Ecoturismo

Cachoeiras do Brasil: destinos para você se refrescar no verão

09/12/2019 18:00

Quem mais aí já está na contagem regressiva para o verão? Eu já estou ansiosa pelo dia 22 de dezembro, quando a estação mais quente do ano começa oficialmente. E num país tão amplo como o nosso, as opções para curtir os dias de sol vão muito além das praias. Há quem, inclusive, prefira as águas doces e geladas das cachoeiras ao invés da areia e da água salgada do mar.

Se você pensa assim ou simplesmente busca desbravar novas atrações nacionais, então vai gostar dessa lista de sugestões que preparamos. São destinos famosos pela natureza exuberante, que reúnem cascatas, lagoas e uma beleza sem igual.

Confira abaixo:

Ibitipoca (MG)
Conceição de Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, em Minas Gerais, que fica localizado na zona da mata mineira. O lugar vem ganhando cada vez mais destaque entre os turistas por conta do Parque Estadual que fica a 3km da vila e abriga uma série de belezas naturais, com nada menos que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo! Ou seja, se é cachoeira que você busca nesse verão, então este pode ser o destino certo! Para visitar o parque é cobrado um valor de R$20 durante a semana e R$25 nos finais de semana. O parque funciona das 7h às 18h, todos os dias, exceto nas segundas-feiras. Ele possui um limite diário de 600 visitantes, portanto a dica é chegar cedo para não correr risco de não entrar! A Janela do Céu é um dos cartões-postais de Ibitipoca e merece sua visita.

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina (BA)
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Bahia, é o segundo maior parque nacional do Brasil. O destino é o refúgio perfeito para quem curte natureza e aventura. A vila, que era conhecida como a capital do diamante (daí que vem a história do nome) e um charme só, com ruas de paralelepípedo e construções coloniais. Por lá não faltam boas pousadas, lojinhas, agências de ecoturismo e restaurantes para conhecer. No seu roteiro inclua o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira do Mosquito, o Poço do Diabo, a gruta da Lapa Doce, a Cachoeira do Sossego, a gruta da Torrinha, a gruta da Pratinha, o tour de barco por Marimbus (o pequeno pantanal da Chapada) e a Cachoeira do Roncador. Os Poços Azul e Encantado também são imperdíveis.

Chapada dos Guimarães (MT)
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, reúne muitas opções de cachoeiras, corredeiras, mirantes com vistas espetaculares, cavernas e trilhas em meio à típica vegetação do cerrado. O lugar é um verdadeiro convite à natureza, com uma área reservada de 33 mil hectares. Para conhecer a Chapada e aproveitar cada atração que o parque abriga é necessário reservar pelo menos três dias para a viagem. Entre as atrações da região, destacam-se o Vale do Rio Claro; o Circuito das Cachoeiras – também conhecido como Caminho das Águas -; a caverna Casa de Pedra; a Cidade de Pedra e o Morro São Jerônimo. Claro que não se pode visitar a região sem conhecer a emblemática cachoeira Véu de Noiva, grande atrativo local!

Bonito

Bonito (MS)
Em poucos lugares no mundo um nome foi dado com tanta propriedade quanto Bonito, no Mato Grosso do Sul. Lagos e rios cristalinos; paisagens cênicas e vida animal abundante fazem parte dos atrativos desta cidade. O turismo por lá é estritamente controlado e todas as atrações precisam ser agendadas com antecedência e reservadas com operadoras locais. Entre todos os tours de flutuação em Bonito, o Rio da Prata é o mais famoso! Já a Lagoa Misteriosa é um dos mais novos passeios da cidade e também um dos mais concorridos. Por fim, o Abismo Anhumas é uma atração diferente de qualquer outra. O mergulho – em águas de beleza indescritível – é o ponto alto do passeio depois do rapel (100 metros descendo por corda 100 metros descendo por corda).

Canela (RS)
No Rio Grande do Sul a nossa dica é a cidade de Canela, pertinho da famosa Gramado. Por lá as principais atrações ficam ao ar livre, em contato com a natureza. O verde da mata dá o tom de Canela e sair para explorar a cidade e seus encantos é uma ótima pedida. São muitas as atrações naturais para toda a família. Entre elas, vale destacar a paisagem do Parque da Ferradura e o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome. Para conhecer a cascata do Caracol há duas possibilidades: a primeira é caminhar até um mirante – não é permitido acesso a banho. A segunda é de bondinho pelo Parque da Serra. Atração aberta há poucos anos, os bondinhos te levam à parte alta da montanha e de lá é possível fazer lindas fotos tendo a cascata como pano de fundo!

Jalapão

Jalapão (TO)
O Jalapão está na moda! Localizado no Tocantins, trata-se de um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um grande parque estadual – maior que os estados de Sergipe e Alagoas, por exemplo. As atrações são todas naturais e você consegue chegar até elas de carro. A cidade de Mateiros, a 160 KM de Ponte Alta do Tocantins, é onde está concentrada a maior parte das atrações. No trajeto das cachoeiras não deixe de visitar a Cachoeira do Formiga, para muitos a mais bonita da região. A queda não é muito grande, mas suas águas formam uma impressionante piscina natural azul-esverdeada. Outro programa obrigatório é conhecer os fervedouros do Jalapão. Um dos mais famosos é o Fervedouro do Ceiça, com capacidade máxima de dez visitantes por vez e permanência total de 20 minutos. Vale lembrar que fervedouros são poços de onde a água brota com muita pressão, impedindo o banhista de afundar. O Fervedouro Bela Vista, em São Félix do Tocantins, é o maior e também um dos mais bonitos, além de contar com excelente infraestrutura.

Mauá

Visconde de Mauá (RJ)
Localizada na divisa entre os estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Visconde de Mauá possui cachoeiras, trilhas e o clima aconchegante de serra. A Cachoeira do Escorrega é uma das mais famosas do destino. Ela leva esse nome pela grande pedra lisa que forma um escorrega natural. Não tenha medo e encare a descida, uma experiência muito divertida! Já a Cachoeira de Santa Clara é considerada por muitos a mais bonita da região, formada por um paredão de pedra de aproximadamente 50 metros. Além da grande queda, forma-se uma grande piscina natural.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS