Nova York, Miami, Orlando… Quando a gente fala de turismo nos Estados Unidos as primeiras cidades lembradas e as mais buscadas pelos brasileiros são essas. Contudo, o país reserva muitas outras surpresas para quem decide explorá-lo um pouco mais. Por isso, aqui vai minha dica: ao programar seu roteiro, seja pelos EUA ou Europa, se informe sempre sobre cidades próximas ao seu principal destino. Você pode descobrir passeios bem bacanas a poucas horas de distância. Esse é o caso de Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts e localizada a apenas três horas de carro da Big Apple.
Por lá, cultura e história chamam a atenção dos visitantes, bem como a alta qualidade de vida dos moradores. E, acredite, a melhor maneira de explorar a cidade é caminhando pelos seus bairros. Repare nos letreiros luminosos que brilham na região dos teatros. Já na Newbury Street o ir e vir das pessoas é constante. Galerias, cafés na calçada, boutiques e lojas de marca fazem com que a movimentação por ali seja sempre intensa. A região de Beacon Hill, por sua vez, está repleta de casas, praças bem-cuidadas e locais históricos.
Se você for atento vai perceber logo uma outra característica local: um grande número de estudantes, sendo muitos brasileiros. Além de atrair universitários com sua agitada vida acadêmica, Boston é muito procurada por quem faz intercâmbio e busca aprimorar o inglês. Nos meus dias pelo destino conversei com muitas pessoas e a descrição de todos sobre o lugar foi a mesma: um destino encantador, de povo amistoso e apaixonado por esportes.
História e Arte no roteiro

Meu primeiro passeio turístico pela cidade foi sugestão da carioca Célia Cristina, que conheci logo no primeiro dia. Professora de inglês, ela escolheu a cidade para fazer um curso profissional com duração de três meses. “O Freedon Trail é imperdível. Um experiência quase que obrigatória. A trilha passa por pontos importantes da cidade e, ao final dela, terminamos o dia conhecendo um pouco mais sobre história dos EUA”.
Então, lá fui eu! Como o nome já diz, esse é o Caminho da liberdade, que nos leva pelos locais que tiveram um papel importante na Revolução Americana. São cerca de quatro quilômetros começando no parque mais antigo do país, o Boston Common, e terminando na USS Constitution, em Charlestown. Fazer o trajeto é como voltar no tempo e entender como a história aconteceu. Observe cada parte do caminho, que inclui a Massachusetts State House, o Park Street Church e o Faneuil Hall, entre tantos outros.
Quem curte arte também não terá do que reclamar. A cidade conta com excelentes opções nesse quesito. O Museum of Fine Arts, por exemplo, possui excursões em diferentes idiomas e tem o segundo maior acervo do país. Há ainda o Isabella Stewart Gardner Museum e o Institute of Contemporary Art.

Já os apaixonados por literatura não devem perder a chance de conhecer a Boston Public Library (Biblioteca Pública de Boston). O local orgulha-se de ter um número impressionante de volumes: mais de seis milhões. Não bastasse isso, murais, afrescos, pinturas e esculturas completam os seus atrativos.
Para completar, aqui vão mais três sugestões: a Trinity Church, a John Hancock Tower e o Skywalk Observatory, para você ter uma vista incrível da cidade, principalmente no pôr do sol.
Diversão em família

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre programar ou não uma viagem para Boston, isso vai acabar agora! Para famílias com crianças eu sugiro incluir no roteiro o Boston Children’s Museum (Museu da Criança de Boston), onde elas podem tocar tudo. Em síntese, um paraíso para os pequenos! Anote aí mais três paradas: o New England Aquarium (Aquário da Nova Inglaterra), o Museum of Science (Museu de Ciência) e o Legoland Discovery Center (Centro de Descobertas Legoland).
Passear pelos parques Boston Common e Public Garden também é uma boa alternativa tanto para adultos quanto crianças. Se estiver viajando com seu amor aproveite para dar uma volta nos pedalinhos de Swan Boats. Já o Greenway, novo parque urbano da cidade, oferece um carrossel e banhos nas piscinas com esguichos e fontes.
E por falar com diversão em família, Boston também recebe muitos eventos esportivos, incluindo jogos profissionais, bem como universitários. Dependo da época da sua viagem vale tentar ir a um jogo de beisebol do Red Sox, mas caso não seja possível, há passeios durante todo o ano pelo mais antigo estádio de beisebol dos EUA, o Fenway Park (Parque Fenway).
Que tal conhecer Harvard?

Você certamente já ouviu falar na Universidade de Havard, referência em qualidade de ensino e pesquisa, e frequentemente retratada em filmes de Hollywood. Entretanto, você sabia que é possível visitar a instituição? Sim, pode acreditar. Localizada a poucos minutos de carro de Boston, Harvard fica na vizinha Cambridge, do outro lado do rio Charles. Você pode agendar um tour para conhecer o lugar e matar toda a sua curiosidade sobre ele. Legal, né? Aproveite para conhecer os restaurantes, lojas e livrarias da Harvard Square.
Além disso, Cambridge abriga também o famoso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Compras e gastronomia
Não posso terminar esse texto sem falar de um quesito muito importante para todo brasileiro que viaja aos EUA: compras. Sim, Boston oferece boas oportunidade para que a gente volte para a casa com novas aquisições na mala. E o melhor, temos isenção de impostos para roupas com valor inferior a US$ 175,00. Bom, né? Nos demais artigos, a taxa paga sobre o valor total é de 6.25%. Na cidade você vai encontrar as grandes lojas de departamento e distritos que concentram boa quantidade de opções como a Newbury Street, Downtown Crossing e Faneuil Hall Marketplace.
Quando a fome bater também não há motivo para medo. Eu destacaria os frutos do mar da região, servidos de diferentes formas, agradando os mais exigentes paladares. Fast food também não faltam, afinal, estamos falando de Estados Unidos. Além disso, duas vezes por ano, em março e agosto, o Dine Out Boston integra o menu da cidade. Durante o evento, chefs preparam refeições a preço fixo e com desconto.