Até os mais avessos aos clichês (o que inclui a autora deste texto), devem se render à antiquíssima expressão que ressoa pelos quatro cantos do mundo: “Em Roma, faça como os romanos”.
Sim, levar isso a sério é o passaporte para garantir que a experiência por aqui seja a mais autêntica possível – o que inclui, claro, um dos vértices mais importantes do DNA italiano, a comida! Um parênteses se faz necessário: tal conselho deve ser aplicado em toda a Itália, já que o país possui 20 regiões e cada uma delas tem uma cozinha bem particular, com suas receitas e ingredientes típicos.
Em solo romano, por exemplo, esqueça lasanha, risoto, bisteca Fiorentina – esses são pratos de Bolonha (Emiglia Romana), de Milão (Lombardia) e de Firenze (Toscana), respectivamente. Claro, eles vão aparecer em cardápios, sobretudo nos restaurantes do tipo ‘pega turista’ colados nos monumentos famosos – locais que você deve evitar também. Comida ruim e preços abusivos.
Pois bem, dito isso decore essas quatro ‘palavrinhas’ que podem permear, deliciosamente, seus dias na capital italiana: carbonara (gema, guanciale, pimenta-do-reino), cacio e pepe (pimenta-do-reino), gricia (pancetta e pimenta-do-reino), amatriciana (pancetta, molho de tomate e peperoncino – pimentinha seca); queijo pecorino é o ingrediente comum em todas elas, que formam o time das pastas clássicas daqui.
Onde comer em Roma? Segue algumas dicas de restaurantes para provar as clássicas massas da culinária romana sem medo de errar!
Armando al Pantheon (Salita dei Crescenzi, 31, Centro Histórico/Pantheon, tram/trem de superfície – 8)
Betto e Mary (Via dei Savorgnan, 99, Tor Pignattara, bus 105 – a partir da Estação Central Termini; ou 70, da Piazza Venezia)
Dar Moschino (Piazza Benedetto Brin, 5, Garbatella, metro B – Garbatella)
Enoteca Corsi (Via del Gesù, 87-88, Centro Histórico/Largo Argentina, tram 8)
Luma Bistrò (Via Otranto, 27/29, Centro Histórico/Prati, metro A – Ottaviano)
E, claro, a cozinha romana não é só isso, há muita coisa boa para devorar (e contar) aqui: a pizza quadrada, o supllì, as especialidades com alcachofra e flor de abobrinha. Nos vemos nos próximos posts!