Portugal ainda continua sendo um dos países mais baratos da Europa. Por outro lado, é também verdade que o câmbio mais salgado não está facilitando a vida dos viajantes brasileiros. Mas não precisa desanimar! Lisboa, a capital portuguesa, continua sendo um destino incrível e acessível. E se você quer embarcar sem preocupações, aí vão 7 dicas para economizar na viagem para Lisboa.
1) Substitua o city tour pelo Elétrico 28
O bondinho amarelo é um clássico de Lisboa. E não há dúvidas que o elétrico n°28 é o mais famoso de todos. Ele percorre os bairros históricos da cidade, como a Alfama, a Baixa e a Graça, saindo de Martim Moniz até Campo de Ourique (ou o inverso). Ou seja, ele é uma boa opção para percorrer as principais regiões da cidade sem gastar muito. Um city tour contratado por uma empresa costuma custar, pelo menos, uns 30 euros. Já o bilhete do elétrico vale 2,90 euros. E o passeio pode sair ainda mais barato se você comprar um passe recarregável da Viva Viagem para usar durante a sua estadia em Lisboa. Dá para carregar com passes diários ou valores avulsos.
Dica Voopter: o grande problema do elétrico 28 é que ele costuma ficar bem cheio – especialmente nos finais de semana e horários de mais movimento. Uma alternativa é tomar o Elétrico 12, que faz um percurso menor, saindo da Praça da Figueira (na Baixa) e subindo em direção ao Castelo de São Jorge pela Alfama.
2) Avalie se vale a pena comprar um Lisboa Card
O Lisboa Card oferece passes de 24h (19 euros), 48h (32 euros) ou 72h (40 euros), que dão acesso livre ao transporte público (metrô, ônibus e bondes) e elevadores da cidade. O cartão também oferece entrada gratuita (sem fila também!) ou descontos em diversas atrações turísticas. Além disso, com o Lisboa Card você ainda pode tomar o trem para Sintra e Cascais sem desembolsar mais dinheiro. Vale a pena? Depende das atrações que você pretende visitar, do quanto você vai usar de transporte público…O jeito mesmo é consultar o que o cartão oferece, fazer as contas e avaliar de acordo com o seu roteiro.
3) Aposte nos apps de viagem de carro
Outra opção de locomoção que vale considerar são os aplicativos de corrida de carro. Especialmente se você não estiver sozinho e for dividir o valor com os amigos, muitas vezes as corridas saem mais baratas que a soma das passagens individuais do metrô, ônibus ou elétrico. Além do uber, você pode experimentar o Taxify ou o mytaxi.
4) Aproveite os dias de entrada grátis nas atrações
No primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita em diversas atrações turísticas da cidade. Inclusive, por exemplo, no Mosteiro dos Jerônimos e na Torre de Belém, duas das mais procuradas atrações de Lisboa. Outras alternativas são: o Museu Calouste Gulbenkian (entrada livre nos domingos a partir das 14h), o Museu Coleção Berardo (grátis aos sábados) e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Arqueologia (grátis no primeiro domingo do mês).
5) Troque o hotel por um hostel
A hospedagem é sempre um dos itens mais caros da viagem. E não há como negar que as diárias estão mais caras em Lisboa. A boa notícia é que a cidade abriga alguns dos melhores albergues do mundo. Na edição de 2018 do HOSCARS, o “Oscar dos albergues”, o Home Lisbon Hostel (grande vencedor de 2017) ganhou o primeiro lugar na categorias de Melhor Hostel Médio e de Melhor Hostel de Portugal. Outros nomes que valem conferir pela capital são: Goodmorning Lisbon Hostel, Goodnight Hostel, Lisbon Calling, Lisbon Dream Guesthouse, Lisbon Destination, Hostel Hub New Lisbon e Lisboa Central Hostel – todos sempre bem avaliados, e com opções de quartos privados ou compartilhados.
Dica Voopter: opte por uma hospedagem pelo centro da cidade. Como Lisboa é uma cidade pequena, ficando pela região mais central você consegue fazer vários programas a pé e economizar.
6) Viaje na baixa temporada
Não importa o destino, viajando na baixa temporada você sempre tem mais chances de garantir melhores preços. Entre março e maio, durante a primavera; e entre o final de setembro e outubro, no outono, além das tarifas mais em conta você também vai encontrar temperaturas são mais amenas para curtir o destino.7
7) Vai viajar de trem? Garanta seu bilhete com antecedência
Se você vai viajar de trem (comboio) em Portugal e quer economizar, a dica é comprar suas passagens com antecedência. Vários trajetos possuem um número limitado de lugares com desconto e a redução pode ser de até 40%. Os bilhetes podem ser adquiridos até 60 dias antes da viagem. É claro que você pode comprar com 10 dias de antecedência, mas as chances de conseguir um valor promocional são menores.