O Dia do Rock é celebrado mundialmente no dia 13 de julho. A data marca o emblemático concerto Live Aid, realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e Filadélfia (Estados Unidos) no ano de 1985. O mega show tinha o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome da Etiópia e contou com a presença de grandes nomes do rock, como Paul McCartney, Bono Vox, George Michael, Phil Collins e David Bowie. Para comemorar, listamos os melhores destinos para quem é fã de rock e que marcaram a história do estilo pelo mundo. Olha só:

Londres


É claro que Londres não poderia ficar de fora. Rolling Stones, David Bowie, Queen, The Who, Sex Pistols, The Police, Led Zeppelin, Pink Floyd… A capital britânica é o berço de diversos nomes de peso na história do rock. E o que não falta são pontos turísticos musicais pela cidade, onde você também pode conferir um tour totalmente dedicado ao rock: o London Rock Legends Tour.



Não deixe de passar pela 23 Heddon Street, capa do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spider from Mars”, de David Bowie; e de visitar o Hard Rock Cafe de Londres - a loja atual é vizinha do primeiro estabelecimento do famoso bar, fundado em 1971. Sim, sabemos que o Hard Rock é uma parada beeeeem turistona. Mas o ponto abriga uma incrível coleção de artigos de grandes artistas, como a guitarra Flying V de Jimi Hendrix, e a folha de papel na qual John Lennon escreveu a letra de Help. Já em Camden Town, você pode não apenas tomar uma bebida no Hawley Arms - pub eleito como favorito pela cantora Amy Winehouse -; como também conferir a estátua feita em sua homenagem no centro do Stables Market. Ah, e claro, prepare a câmera para repetir a clássica foto na Abbey Road, que marcou a capa do álbum dos Beatles.

Liverpool




Parada obrigatória para os Beatlemaníacos, Liverpool está localizada a cerca de 2h30 de metrô de Londres. Lá você encontra o museu The Beatles Story Experience, que traça o percurso cronológico da carreira da banda. Há também o Magical Mystery Tour, onde os fãs percorrem diversos pontos importantes da história dos Beatles (a casa onde nasceu George Harrison, Penny Lane, Strawberry Field, a casa de infância de Paul McCartney). Quer mais? Visite o Cavern Club, bar que foi palco da primeira apresentação de Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison. Na verdade, o bar original foi demolido em 1973, mas basta atravessar a rua para encontrar o bar temático que reproduz boa parte do original.

Nova York




Nova York é cenário de importância na história da música, especialmente o punk rock dos anos 70. Foi lá que nasceram bandas como The Clash, The Ramones, Sex Pistols e Velvet Underground. É possível seguir os passos de diversos ídolos pelas ruas da Big Apple, especialmente pelo Brooklyn e o bairro de Queens. O Hotel Chelsea, por exemplo, tornou-se famoso pelos artistas que residiam lá, como Bob Dylan, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Patti Smith e Iggy Pop. Já no Central Park está o memorial Strawberry Fields, onde um mosaico com a palavra Imagine faz homenagem ao beatle John Lennon.

Memphis - Estados Unidos




Em Memphis, cidade do estado de Tenesse, nos Estados Unidos, a grande estrela é Elvis Presley. A mansão onde o astro viveu até sua morte é uma das atrações mais visitadas de todo o país - é a segunda casa mais visitada nos EUA perdendo apenas para Casa Branca. Você também pode visitar o Rock’n’Soul Museum, que revela detalhes da história musical de Memphis; a fábrica de guitarras Gibson, que possui um tour guiado; e a gravadora Sun Records, fundada em 1952, e por onde passou não apenas Elvis, mas também Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

Seattle - Estados Unidos




Seattle foi não apenas o berço do grunge nos anos 90, como também cidade natal do lendário Jimi Hendrix. A cidade do estado de Washington viu nascer artistas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam. Ou seja, já dá para saber que as ruas de Seattle guardam muita história quando assunto é rock. O museu Experience Music Project é parada obrigatória. Criado para homenagear Hendrix, o local mostra um panorama da história do rock’n’roll até os dias atuais. Outra parada imperdível é o Seattle Center International Fountain. Foi no local que os fãs de Nirvana se reuniram para ouvir a carta de suicídio de Kurt Cobain, lida por Courtney Love. Visite também o The Crocodile, bar que recebeu diversos ícones da música, incluindo R.E.M. e Mudhoney.

Dublin - Irlanda




Pensar na Irlanda e não lembrar da banda U2 é praticamente impossível. Dublin guarda vários pontos para os fãs que querem aprender mais sobre a história do grupo. Tem a escola onde os integrantes se conheceram, a loja de aparelhos para surdos Bonavox que serviu de inspiração para o nome artístico do vocalista (seu nome verdadeiro é Paul Hewson), bares que os artistas frequentavam, lojas, estúdios e outros locais que homenageiam a banda. O bar Whelans não pode ficar de fora do seu roteiro. Por seu palco já passaram Artic Monkeys, Jeff Buckley e Damien Rice.

Rio de Janeiro




Ainda que a Cidade Maravilhosa seja mais lembrada pelo samba, o rock também tem seu lugar de importância. Não é à toa que um dos maiores festivais de música começou no Rio de Janeiro. Desde 1985, o Rock in Rio traz astros renomados para seus palcos. E não podemos esquecer ainda do Circo Voador, casa de shows onde muitos artistas deram seus primeiros passos, como Os Mutantes, Paralamas do Sucesso e Cazuza; e que até hoje recebe excelentes nomes da música contemporânea.

São Paulo




Com a explosão do Rock no Brasil na década 80, diversas bandas paulistas ganharam destaque na cena do música nacional. Ira!, Titãs, Ratos de Porão, Ultraje a Rigor são apenas alguns dos nomes. O ponto mais importante para os fãs do rock’n’roll é, sem dúvidas, a Galeria do Rock. Apontado no Guinness Book como o local de maior concentração de estabelecimentos dedicados ao ritmo, a galeria é figurinha fácil de ser encontrada em diversas dicas de roteiros em São Paulo - cerca de cinco mil pessoas passam lá por dia. Também não faltam bares para conferir a produção de jovens grupos atuais.

E aí, qual o seu lugar preferido entre os destinos para quem é fã de rock? Pesquise as melhores ofertas de passagens aéreas para a sua viagem no site do Voopter.