Você pode até nunca ter passado por isso, mas certamente sabe de alguma história a respeito. Imagine chegar no aeroporto pronto para aquela viagem de férias e, no momento do check-in, perceber que não carrega consigo um documento de identificação com foto. Nessas horas não tem jeito, nem adianta implorar, seu embarque não será permitido. Difícil descrever a sensação de ver todos os seus planos indo por água abaixo. Por isso, vou confessar algo a vocês. Antes de sair de casa, sempre confiro (diversas vezes) se minha identidade, carteira de motorista ou passaporte (no caso das viagens internacionais) estão na bolsa.
O que você talvez não saiba é que existem aplicativos que podem te salvar caso você caia nessa roubada. Isso mesmo, apps que são aceitos para o embarque em voos nacionais! Em síntese, é a tecnologia atuando como aliada no nosso dia a dia.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), além das versões originais ou cópias autenticadas do documento de identificação, o viajante pode usar as versões eletrônicas. Isso vale para a nossa Carteira Nacional de Habilitação, bem como para o Título de Eleitor com foto. Quando for lançado, em maio deste ano, o Documento Nacional de Identidade (DNI) também será aceito.
Carteira Nacional de Habilitação Digital

A CNH-e funciona por meio de um aplicativo para celular, que está disponível tanto para os sistemas Android e iOS. O app é acessível também offline, isto é, sem a necessidade de estar conectado a dados móveis ou Wi-Fi. Quem já possui a carteira de motorista com o QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) pode solicitar a CNH-e sem a necessidade de ir ao Detran ou obter o certificado digital.
e-Título

O e-Título permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Atenção, é preciso ter cadastrado a biometria em um cartório eleitoral.
Documento Nacional de Identificação (DNI)
O Documento Nacional de Identificação (DNI) digital dispensará a apresentação de CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor. O projeto piloto está sendo conduzido com os servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério do Planejamento (MP). A expectativa é de que o documento esteja disponível para todos os cidadãos a partir de maio deste ano. Para obter o documento você deverá fazer o download do aplicativo e um pré-cadastro. Depois disso deve comparecer a um ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para concluir o seu cadastro.
Dicas para o embarque:

- Nas versões digitais são aceitos apenas os documentos mostrados diretamente no aplicativo do celular – capturas de tela e fotos não são válidas;
- Outros documentos, mesmo com foto, como a carteira de estudante, não são aceitos para o embarque;
- Algumas companhias aéreas recomendam que, para evitar problemas, o documento apresentado tenha sido emitido até, no máximo, 10 anos antes da data da viagem;
- Para o embarque em voos ao exterior é preciso apresentar o passaporte — a não ser para países que também aceitam a carteira de identidade (original): Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;
- Muitos países exigem que o passaporte seja válido por, no mínimo, três meses além da data da viagem (essa exigência pode chegar a seis meses, como é o caso do Reino Unido, por exemplo);
- Muitos países exigem visto e, nesses casos, você também terá que apresentá-lo no embarque.