Com a pandemia do Coronavírus e as restrições de viagens muitas companhias estrangeiras tiveram que parar de operar voos para o Brasil. Mas nas últimas semanas elas já anunciaram algumas previsões para o retorno das atividades.
Contudo, todos os prazos previstos podem sofrer alterações dependendo das decisões dos governos e da abertura de fronteiras.
American Airlines
A American Airlines pretende retomar suas operações no mês de maio. A primeira rota que a companhia volta a operar é Miami – São Paulo/GRU, a partir do dia 7, com voos diários. Do dia 4 de junho a 20 de agosto essa mesma rota vai contar com mais um voo por dia. E no mesmo período mais três voos voltam a serem operados: Nova York/JFK – São Paulo/GRU, Miami – Rio de Janeiro/GIG e Miami – Manaus.
Emirates
A Emirates também programou a retomada das suas rotas no Brasil para maio, mas devido as incertezas da pandemia, adiou o retorno para julho. Os voos que ligam Dubai-São Paulo/ GRU serão operados a partir do dia 2, com quatro frequências semanais. E no dia 2 de agosto a rota Dubai – Rio de Janeiro/ GIG -Buenos Aires volta a ser operada quatro vezes na semana.
Já a rota Dubai–Rio de Janeiro/GIG–Santiago de Chile só voltará em 1 de setembro, com três voos semanais.
United
A United planeja retomar suas atividades no mês de junho. A previsão é que a partir do dia 4 ela voltará a operar Chicago- São Paulo/GRU e Houston- Rio de Janeiro/GIG. E no dia 5 de junho irá retomar seus voos para rota Newark-São Paulo/GRU.
A princípio a companhia tinha anunciado o seu retorno ainda para o mês de maio, mas teve que adiar mais algumas semanas.
Air Canada
A Air Canada pretende voltar a realizar a rota Toronto-São Paulo/GRU a partir do dia 1 de junho com três frequências semanais.
British Airways
A companhia britânica anunciou que planeja voltar a operar no Brasil a partir do 1 de maio, com voos diários de Londres/Heathrow e São Paulo/GRU.
Copa Airlines
A Copa ainda não definiu datas específicas para retornar ao Brasil. Porém informou que a proibição de voos no Panamá termina no dia 22 de maio. Com isso a companhia prevê retornar suas atividades até o dia 1 de junho. Entre o período de 23 a 31 de maio a empresa espera aumentar o número de voos humanitários, com objetivo de transportar passageiros de volta para suas casas.
Aeromexico
A Aeromexico informou que marco o seu retorno ao Brasil para o dia 1 de maio. A princípio serão dois voos por semana da Cidade do México a São Paulo/GRU.
Flybondi
A Flybondi pretende reativar suas operações por volta do dia 29 devido a restrição total de voos e fechamento das fronteiras na Argentina.
Alitalia
A Alitalia também planeja retomar seus voos para o Brasil. A previsão é que a partir do dia 16 de maio a companhia volte a realizar a rota entre Roma e São Paulo/GRU com três frequências semanais.