Conheça o castelo alemão que inspirou Walt Disney

Há 32 dias

Você pode até nunca ter ido à Disney, mas provavelmente já viu por aí fotos do Castelo da Cinderela, localizado no Magic Kingdom, em Orlando. Isso porque essa é a imagem mais icônica relacionada aos parques criados por Walt Disney. O que você provavelmente não sabe, é que ele foi inspirado em um castelo alemão localizado no sul da Baviera.

Walt Disney se inspirou no Castelo de Neuschwanstein para criar o Castelo da Cinderela

O Castelo de Neuschwanstein faz parte da chamada Rota Romântica, que percorre 300 quilômetros e inclui 28 cidades. Ele é, provavelmente, uma das atrações mais fotografadas da Alemanha. Situado na cidade de Schwangau, atrai milhares de visitantes todos os dias. Sua construção começou em 1869, foi ordenada por Ludwig II e inspirada no Castelo de Wartburg e nas obras do compositor alemão Richard Wagner.

Para Ludwig II, o castelo de Neuschwanstein era principalmente um refúgio. Rei da Baviera desde 1864, ele detestava sua residência oficial, na cidade de Munique, além disso, ele preferia se dedicar às artes. E quando não podia mais ser o soberano do seu verdadeiro reino, ele criou o seu próprio mundo encantado.


Crédito: Divulgação/ Germany Travel

Hoje, qualquer pessoa pode conhecer a magnífica construção. Ainda do lado de fora, é possível fazer uma foto perfeita com o castelo ao fundo. Para isso, basta parar na ponte Marienbrücke. Contudo, o mais legal é conhecer o seu interior. No inverno (segunda quinzena de outubro a março) as visitas acontecem das 9h às 15h, já no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 8h às 17h. A entrada para adultos custa 13 euros e para menores de 18 anos acompanhados dos pais é gratuita.

No tour pelo castelo alguns cômodos chamam a atenção, como o Salão dos Cantores. O local possui detalhes inspirados no Salão de Cantores e Festas do Castelo de Wartburg, porém, sendo ainda mais amplo e suntuoso que o original. A diferença é que, aqui, nunca ninguém cantou, nem nada foi festejado. Já a Sala do Trono, com dois andares, arcadas e quinze metros de altura, tem uma ornamentação ofuscante em azul e ouro.

Diz a história que o interesse maior de Ludwig II era o "Salão do Santo Graal", que combinava sua paixão pela Idade Média com a técnica mais moderna da época. Já os seus aposentos tinham inspiração no gótico e, mais uma vez, os detalhes fazem referência às óperas de Wagner, como a pia com uma torneira em forma de cisne, uma homenagem à ópera "Lohengrin". Uma outra atração de Neuschwanstein é a gruta com pequenas cascatas e iluminação colorida, que transmite a ilusão de se estar em uma gruta de estalactite.

Se você ficou curioso e deseja conhecer de perto o castelo então precisa começar a programar uma viagem para a Alemanha! É hora de transformar o conto de fadas em realidade!


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções