Se você é daqueles que gosta de explorar destinos diferentes e apreciar belas paisagens, você não pode deixar de conhecer a incrível Ilha da Madeira! A ilha foi eleita três vezes como o melhor destino insular da Europa pela World Travel Awards.
Ela fica localizada no meio do Atlântico, mas é considerada uma parte de Portugal. Fica a cerca de 1h30 de avião de Lisboa e é um verdadeiro reduto de belas paisagens. O lugar tem origem vulcânica, por isso grande parte do seu relevo é montanhoso, o que proporciona vistas de tirar o fôlego. Admirar o nascer ou o pôr do sol a partir de uma dessas montanhas é uma experiência que todo viajante deve viver.
O clima pela ilha é ameno, no inverno a temperatura média é de 17ºC e pelo verão 25ºC. Pela influência da corrente quente do Golfo México, o mar também tem temperaturas bem agradáveis.
E como se já não tivesse falado de atributos suficientes para te convencer a conhecer um pouco mais desse paraíso, outra vantagem tentadora é que os preços são bem em conta! Há muitas opções de hospedagens e passeios gratuitos que você não vai precisar gastar nada para se divertir.
A extensão dá ilha é pequena, são cerca de 740 metros quadrados que são muito bem estruturados e com várias atrações incríveis. A vantagem da sua pequena dimensão é que alugando um carro é possível passear por todo seu território e conhecer vários pontos turísticos importantes em pouco tempo. Preparado para começar essa viagem?
Funchal
O roteiro pela Madeira começa no Funchal, a capital do arquipélago, uma pitoresca cidade que combina a natureza da ilha – com suas montanhas e jardins floridos – com uma grande variedade de opções gastronômicas de alto nível e hotéis luxuosos. É onde se pode alugar um carro para encarar essa aventura e onde desembarcam passageiros vindo de grandes cruzeiros durante todo o ano.
A oferta cultural de Funchal é vasta: é lá que está o Museu CR7, em homenagem ao jogador Cristiano Ronaldo, nascido na ilha, o Museu do Bordado, onde é possível descobrir mais sobre o famoso bordado madeirense, e a belíssima Fortaleza de S. Tiago, uma construção do século 17.
Curral das Freiras
A primeira parada é o Curral das Freiras, que fica no coração da ilha. Rodeado por enormes montanhas, o vilarejo cresceu em um vale criado por uma erosão e foi o refúgio de freiras que escapavam de piratas no século 16. Eira do Serrado e o Paredão são alguns dos pontos altos das montanhas que cercam a cidade, que oferecem as melhores vistas do vale.
Câmara de Lobos
Depois, é a vez da vila Câmara de Lobos, que dá as boas vindas com um lindo cenário de pequenos barcos coloridos ancorados em sua praia. A pesca é a principal atividade da cidade e, por isso, não faltam bares e restaurantes para saborear os frutos do mar da região, como o famoso peixe-espada preto.
Cabo Girão
Seguindo em direção ao oeste da ilha, chegamos a Cabo Girão, um dos icônicos mirantes locais, famoso por sua passarela de vidro a 580 metros de altura – uma das mais altas da Europa. O lugar tem vista para o mar e para a cidade de Funchal, e também conta com um café para uma refeição rápida. A atração é gratuita.
Ribeira Brava
Continuando na costa sul da ilha, a próxima parada é a Ribeira Brava. Esse ponto é perfeito para explorar um pouco da história religiosa da ilha, visitando a Igreja de São Bento, construída no século 15. Em junho, a pequena vila recebe uma das romarias mais conhecidas do país em honra a São Pedro, padroeiro da Madeira. Se o turismo religioso não te interessa tanto, você pode continuar viagem rumo à Ponta do Sol, um dos balneários mais importantes do destino. Por sua posição geográfica, aqui é o lugar onde o sol brilha por mais horas e também onde a temperatura é mais alta: o cenário ideal para um mergulho no Atlântico!
Calheta
O roteiro continua pela Calheta, uma praia artificial de areia dourada, onde fica um engenho de cana-de-açúcar que é perfeito para provar a aguardente madeirense. Depois, é possível subir até o Paúl da Serra, o maior e mais extenso planalto da ilha, que oferece belas vistas dos arredores.
Porto Moniz
A próxima parada é Porto Moniz, com suas icônicas piscinas naturais. Elas são formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente, e são de uma beleza deslumbrante. A poucos quilômetros dali está outra maravilha do litoral: a praia de areia negra de Seixal, um visual bem diferente para quem está acostumado com as praias brasileiras.
Ponta Delgada
A viagem passa então por Ponta Delgada, local que registra as temperaturas mais altas da costa norte da ilha. Percorre-se uma das estradas mais bonitas da ilha, a ER101, que passa por vilas típicas, como São Jorge e Ribeira Funda, e mirantes incríveis, como o Arco de São Jorge. Na estrada, vale parar para comprar frutas locais, como a banana da Madeira, diretamente dos produtores.
Santana
O itinerário faz uma parada em Santana, onde casinhas coloridas triangulares são o cartão-postal. Embora hoje em dia haja poucas dessas construções tradicionais – já que os moradores estão modernizando suas casas – ainda é possível encontrar algumas delas e até mesmo visitar seu interior.
Ponta de São Lourenço
Antes de voltar a Funchal e finalizar a aventura, não perca a oportunidade de passar pela Ponta de São Lourenço, no extremo nordeste da Madeira, o lugar ideal para amantes da caminhada. Com opções de trilhas de até seis horas de duração e mirantes como o Ponta do Rosto, um dos mais famosos da ilha, tem paisagens perfeitas para fotografar e levar incríveis imagens como recordação da viagem.