Cancún x Playa del Carmen: descubra as diferenças e programe sua viagem

Há 35 dias

Decidiu curtir suas férias no Caribe Mexicano, mas ainda não sabe onde se hospedar? Calma, não precisa se desesperar. Essa é uma dúvida muito comum que passa pela cabeça da maioria dos turistas na hora de programar a viagem. Entre os destinos mais conhecidos, dois despontam no interesse de viajantes de todo o mundo: Cancún e Playa del Carmen, ambos situados no estado de Quintana Roo. Então o que os diferencia? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? A gente te conta tudo o que você precisa saber.

Cancún

Se você pensa em se hospedar em um resort all inclusive e quer curtir todas as mordomias que ele proporciona, sem se deslocar muito ou explorar as redondezas com frequência, então vale escolher Cancún. O destino é moderno, badalado e com distâncias amplas. A Zona Hoteleira reúne inúmeros resorts com praias privativas, ou seja, que só acessadas por quem está hospedado por lá.

A infraestrutura oferecida por eles impressiona e satisfaz. A maioria possui cerca de cinco restaurantes, com dois no estilo self-service e os demais - no modelo à la carte – exigindo agendamento, mas de forma gratuita. É uma delícia aproveitar as piscinas, caminhar pela areia e curtir todo o conforto das espreguiçadeiras com serviço de garçom em plena na praia. Cansou? É só dar alguns passos e seguir para descansar no seu quarto!

Cancún

Gosta de badalar? Cancún possui uma das vidas noturnas mais famosas do México, portanto, se isso for essencial na sua viagem, então mais uma vez você pode optar por ela. Por lá são muitos os clubes, incluindo o mais famoso deles: o Coco Bongo. Muita gente se encontra ali em meio a luzes e sons, e fica difícil até saber para onde olhar. A entrada não é barata, mas vale a experiência e a sensação de que a vida é uma festa (pelo menos naquelas horas ali entro). Se você quiser outras opções vale conhecer também o Dady' O, Roots Jazz Club e Basic, todos funcionam a madrugada toda e só fecham as portas quando o último cliente decide ir embora.

Já Playa del Carmen é menor e tem como vantagem ficar a pouca distância dos principais atrativos da Riviera Maia. Isso mesmo, partindo dela o deslocamento para explorar a região é bem mais simples. Ou seja, é uma excelente opção para quem quer conhecer praias de areias finas e brancas, com águas verdes-azuladas, mas não tem a intenção (ou condição) de pagar altos preços muitas vezes cobrados pelos resorts all inclusive de Cancún.

Playa del Carmen

Nos últimos anos Playa del Carmen caiu nas graças de visitantes de todo o mundo e a verdade é que não deixa a desejar. Na Quinta Avenida você vai encontrar variadas opções de bares, restaurantes, lojas e centros noturnos. Um ponto característico são os clubes de praia, que estão tornando-se cada vez mais populares. Já o Cenote Chaak Tun é um tesouro ecológico onde o turista pode nadar em um ambiente natural com águas cristalinas.

Distâncias dos principais atrativos:

Tulum
Distância de Cancún: 130 km
Distância de Playa del Carmen: 63 km

Para conhecer a Zona Arqueológica de Tulum, com sua cidade murada de frente para o oceano, é preciso sair cedo do hotel. O parque que guarda muito do que restou da civilização Maia, com ruínas intactas, abre às 8h e ao longo do dia vai ficando cada vez mais cheio. Tulum foi uma fortaleza Maia que viveu seus momentos de glória no final do período clássico (por volta do ano 1000 d.C.). A mais icônica das estruturas, chamada “O Castelo”, encontra-se na beira de um escarpado de onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar. Este é, sem dúvida, o canto mais fotografado da região. Se você preferir evitar as aglomerações, a melhor opção é ir numa terça-feira de manhã.

Isla Mujeres
Distância de Cancún até o ferry para a Ilha: 20 km
Distância de Playa del Carmen até o ferry para a Ilha: 75 km

A ilha é muito bacana para quem busca relaxar e mergulhar em piscinas panorâmicas. As águas tranquilas e os belos recifes de corais na região oeste de Isla Mujeres são a alternativa perfeita para praticar snorkel ou mergulho, mesmo que você seja iniciante. Não deixe de visitar El Farito, a ecológica Isla Contoy ou as esculturas submarinas perto do recife Manchones. Aproveite também para nadar com o tubarão-baleia, ir até o fundo do mar, nadar com golfinhos, se aventurar na tirolesa ou em passeios de bicicleta.

Xcaret

Xcaret
Distância de Cancún: 74 km
Distância de Playa del Carmen: 10 km

Umas das principais atrações diurnas do Parque Xcaret é a “Caleta”, onde você pode fazer mergulho livre e apreciar, com bastante clareza, coloridos peixes ao seu redor. Também é possível nadar com golfinhos, tubarões, ou pular em poços naturais, bem como ter aulas de mergulho, visitar o aquário de coral ou olhar o tanque de tartarugas gigantes onde é possível alimentá-las. Se você souber nadar, explore o rio subterrâneo e viaje por meio das cristalinas águas. Prepare-se para longas filas e avalie qual a melhor opção de ingresso para você.

Xel-Há
Distância de Cancún: 115 km
Distância de Playa del Carmen: 48 km

O Xel-Há é mais barato que o Xcaret e ainda por cima é all inclusive, contudo, possui uma quantidade menor de atividades quando comprado ao parque anterior. É ideal para mergulhar de snorkel e admirar centenas de espécies. Interessante observar o fenômeno da haloclina e da termoclina, um efeito visual obtido quando a densa água do mar e a água doce dos rios se misturam. É ótimo para praticar atividades de aventura, como saltos e tirolesa.

Cozumel
Distância de Cancún até o ferry para a Ilha: 65 km
Distância de Playa del Carmen: apenas viagem de ferry

Graças à sua grande biodiversidade marinha, Cozumel é considerado ideal para a prática de mergulho. Os grandes bancos de corais que formam jardins submarinos vivos são o lar de uma rica e variada fauna marinha. Para completar, Cozumel oferece paisagens encantadoras, com uma ampla variedade de atividades de ecoturismo, como tirolesa, rapel, kitesurf, windsurf, surfe, nado com golfinhos, snorkel, pesca, golfe, passeios de motocicleta, bicicleta, canoa e caiaque. Se tiver tempo visite o Parque Nacional Chankanaab e a zona arqueológica de San Gervasio.

E aí, já sabe em qual destino vai se hospedar? Seja qual for, a viagem certamente será incrível. Então não perca tempo e voa para o Voopter para garantir as melhores ofertas em passagens aéreas!


Esta oferta/dica foi escrita por Plantão Voopter

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções