Chapada dos Veadeiros: 5 atrações que você não pode deixar de conhecer

Há 74 dias

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica localizado no norte de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. A área possui 240 mil hectares e abriga diversas espécies e vegetações únicas, além de ser repleta de nascentes, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. O parque foi considerado um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, pois dispõe de um dos mais ricos ecossistemas do mundo.



Lá conta com tantas atrações que fica até difícil montar um roteiro. Mas para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas das principais atrações que você não pode deixar de conhecer.

Trilha dos Cânions




Um dos grande atrativos da Chapada dos Veadeiros é a Trilha dos Cânions, que fica localizado no Alto Paraíso de Goiás. O acesso a essa trilha é por meio da Vila de São Jorge, se você pretende conhecer lá a dica é chegar cedo, pois possui um limite de 200 pessoas e a entrada só pode ser feita das 8h às 12h, porém é permitido permanecer no local até as 18h. A trilha possui cerca de 12km de extensão (ida e volta) e uma duração de 4 a 6 horas com uma dificuldade média.  

No local tem dois Cânions, o primeiro deles costuma fechar em alguns períodos do ano, para reprodução de alguns animais, portanto não se esqueça de se informar sobre os períodos que eles estarão abertos para visitação. Neles você terá oportunidade de ver incríveis paredões de rochas, paisagens deslumbrantes e quedas de água refrescantes!

Por essa trilha também é possível conhecer a cachoeira das Cariocas, que é considerada uma mais bonitas da trilha e umas das melhores para o banho. Ela tem diversas piscinas naturais espalhadas e é regada pelo sol durante todo dia.

Santa Bárbara




A cachoeira da Santa Bárbara também é um destaque na região. Ela possui cerca de 30 metros de altura e forma um rio de águas verde-esmeralda com grandes piscinas naturais. Para acessar o lugar é necessário chegar cedo também, o acesso é limitado a 300 pessoas por dia e possui uma trilha de 2km de dificuldade média saindo da Vila Kalunga Engenho II. Para ir lá é necessário pagar uma taxa de entrada e estar acompanhado de um guia.

Catarata dos Couros




A catarata dos Couros consiste numa sequência de corredeiras, cachoeiras e poços de água muito limpas. A grandiosidade das quedas é surpreendente, algumas chegam a 100 metros de altura. O percurso completo costuma começar pela Cachoeira da Muralha, depois na São Vicente, Parafuso, Bujão e Cânion dos Couros, todas imperdíveis!

Se você gosta de se aventurar nos pulos, lá é o lugar ideal, possui um local para pular com cerca de 15 metros de altura! A Catarata fica em São João D’Aliança, para acessá-la tem uma pequena trilha de 2km (ida e volta). É um passeio que vale a pena gastar um dia inteiro!

Fazenda Loquinhas


Outra parada que não pode ficar fora do seu roteiro é a Fazenda Loquinhas, o local fica bem próximo ao centro de Alto Paraíso, a cerca de 4km. Pelo fácil acesso é a opção ideal para crianças e idosos.No local possui duas opções de trilha, a Loquinhas, com sete poços, e a trilha Violeta, com outros seis poços.  O lugar chama atenção dos turistas pelos seus poços com tonalidades que variam entre azul e verde e pelas paisagens cercadas de mata e formações rochosas que criam um ambiente relaxante. Todos os poços são bons para banho, mas o da Vovó e o da Xamã são os preferidos de quem frequenta! Uma paisagem é mais surpreendente que a outra, vale muito a pena a visita.

Cachoeiras Almécegas 




Localizada na Fazenda São Bento, em alto Paraíso, estão as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II. A primeira possui uma queda de 45 metros de altura e a segunda de 8 metros! A trilha para acessar as cachoeiras são bem tranquilas, tem uma extensão de cerca de 800 metros. O local é uma propriedade particular e é cobrado um taxa de entrada. A dica é ir pela manhã próximo da hora do almoço, pois é um dos únicos horários que bate sol no lugar. Por lá não costuma vender água e comida, portanto não se esqueça de ir preparado!



Quem aí já conhece esse paraíso?

Esta oferta/dica foi escrita por Marianne Donner

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções