Começou a contagem regressiva para a Black Friday 2020. A maior campanha de vendas realizada no nosso país ocorre na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, mas o chamado “esquenta”, período que antecede a data oficial, já está a todo vapor.
Gol, Latam e Azul, por exemplo, já anunciaram tarifas reduzidas. Ou seja, essa pode ser a chance que você esperava para garantir sua viagem pagando pouco. Dados oficiais apontam que em 2019 os preços das passagens aéreas na Black Friday caíram até 75% e a estimativa é que isso se repita agora.
Que tal tirar do papel aquele sonho de conhecer um destino novo? Ou ainda concretizar agora as férias que foram adiadas em virtude da pandemia de coronavírus? Se você ainda está receoso com o COVID-19, pode optar por bilhetes para o segundo trimestre de 2021, quando estima-se que a transmissão do vírus estará ainda menor e as restrições impostas por muitos países devem ter terminado. Neste momento atípico, vale ressaltar também que muitas companhias aéreas não estão cobrando taxa de remarcação (confira na hora da compra), o que é um grande incentivo.

6 passos para fazer a compra certa
Se você, assim como nós, ama viajar e já está roendo as unhas de ansiedade, esperando encontrar os melhores preços, cuidado. É preciso ter cautela para aproveitar a Black Friday da forma correta. Por isso listamos seis orientações que você deve seguir. Anote aí:
1 – Tenha foco
Faça uma lista dos destinos que te interessam, assim fica mais fácil acompanhar as ofertas durante a Black Friday. Lembre-se que passagens aéreas não podem ser “revendidas” e, no caso das promocionais, muitas vezes têm taxas de remarcação ou cancelamento, por isso, tome cuidado para não ser impulsivo.
2 – Acompanhe os preços
Após definir os destinos desejados acompanhe os preços praticados pelas companhias aéreas e agências de viagens nos dias anteriores à Black Friday. Vale ficar atento e conferir os valores cobrados dia a dia para que você tenha uma base de comparação no dia 27/11. Assim você evita comprar “gato por lebre” ou aquele famoso caso da “metade do dobro”.
3 – Cuidado com sites falsos e preços maquiados
Desconfie de preços muitos tentadores em sites que você não conhece. Fique atento à reputação da empresa. Nesta época do ano o número de golpes tende a aumentar. Registre toda a comunicação realizada com a empresa vendedora. Vale dar print na tela após a compra.
4 – Fique atento aos detalhes
Ao comprar a sua passagem você pode não perceber que aquele preço sensacional é para um voo que ocupará dois dias de sua viagem, com conexões longas e que te fazem voar por muito mais tempo do que o necessário. Avalie as melhores opções.
5 – Seja ágil
Após achar a oferta ideal para você, é preciso ser ágil. Como a demanda estará grande, pode ser que você tenha que tentar várias vezes até conseguir finalizar a operação.
6 – Seja flexível
Passagens para determinadas datas como Natal, Réveillon ou feriados, por exemplo, geralmente são mais caras. Por isso, nestes casos, o ideal é ter flexibilidade e fugir daqueles dias mais procurados. Tente viajar dois dias antes e voltar também dois dias depois. De forma geral, se você tiver a chance de escolher, fuja das altas temporadas, assim a chance de encontrar preços mais baixos será maior.

Como o Voopter pode te ajudar?
Se você quer aproveitar as ofertas das principais companhias aéreas e agências de viagem on-line, você pode contar com a nossa ajuda. O Voopter otimiza o seu tempo! Quer saber como? A gente te explica:
Disponível gratuitamente para android e IOS, o app do Voopter é o jeito certo e rápido de encontrar passagens aéreas baratas o ano inteiro e, claro, especialmente durante a Black Friday. Além disso, nós avisamos você pelo app quando encontramos alguma oferta incrível.
Não esqueça de ser cadastrar. Assim você receberá, em primeira mão, as notificações de ofertas incríveis que encontramos. Se você acessa o Voopter do seu computador, não tem problema. É só aceitar nossas notificações e ficar por dentro das melhores dicas e ofertas de viagem!
Já sabe pra onde quer viajar? Tem ideia de quanto quer pagar? Então deixa que a gente busca para você e te avisa quando encontrar a passagem ideal de acordo com o que você nos contou. Funciona assim: no Alertas do Voopter você escolhe para onde quer ir, até quanto quer pagar e o intervalo de datas que gostaria de viajar. Quando sua passagem aérea for encontrada você será avisado via notificação.
E tem mais. Um dos diferenciais do Voopter é o calendário multidatas. Marque dias diferentes de ida e volta segundo a sua disponibilidade e o Voopter encontra a combinação mais barata em segundos. Se você já sabe quando poderá viajar, aproveite a Black Friday e escolha até 4 opções de datas para ir e outras 4 opções para voltar e em segundos você saberá qual a passagem aérea mais barata dentro deste intervalo.

Como tudo começou
A Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Trata-se de um dia de descontos organizado pelo varejo. Originalmente criado nos Estados Unidos, o evento foi “importado” por outros países, incluindo o nosso. Ele ocorre no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, data religiosa em que os americanos celebram as bênçãos que tiveram durante o ano. Na prática, o dia de descontos é realizado na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, no próximo dia 27.
Impactos da pandemia na Black Friday 2020
A pandemia do coronavírus impactou diretamente na vida do brasileiro em diversos aspectos, entre eles a forma como as compras são feitas. Nos últimos meses, com mais pessoas em casa, o e-commerce cresceu de forma abrupta. O consumidor aprendeu a comprar online e passou a gostar disso.
A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que a Black Friday 2020 deve movimentar R$ 3,74 bilhões e alcançar o maior faturamento desde que a campanha surgiu no Brasil, em 2010.
Cyber Monday, mais uma chance
Se você não encontrar o que procura na Black Friday, não desanime. Três dias depois, na segunda-feira, 30/11, é a vez da Cyber Monday. A data, que originalmente tinha como foco os eletrônicos, como notebooks e smartphones, hoje também traz ofertas tentadoras de passagens aéreas e pacotes de viagem. Vale ficar atento.