Golden Gate: a incrível experiência de atravessar a ponte de bike

Há 37 dias

A Califórnia é um estado plural, que se destaca quando o assunto é turismo. E entre todas as cidades, uma possui um charme em especial: São Francisco. Eu me apaixonei desde a primeira vez que estive por lá. E quando falamos sobre o destino uma imagem em especial nos vem à mente, a imagem do principal cartão-postal local, a ponte Golden Gate. É possível avistá-la de vários pontos da cidade, mas, garanto, alugar uma bicicleta e atravessar a ponte pedalando não tem preço, uma daquelas experiências que ficarão para sempre na sua memória.

Uma aventura. Essa é a melhor forma de descrever o trajeto, A verdade é que topei o passeio sem saber ao certo o que me esperava ao longo do caminho (e sem saber realmente o tamanho de todo o percurso). As bicicletas são alugadas em vários pontos da cidade, mas a opção mais popular – e escolhida pelo grupo do qual eu fazia parte – sai do Fisherman's Wharf, perto do cais. Por ali várias lojas alugam as bikes e os equipamentos de segurança por cerca de US$ 35. O objetivo era simples: atravessar a ponte até Sausalito (são cerca de 13,5 kms) e voltar de ferry.

A experiência, apesar de bem interessante, é cansativa (bom, principalmente para pessoas sedentárias como, admito, eu sou). Portanto, já aviso que é preciso disposição e algum preparo físico para encarar todo o trajeto. Ah, e tempo livre. Para aproveitar com calma o passeio reserve ao menos metade do dia. Vale sair do seu hotel de manhã ou no começo da tarde. Evite horários de neblina e também dias com temperaturas baixas.

Outra dica preciosa diz respeito ao seu traje, escolha uma roupa adequada para pedalar, como calça legging, bermuda e tênis, por exemplo. E, claro, carregue com você uma garrafinha de água, já que a duração do trajeto vai depender do seu ritmo. Por último, não se esqueça do protetor solar.

Algumas ladeiras fazem parte do caminho (prepare-se, São Francisco é cheia delas). O jeito é descer da bicicleta e empurrá-la. O mais legal de tudo são as fotos tiradas durante o percurso. São vários pontos estratégicos para ter como pano de fundo a imponente Golden Gate. Há também mirantes e banheiros que podem ser usados pelo público.

Ao chegar à ponte nem pense em parar. O lado reservado para bicicletas é bem movimentado e o vento fortíssimo. Nesse pedaço a força nas pernas tem que ser ainda maior. Todo o esforço, contudo, é compensado com a sensação de liberdade que se tem nesse momento. Algo realmente fora do comum.

Após uma hora (em média) pedalando, em certos momentos por lugares bem desertos e em outros dividindo espaço com os carros – além de levemente exausta – chegamos a Sausalito, um lugar bem bucólico. Logo na entrada há um grande estacionamento de bikes, então aproveite para deixar a bicicleta por lá e vá conhecer a região.

São muitas as galerias e boutiques. O ideal é aproveitar para almoçar em um dos cafés à beira-mar ou em algum restaurante ao ar livre. Outra boa escolha é fazer um piquenique no Gabrielson Park. Após a refeição, siga caminhando ao longo da marina e admirando o porto cheio de navios.

A volta até São Francisco é feita de ferry. A travessia demora cerca de 20 minutos. Nesta hora é preciso ficar atento ao processo de embarcar e desembarcar, já que o número de passageiros e bicicletas é grande e você terá que deixar sua bike num espaço reservado especificamente para elas. Já acomodada, comprei uma bebida, sentei no andar de cima do barco e apreciei a vista rumo a São Francisco. Um fim de tarde espetacular.


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções