dona Ana fica a Praia do Camilo, que também é um espetáculo. Difícil decidir em qual ir! A Praia da Marinha é perfeita para banho, mas tem uma pequena faixa de areia. Se chegar cedo, não deixe de admirar a vista do alto da falésia.

E já que o assunto e contemplação, não deixe de admirar o espetáculo da natureza na praia de Benagil. O ponto alto da praia é pegar um caiaque ou fazer um passeio de barco para visitar a gruta de Benagil. Dentro dela, fica uma prainha de tirar o fôlego.

Sicília, Itália


Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo. E é provável que seja a mais bonita também - pelo menos na nossa opinião. A capital da ilha é Palermo, hoje a quinta maior cidade da Itália. Embora no verão seja o destino mais bombado da Itália, sua economia gira em torno da agricultura que é muito forte durante nove meses - no verão todas as atenções ficam voltadas para o litoral e para os turistas.

Dar dicas de praias na Sicília não é uma tarefa muito fácil. Afinal, são mais de 1500 quilômetros de litoral. O que podemos adiantar é que quanto mais, melhor. Afinal, cada uma tem sua própria característica.

Por conta da extensão e da quantidade de coisas para serem feitas, vale a pena alugar uma scooter ou mesmo carro para se locomover pela ilha. Na dúvida de onde ir, não deixe de visitar San Vito Lo Capo, considerada por algumas publicações a praia mais bonita da Itália. Com uma extensa faixa de areia e cercada de bons restaurantes, é uma excelente opção para você que viaja com sua família ou que gosta de esportes aquáticos, como nadar ou mergulhar.

Navagio Beach, Grécia


Essa é a mais nova “praia mais bonita do mundo” segundo os infindáveis ranking. E a foto acima revela os motivos, não é mesmo? A praia de Navagio está localizada na na ilha de Zakynthos e seu acesso é feito via barco.


Navagio Beach está rodeada por falésias verticais, o que significa que a praia só é acessível por barco. Existem saídas de diversos pontos, o mais acessado é partindo de Zakynthos Town, a maior cidade da ilha. Já a forma mais rápida de chegar até Navagio Beach é fazer passeios de barco que partem de Porto Vromi, localizado à oeste da ilha de Zakynthos. Além da questão do tempo de viagem ser menor, é possível conhecer as Blue Lagoons (Grutas Azuis) ao longo da costa durante o passeio.

Dica amiga: Navagio Beach é super pequena e isolada e não há nenhum tipo de comércio na praia. Por isso, leve sua água, lanchinhos para o momento da fome/sede e protetor solar, pois o sol é bem forte e não há guarda-sóis disponíveis.

Budva, Montenegro


O vizinho menos famoso da Croácia ainda é bem desconhecido dos brasileiros, mas quem foi, ainda mais no verão, não se arrependeu. Com 700 mil habitantes, Montenegro se tornou independente da Sérvia em 2006. A geografia do país reúne montanhas altíssimas que, junto com o Mar Adriático, formam paisagens de tirar o fôlego.

Muito procurada por russos e sérvios, Montenegro ferve no verão. A cidade mais buscada é Budva, um tesouro localizado no litoral de Montenegro. Com um mar azul de doer os olhos e praia cercada por um extenso calçadão, é perfeita para quem busca relax e sossego.

Budva é mais uma cidade medieval entre tantas em Montenegro e pode ser seu ponto de partida para curtir o litoral no verão europeu.