10 fatos curiosos sobre a Estátua da Liberdade

Há 34 dias

No mundo existem dezenas de monumentos que são muito ligados a sua cidade. Torre Eiffel, por exemplo, todo mundo sabe que fica em Paris. Assim como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro da mesma maneira que o Coliseu está para Roma. Nos Estados Unidos nada está mais ligado à Nova York do que a Estátua da Liberdade.

Broadway, Times Square, Rockefeller Center, Central Park ou Empire States. Todas essas atrações ficam em Nova York, mas a Estátua da Liberdade costuma vir sempre em primeiro lugar quando a gente pensa na cidade. Não à toa mais de 4 milhões de pessoas visitam o monumento anualmente.

E pensando nela, selecionamos algumas curiosidades sobre a estátua mais famosa do mundo. Será que você já conhece essas histórias?

10 curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

1 - 133 anos
A Estátua da Liberdade completa 133 anos em 2019. Já não é mais uma senhora e está um pouco desbotada, é verdade, mas segue imponente e muito fotografada. Por anos são mais 4 milhões de visitantes que chegam próximo aos seus pés para fotografá-la.

2 - Um presente vindo da França
Engane-se quem pense que a Estátua da Liberdade foi construída em solo americano. O principal monumento turístico dos EUA veio da França. A estátua foi um presente dado pelo francês Edouard de Laboulaye, que queria celebrar as tentativas bem-sucedidas dos americanos em criar uma democracia e abolir a escravidão. O escultor responsável pela obra Frédéric Auguste Bartholdi.

3- Cerca de 4 meses para montar
Como teve que vir de navio, a estátua foi dividida em 350 peças diferentes. Isso mesmo, veio toda desmontada e preciso de 4 meses para ganhar forma.

4- Inspiração

Embora a gente a conheça pelo apelido Estátua da Liberdade, seu nome original é Liberty Enlightening the World (liberdade que ilumina o mundo). O nome e a aparência da estátua foram derivados da deusa romana Libertas, cujo rosto era muitas vezes um símbolo para os escravos libertos. Há, no entanto, uma história que afirma que o rosto da estátua foi inspirado no rosta da mãe de Auguste Bartholdi, o escultor e "pai" da obra.

5 - Desbotada?
Sua cor original, na época em que foi montada, era marrom, refletindo a cor natural das placas de cobre usadas em sua construção. Com o passar dos anos (já são 133, né verdade) e com a oxidação, ela foi naturalmente mudando de cor até ganhar essa cor esverdeada que tem hoje.

6 - Mão esquerda

A mão esquerda da Estátua segura uma tabuleta onde está escrito July IV MDCCLXXVI (4 de Julho, 1776). A data marca a Declaração da Independência dos Estados Unidos.

7 - Mão direita

Já a mão direita segura a tocha. Você sabia que essa tocha foi feita com ouro 24K?

8 - Antigo farol
A Estátua da Liberdade está localizada na Ilha da Liberdade, entre Nova York e Nova Jersey. Entre 1886 até 1906 a Estátua funcionava também como um farol. Mas sua luz não era forte o suficiente para auxiliar as embarcações que navegavam por ali a noite e por isso acabou sendo desativado.

9 - Números
Da base à coroa, a estátua tem 93 metros de altura e pesa 160 toneladas. Só seu nariz possui 1,37 metro de comprimento. O dedo indicador mede 2,5 metros. A área total ocupada pelo monumento é de 49 mil metros quadrados. Se pensarmos só na estátua, seu tamanho é de 45 metros - o Cristo Redentor mede (também só a estátua) 38 metros.

10 - Inabalável
Se nos filmes a Estátua da Liberdade já foi destruída milhões de vezes, na vida real ela continua firme e forte, fazendo alegria dos turistas. Acredita-se que por ano cerca de 600 raios atinjam o monumento. Acha que é pouco? A estátua também sofre com fortes ventos que quando estão acima dos 50km/h podem fazer com que o monumento balance. Mas nada que abale sua estrutura!


Esta oferta/dica foi escrita por Diego Verticchio

Jornalista, carioca (de Niterói) e flamenguista. De todas as paixões, a maior é ser pai do Pedro. E a segunda é viajar. De preferência com a família. E quando viaja, qualquer lugar vale, mas tem uma queda maior por destinos de praia!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções