5 motivos (além dos cartões-postais) para conhecer o Rio de Janeiro

Há 1195 dias

O Rio de Janeiro continua lindo e sendo um dos destinos mais procurados por viajantes, estrangeiros ou brasileiros. Razões não faltam para visitar a Cidade Maravilhosa e você, com certeza, já conhece muitas delas, das famosas paisagens estampadas nos cartões-postais. O Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias da Zona Sul da cidade… todas tem seu encanto e merecem entrar no seu roteiro, mas hoje, listamos outros motivos além dos clássicos passeios para você arrumar já as suas malas!


As praias não (tão) famosas


Ipanema e Copacabana são, sem dúvida, as mais conhecidas e cantadas praias do Rio e estão sempre presentes na rota turística. Mas a verdade é que há dezenas e dezenas de outros incríveis cenários para curtir o sol e o verão. Alongue seu roteiro marítimo e estique sua canga pelas praias selvagens da Barra de Guaratiba – Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno -, pela Joatinga, a Prainha, e não se esqueça da paradisíaca Praia do Secreto.


A programação musical e cultural


De segunda a segunda são inúmeras as alternativas de programas artísticos para escolher, tanto para curtir o dia, quanto a noite. Tem o Samba do Trabalhador, no Andaraí, o Forró da Ouvidor, as rodas de coco na Praça XV, no centro do Rio, as jazz sessions na Brasserie Rosário ou as noites na The Maze… são tantas as opções que às vezes o único problema é escolher a melhor delas. Durante a sua visita, fique de olho na programação do histórico espaço de shows do Circo Voador, no bairro da Lapa, e confira ainda a cena alternativa/experimental que povoa os palcos do Audio Rebel, em Botafogo. E, além das ecléticas atrações, o que faz com que eu seja realmente apaixonada pela vida cultural do Rio é a quantidade de eventos gratuitos e de boa qualidade que tomam as ruas de diferentes regiões da cidade. Por isso, fique ligado nas páginas dos diversos coletivos urbanos cariocas que trabalham para expandir os espaços de convívio da urbe. Anote os nomes: Perto do Leão Etíope do Méier, Norte Comum, Sarau do Escritório, Rádio Libertá e SerHurbano.


Os museus e centros culturais


Para os amantes da história, o centro do Rio é um prato cheio: tem o prédio do Theatro Municipal, o Mosteiro de São Bento, o Museu Nacional de Belas Artes, o Paço Imperial, o Arco do Teles (onde costumam acontecer festas gratuitas na parte da noite), a Biblioteca Nacional e muito mais. Não deixe de conhecer também alguns dos museus e centros culturais, como o CCBB, Instituto Moreira Salles, Caixa Cultural, Parque Lage (aproveite para fazer um piquenique!) e o MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, cujos jardins costumam lotar nos domingos ensolarados. Ah, e visite ainda a nova Praça Mauá, onde você encontra o MAR - Museu de Arte do Rio e também o novíssimo Museu do Amanhã (que será inaugurado no pŕoximo domingo!)


As comidas dos barzinhos


Você provavelmente já ouviu falar das comentadas empadinhas do Belmonte, mas o Rio de Janeiro está repleto de bares menos famosos com petiscos tão deliciosos quanto. O simples e receptivo Bar da Lurdinha, por exemplo, localizado na Zona Norte do Rio, longe dos holofotes turísticos, guarda o melhor bolinho de bacalhau que já provei. E não adiantar nem procurar no Google, só conhece quem é da região (anote o endereço: Rua Barão de Mesquisa, 795, Tijuca). Experimente também o bolinho de feijoada do Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, a feijoada do Armazém Cardosão, em Laranjeiras, e as delícias nordestinas do Café do Alto, em Santa Teresa. Para refrescar-se, confira e os sorvetes de coco queimado e cupuaçu da Sorveteria Alex ou o tradicional açaí do Tacacá do Norte.


Santa Teresa


Ok, esse não é um passeio tão fora da rota turística usual, mas continua sendo um dos meus lugares favoritos em todo o Rio de Janeiro. E mesmo já sendo bem conhecido, agora ele conta com uma (não tão) novidade (assim): o bondinho está de volta! Desde julho deste ano, voltaram a circular os tradicionais bondinhos de Santa Teresa, que com certeza tornam o passeio bem mais atraente e divertido. Por lá, aproveite para conhecer o Parque das Ruínas e comer um delicioso pão de queijo com mate do Cultivar Brasil.

E aí, ficou com vontade de embarcar para a  Cidade Maravilhosa? Confira abaixo as passagens de ida e volta, taxas incluídas, que nossos usuários encontraram nas últimas horas e garanta já a sua!

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99"  src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-rio-de-janeiro/RIO"]

 

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções