O Brasil enfrenta hoje a Costa Rica, um pequeno país localizado na América Central que respira natureza. Banhada pelo Atlântico e pelo Pacífico, a Costa Rica tem mais de 80% do seu território protegido e não à toa é conhecida pelo apelido de "pura vida". Esta, aliás, é uma das expressões mais ouvidas por lá, simpática saudação que traduz muito bem a atmosfera tranquila e receptiva do país.

E deixando a rivalidade do jogo de lado, que tal conferir de perto este hospitaleiro destino? Listamos 5 motivos para você querer arrumar as malas já!

1) Praia ou montanha? Os dois!




Banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, a Costa Rica é famosa por suas praias de areia branquinha e mar azul - muitas até com águas quentinhas, como as do Parque Nacional Cahuita (na região do Caribe). Entre outras famosas estão a Naranho (na província de Guanacaste) e a Espadilla e Puerto Escondido, dentro do Parque Nacional Manuel Antonio (na região do Pacífico Central). Diversas delas são cercadas por matas verdes e fechadas, garantindo paisagens estonteantes e sem filtro. Além das surpreendentes praias, sua localização privilegiada garante ainda muitas áreas de montanhas, com trilhas, esportes radicais, vistas incríveis e cachoeiras - não se esqueça de conferir o surrealmente azul Rio Celeste.

2) A natureza exuberante




Apesar de seu pequeno território - 51 mil km² - o país é dono de 5% da biodiversidade do planeta, com cerca de 13 mil espécies de animais e plantas. Quer mais? 26% de sua extensão é preservada ecologicamente, com o maior percentual entre todos os países do mundo. Para conferir um pouco de tanta diversidade, um dos programas mais comuns são as visitas aos parques nacionais, como o Parque Nacional Manuel Antonio e o Parque Nacional Cahuita, mas é também muito comum esbarrar com iguanas, preguiças, macaquinhos e outros animais longe das zonas preservadas. Outro atrativo são os incríveis vulcões que compõem a paisagem do destino, como o Poas, o Irazu e o famoso Arenal. Ao todo, são 7 ainda ativos e mais uma centena de inativos. Uma dica: se sobrar tempo, procure também pelas florestas nubladas de Monteverde e pelas águas termais de Tabacón.

3) A culinária simples e saborosa


Os brasileiros vão se sentir em casa. A culinária do país usa muitos ingredientes tropicais, como a banana e a mandioca. Os chincharrones são os nossos torresmos, os tamalas são as pamonhas brasileiras e por aí vai. Nosso querido arroz com feijão também faz parte do cardápio e está presente em todas as refeições do dia (sim, inclusive no café da manhã!). Entre as receitas mais tradicionais está o “casado”, prato que mistura arroz, feijão preto, cebola, pimenta, repolho, banana frita e alguma carne (geralmente carne assada, peixe ou galinha). Para finalizar, um bom e velho cafezinho costarriquenho, conhecido no mundo todo por seu sabor.

4) Os passeios urbanos + as pessoas


Sem dúvidas, os atrativos naturais são o carro-chefe do turismo na Costa Rica, mas suas cidades também oferecem excelentes programas urbanos. A capital San José guarda importantes construções históricas, como a Plaza de La Cultura e o Teatro Nacional. Pelos arredores, o vilarejo de Sarchi é conhecido por seus artesanatos locais. E, claro, o melhor de tudo é que seja na cidade ou na natureza, o receptivo povo costarriquenho promete melhorar ainda mais a sua viagem com sua alegria e bom humor.

5) Passagens aéreas para a Costa Rica, de ida e volta, taxas não incluídas, a partir de R$770


Porque essa é sempre uma boa razão para arrumar as malas!

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-san-jose/SJO"]