Carnaval 2020

Carnaval no Rio: saiba como curtir a folia na capital fluminense

27/01/2020 17:32

Ô abre alas… que vai começar o maior show da terra. Você já deve ter percebido que o “esquenta” para o Carnaval começou. A cada fim de semana os chamados “ensaios” de artistas famosos reúnem um público ávido por diversão. Para nós, que somos apaixonados por viagens, essa é mais uma oportunidade de arrumar as malas e embarcar rumo a um novo destino (ou mesmo para um velho conhecido). Claro, há quem prefira aproveitar o feriadão para fugir do tumulto, mas muitos outros – assim como eu – adoram esse clima de alegria que invade as cidades nesta época do ano.

Primeiramente eu quero saber: você sabe qual o destino mais buscado pelos usuários do Voopter para curtir o Carnaval? Eu te digo: a Cidade Maravilhosa! O resultado não é nenhuma novidade, já que motivos para isso não faltam. Cerca de 1,9 milhão de turistas devem passar pelo Rio no pré-carnaval e no Carnaval. Ao todo, serão sete milhões de foliões nas ruas, bem como arredores da cidade.

Já comprou sua passagem? Quer dicas do que fazer por lá? A gente te ajuda!

Foto de desfile de Carnaval no Rio

Atrativos turísticos da cidade

Quem visita o destino pela primeira vez deve incluir na programação os tradicionais cartões-postais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Ambos possuem uma vista espetacular da cidade e servirão para você fazer aquela foto perfeita para levar de recordação. Compre seus ingressos com antecedência, pela internet, afinal, ninguém gosta de enfrentar filas e decepção. Após sua visita ao Pão de Açúcar, aproveite para beber um refri ou uma cerveja gelada apreciando o pôr do sol na mureta da Urca. O lugar é um point e fica cheio aos finais de semana por conta do clima agradável e da vista para a Baía de Guanabara.

Durante seu período na cidade separe um tempo para conhecer o Museu do Amanhã e o Aquário do Rio, ambos na Zona Portuária carioca. Por ali também fica a nova atração da cidade: a roda gigante Rio Star. E, claro, entre um bloquinho e outro você vai querer dar um mergulho nas praias locais. Você pode optar pelas badaladas Copacabana ou Ipanema, que de fato são lindas! Ou ir até a Barra da Tijuca, bem como Recreio, regiões que atraem um público cada vez maior. Independente da sua escolha, aproveite para comer o famoso biscoito Globo e beber um mate geladinho. Um verdadeiro programa de carioca.

Foto da Marquês de Sapucaí

Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí

Claro que a primeira imagem que nos vem à cabeça quando falamos do Carnaval carioca é da Marquês de Sapucaí. Acredite, a experiência de ver os carros alegóricos e as fantasias de pertinho, bem como ouvir o som da bateria ali do seu lado, é inesquecível.

Neste ano – somando todos os dias de desfiles – é esperado um público de 500 mil pessoas. Em 2020, 13 agremiações desfilam pelo Grupo Especial. No domingo (23/2) desfilam: Estácio de Sá, Viradouro, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, União da Ilha e Portela. Na segunda-feira (24/2) é a vez de: São Clemente, Vila Isabel, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Mocidade e Beija-Flor.

E aqui vai a minha dica, assistir ao desfile do “Grupo A”, que acontece na sexta (21/02) e no sábado (22/02), também é sensacional e, detalhe, com ingressos mais baratos.

Blocos de Rua

No Rio, mesmo quem não pode gastar dinheiro com a arquibancada ou camarotes da Sapucaí, não fica de fora da festa. Isso porque os bloquinhos já viraram tradição e se espalham por toda a cidade: Zona Sul (133), Zona Oeste (53), Zona Norte (123), Tijuca (56), Centro (133), Barra e Jacarepaguá (45). Em 2020, foram cadastrados, ao todo, 543 desfiles. Então, provavelmente, não importa onde você vai se hospedar, você certamente vai encontrar um bloco para “chamar de seu”.

Programe-se para os grandes blocos no Rio:

  • 2 de fevereiro: Bloco da Lexa
  • 9 de fevereiro: Carnaval Square (Claudia Leitte)
  • 15 de fevereiro: Chora me Liga
  • 16 de fevereiro: Bloco da Preta
  • 22 de fevereiro: Cordão da Bola Preta
  • 25 de fevereiro: Fervo da Lud
  • 29 de fevereiro: Bloco das Poderosas
  • 1º de março: Monobloco

Transporte

Para curtir os blocos do Centro da Cidade é melhor se locomover de VTL, o mesmo serve para deixar o Aeroporto Santos Dumont e a Rodoviária Novo Rio. Para ir até a Zona Sul utilize o metrô e para chegar à Zona Oeste, opte pelo metrô (Estação Jardim Oceânico) com integração ao BRT.

Em síntese, seja na arquibancada ou camarote, na Sapucaí ou nas ruas, o Rio de Janeiro é um destino, de fato, imperdível quando o assunto é Carnaval!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS