Listamos 8 aeroportos que são uma atração à parte em qualquer viagem

Há 33 dias

Como você definiria um aeroporto? A pergunta é simples e a primeira imagem que passa na nossa cabeça é de um lugar, na maioria da vezes, sem muita graça, sem nada de novo, onde anda-se muito entre um ponto e outro e que não oferece nenhuma experiência fora do comum. Quando o tempo de conexão é grande, aí a espera para o embarque parece não ter fim.

Se é assim que você pensa, então vai rever seus conceitos ao conhecer esses 8 aeroportos que listamos abaixo. Todos eles são especiais por um bom motivo e, garanto, podem ser tornar uma atração à parte na sua próxima viagem!

Aeroporto Courchevel, nos Alpes Franceses - França
Você por acaso lembra da abertura do filme “007 – O Amanhã Nunca Morre”, de 1997? Ela foi gravada no Aeroporto de Courchevel, construído em uma área de esqui nos Alpes Franceses. O local de fato parece mais uma pista de esqui do que um desses tradicionais aeroportos com quais estamos acostumados. Assim como o Aeroporto Internacional da Ilha de Madeira, os pilotos também precisam de uma certificação especial para pousar em Courchevel. Se você gosta de adrenalina e também quer ter a experiência de pousar cercado pela neve e pelas montanhas, então já sabe qual o seu próximo destino!

Aeroporto Internacional de Istambul – Turquia
Imagine um “aeroporto cidade”. É assim que o novo aeroporto de Istambul, na Turquia, foi apresentado ao público. Inaugurado no ano passado, ele possui capacidade para receber 90 milhões de passageiros até 2021 e 200 milhões de passageiros até 2028. Essa quantidade é quase o dobro da capacidade do Aeroporto de Atlanta (EUA), que possui atualmente o maior trânsito de passageiros no mundo. Empreendimentos como museus, áreas de exposição, campo de golfe, hospital e, acreditem, até uma mesquita está sendo instalada por lá. Para ficar mais fácil de termos uma ideia da grandiosidade do local, a sua área total equivale a quase 6 vezes o Aeroporto de Guarulhos. Impressionante, concordam?

Aeroporto Internacional da Ilha de Madeira – Portugal
Pode acreditar, não existe nenhum outro aeroporto parecido no mundo. E a sensação de pousar no Aeroporto Internacional da Ilha de Madeira, em Portugal, é indescritível. De um lado fica o oceano, de outro enormes montanhas. Situadas sobre pilares, as pistas do aeroporto são ameaçadas pelas turbulências causadas pelos ventos vindos do mar. Elas ficam sobre 180 colunas de 60 metros de altura e possuem 2,8 mil metros de comprimento. Em 2004, a obra ganhou o prêmio Labse, considerado o Nobel da Engenharia, só concedido às estruturas mais impressionantes já construídas. Mais uma curiosidade: só pilotos com uma licença especial podem pousar por lá.

Aeroporto de Gibraltar - Espanha
Apesar de ser um território britânico, Gilbratar fica na Costa Sul da Espanha e se você decidir conhecer o destino, prepare-se para se surpreender com o aeroporto local. O motivo? A principal pista de pouso cruza a avenida Winston Churchil, uma importante via do centro da cidade. Isso mesmo que você leu. Enquanto os aviões decolam ou aterrissam, os carros que circulam por ali são parados por cancelas. Dizem que o tempo médio de espera dos motoristas é de 10 minutos a cada pouso ou decolagem, mas há registros que superam 2h. Para quem está voando, tudo bem, mas imagina a irritação dos motoristas nesses dias?

Aeroporto Princesa Juliana, em Saint Martin – Antilhas Holandesas
Pode ser que você já tenha visto alguma foto ou vídeo desse aeroporto. O motivo? Ele fica localizado ao lado de uma das muitas praias paradisíacas de Saint Martin, no Caribe. Sua pista é curta e fica praticamente colada à praia de Maho, o que faz com que aviões aterrissem e decolem passando muito perto dos banhistas. As imagens impressionam e atraem turistas de todo o mundo ao local. As rajadas de vento provocadas por pousos e decolagens são fortes, capazes de levantar as pessoas do chão. Por lá existem muitos avisos para que o público não se aproxime da grade que separa a praia do aeroporto, mas ainda sim há quem insista em se arriscar. Em 2017, uma turista faleceu depois de ser arremessada pelo vento e bater a cabeça no chão.

Aeroporto Incheon, em Seul – Coreia do Sul
Que tal apreciar a natureza enquanto espera a sua conexão? O Aeroporto Incheon, em Seul, encanta os turistas que passam por ali com seus sete jardins. Não são um ou dois, mas sete! Detalhe, cada um possui um tema diferente. Aproveite seus minutos para conhecer todos eles, em especial o Sky Garden, que fica do lado de fora do terminal de passageiros e possui mais de 150 espécies de plantas. Essa é apenas uma das curiosidades desse moderno aeroporto, que foi considerado o terceiro melhor do mundo por uma recente pesquisa com milhares de viajantes.

Aeroporto Internacional de Daxing, em Pequim - China
Quando o assunto é superlativos, a Ásia sempre está presente. O novo Aeroporto de Pequim é um exemplo disso. Inaugurado no mês passado, o local conta um terminal principal considerado o maior do mundo, com 700 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia, isso equivale a aproximadamente 100 campos de futebol. Por lá, o que vem chamando a atenção é o design futurista – em formato de estrela-do-mar - com cinco saguões conectados e com uma cobertura de cor laranja. Até 2040 o aeroporto terá capacidade para atender a mais de 100 milhões de passageiros anualmente.

Aeroporto Internacional Hamad, em Doha - Qatar
Quem for curtir os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2022, no Qatar, deve passar pelo Aeroporto Internacional Hamad. Se esse é seu caso, então prepara-se. O lugar é um luxo! Ele tem, entre outras coisas, cafés com detalhes em ouro, piscina aquecida, uma escultura de urso gigante, um dinossauro-robô e por aí vai! É claro que nesse lugar tão moderno, ter wifi liberado para os passageiros é só um detalhe. Quem viaja com crianças encontra um mini parque, com direito a escorrega e labirintos. Ficou cansado? Há salas de descanso, onde o silêncio reúna absoluto. Além de tudo isso, está cercado por paisagens paradisíacas. O perigo ali vai ser você não querer sair do aeroporto!


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções