De mãe para filha: quando a paixão por viajar atravessa gerações

Há 98 dias

O terceiro capítulo da nossa série “Mães que viajam” serve para provar que a paixão pelo turismo pode passar de geração em geração. Para falar sobre o tema, convidamos a agente de viagem, Maria Antonia Martins, de 72 anos. Por conta da sua profissão ela sempre esteve envolvida com esse universo e acabou influenciando a filha Joana, hoje com 34 anos, sua parceira em muitas aventuras pelo Brasil e pelo mundo.

"Minha primeira viagem com a Joana foi quando ela tinha apenas 2 anos. Ela foi batizada em Portugal, na aldeia onde eu nasci. Depois disso ela não parou mais. Nós duas fizemos diversas viagens juntas", conta Antonia. E entre tantas experiências, a dupla tem um amor especial pelo cruzeiros marinhos.

Conheça mais sobre essa história de amor e união entre mãe e filha nas próximas linhas!

Maria Antônia com a filha Joana em Portugal

Voopter - Há quanto tempo você trabalha como agente? Trabalhar nesse ramo te fez mudar sua relação com as viagens?
Maria Antonia:
Trabalho com turismo há mais de vinte anos. Contudo, mesmo antes de iniciar minha carreira nesse ramo eu sempre gostei de arrumar as malas e embarcar rumo ao desconhecido, incluindo acampamentos como na Serra de Itatiaia e em Ouro Preto. E claro, depois que virei agente de viagens esse prazer de descobrir o mundo só fez aumentar.

Voopter - Entre todas as viagens que você já fez, qual você destacaria?
Maria Antonia:
Foram todas marcantes, cada uma de uma maneira diferente, de um jeito único. Entretanto, a que mais gostei foi o cruzeiro pelo Rio Danúbio, de Nuremberg a Budapeste. Uma experiência incrível! Tudo o que você quer de uma viagem está ali. O barco te leva de uma cidade a outra enquanto você aproveita o encanto das paisagens, a gastronomia, os shows e o conforto de um hotel 5 estrelas. A cada dia você desembarca numa cidade diferente e pode conhecê-la por conta própria ou com o guia. Essa foi, na minha opinião, a viagem dos sonhos.


Amor pelas viagens passou de mãe para filha


Voopter - Você viaja com a Joana desde muito nova? Quantos anos ela tinha quando viajou pela primeira vez com ela?
Maria Antonia:
Minha primeira viagem com a Joana foi quando ela tinha apenas 2 anos. Ela foi batizada em Portugal, na aldeia onde eu nasci. Depois disso ela não parou mais. Nós duas fizemos diversas viagens juntas. Além de Portugal, foram muitas viagens de cruzeiros, principalmente os que saem do Rio. Adoramos viajar de navio, por todas as comodidades que oferecem: o conforto das cabines, os belos restaurantes e salões de entretenimento, peças teatrais todas as noites, piscinas, saunas e academias, a gastronomia e, principalmente, o atendimento do pessoal de bordo. Está tudo ali, ao alcance de um passo. E ainda visitamos várias cidades. Todas as experiências que vivemos só reforçam nossa união. Tivemos bastante tempo para conviver juntas e eu descobri que ela além de uma filha maravilhosa é também uma ótima companhia para viajar.

Joana na Suíça

Voopter - Sua filha cresceu nesse ambiente relacionado ao turismo. Ela gosta de viajar também? Você incentiva isso?
Maria Antonia:
Eu sempre dou a maior força, mas para ser honesta acho que ela nem precisa de incentivo. Ela consegue gostar ainda mais de viajar do que eu (rs). Ela é formada em jornalismo e ao longo dos últimos anos tem conhecido muitos lugares. Que eu me lembre, ela já esteve em países como Portugal, Espanha, Suíça, Uruguai, Chile, Argentina e Estados Unidos, sem contar as viagens no próprio Brasil. O Nordeste é um lugar que ela ama: Salvador, Fortaleza, Recife e Maceió.

Mãe e filha adoram fazer cruzeiros juntas


Voopter - Como as viagens podem transformar nossa visão de mundo?
Maria Antonia:
Planejar uma viagem é ótimo, ficamos felizes só de pensar em viajar. Só isso já melhora o nosso bem-estar. E depois da viagem, as recordações dos bons momentos vividos também nos ajudam a viver melhor. Ter contato com outras culturas, outras paisagens e até outros climas, sempre provoca em nos alguma mudança (sempre para melhor) e nos faz dar valor a tudo que temos. Viajar, sempre!


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções