Viajar para relaxar na praia é ótimo. Para fazer compras também. Mas o que você curte mesmo são os passeios para explorar a arte, a história, os museus, os patrimônios arquitetônicos…? Listamos os 10 melhores destinos para quem ama roteiros culturais. Afinal, não existe jeito melhor de conhecer a cultura e a história de um local do que viajar, né? Prepare-se para voltar cheio de novas referências e conhecimentos!

Inhotim




Inhotim é a combinação perfeita para um roteiro de arte + natureza. Localizado a cerca de 60 km de Belo Horizonte, em Brumadinho, o Instituto guarda um dos dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e do mundo. E mais: é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, com uma área de 110 hectares. São centenas de obras de artistas brasileiros e estrangeiros, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Janet Cardiff e outros. O espaço é ainda todo cercado por um incrível Jardim Botânico que conta com mais de 4.500 espécies nativas e exóticas. Dica amiga: reserve pelo menos dois dias de viagem para uma visita completa e sem correrias; a entrada é gratuita nas quartas-feiras.

São Paulo




Quando o assunto é arte e cultura, São Paulo é queridinha entre os destinos nacionais. A programação cultural da capital paulista reserva muitas atrações, desde famosos centros culturais até importantes construções arquitetônicas e históricas. São centenas de museus, mas entre os mais importantes estão o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. No roteiro cultural, não deixe de visitar também o centro da cidade. Anote aí alguns dos principais pontos: a Estação da Luz, a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, o Mosteiro de São Bento e o Edifício Martinelli (com direito a uma a vista incrível de SP!).

Recife


Terra de João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Luiz Gonzaga, a capital pernambucana guarda não apenas belas praias, mas também muitos atrativos culturais. Para aprender mais sobre a história e as tradições locais, duas paradas são obrigatórias: o Paço do Frevo e o Museu Cais do Sertão. Na cidade, encontra-se também o Instituto Ricardo Brennand, que já foi considerado o melhor museu da América Latina.



Quer mais? A proximidade com a histórica Olinda convida os viajantes a alongar a rota. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade guarda a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. Lá você confere uma exposição com alguns dos famosos bonecões que desfilam no Carnaval. Prepare-se para encontrar Alceu Valença, Chacrinha, Ayrton Senna, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Lampião…

Buenos Aires


A capital argentina guarda atrativos dos mais diversos. E para quem aprecia cultura e arte não faltam opções. O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) é um dos pontos mais visitados. Além das obras permanentes, o espaço sempre traz boas exposições temporárias de arte contemporânea. Lá você encontra quadros de artistas como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, por exemplo. Há também o Museu de Belas Artes (MNBA), que apesar de menos famoso que o MALBA, guarda obras de importantes nomes, como Van Gogh, Rodin e El Greco. E o melhor: tem entrada gratuita.



Para aprender mais sobre a cultura local, procure também o Museu Evita, o Museu Carlos Gardel, a Fundación Proa; e não deixe de passear por alguns dos principais atrativos históricos da cidade, como a Plaza de Mayo e o Teatro Colón. Outra boa pedida é conferir uma tradicional apresentação de milonga argentina (eu recomendo a do Café Vinilo, no charmoso bairro de Palermo).

Paris




Não faltam atrações culturais na Cidade Luz. A mais célebre é o Museu do Louvre, que abriga famosas obras da história da arte, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Já o acervo do Museu D’orsay (instalado em uma antiga estação de trem!), concentra-se na arte impressionista, abrigando nomes como Rodin, Renoir, Van Gogh, Monet, Matisse, Cézanne, Toulouse-Lautrec… Se preferir a arte moderna e contemporânea, seu lugar é o Centro Georges Pompidou. Dica amiga: a entrada nos museus é gratuita todo primeiro domingo do mês. Mas se cansar de bater perna nos museus, vá ao nº59 da Rue de Rivoli. Lá você encontra um imóvel abandonado e ocupado por diversos artistas independentes que abrem as portas dos ateliês para os visitantes.



E há muitas outras opções. Para quem gosta de moda, procure o Museu Bourdelle. Se é fã de cinema, vá até a La Cinémathèque française. Já os amantes da música, podem conhecer o Cité de la Musique. Prefere a dança? O Teatro Nacional de Chaillot é o seu lugar. Já o melhor da arte urbana você vai encontrar na ocupação coletiva Le 6B.

Madri




Madri é mais um paraíso europeu para quem curte uma agenda cultural cheia. Três importantíssimos museus do continente estão lá: o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornelisza. No Museu do Prado você vai encontrar famosas obras, como Las Meninas de Velázquez, O Jardim das Delícias de El Bosco e as pinturas negras de Goya. Já no Reina Sofia, o foco é a arte moderna, com muitas obras de Picasso (incluindo a famosa Guernica), Miró, Kandinsky e Salvador Dalí. Outros centros de arte, como a Casa Encendida e a Caixa Fórum, prometem te apresentar novos nomes para admirar.

Roma




Berço da civilização ocidental e antiga capital do Império Romano, Roma respira arte e história. Entre os principais atrativos estão o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana di Trevi e o Pantheon. Já que está por Roma, não deixe de conhecer o Vaticano, que por si só já é um exemplar arquitetônico e histórico único. Os pontos-altos são Basílica de São Pedro e a Capela Sistina. Mas vale lembrar ainda que seus Museus possuem um impressionante acervo de arte sacra renascentista. A lista de atrativos é infinita, mas a verdade é que uma simples caminhada por Roma já é por si um dos mais incríveis roteiros culturais da Europa. É impossível não encantar-se com a magnitude histórica dos monumentos milenares da Cidade Eterna.

Nova York




Uma lista dos melhores roteiros culturais não estaria completa sem a Big Apple. Os museus, as galerias de arte, os musicais da Broadway, os shows e performances de rua… é tanta coisa que o difícil vai ser escolher onde ir. O MoMa (Museum of Modern Art) conta com um dos maiores acervos de arte moderna do globo. Enquanto isso, o Metropolitan oferece, entre outras obras, uma incrível coleção de Arte Egípcia. Esses são os museus mais famosos, junto do Museu de História Natural (que serviu de locação para filme Uma Noite no Museu) e do Guggenheim. Para quem gosta de arte contemporânea, instalações e performances, o New Museum oferece uma diversificada programação.



O Lincoln Center for Performing Arts também é outra boa parada. O complexo cultural abriga a Metropolitan Opera, a NY City Opera, o Ballet de Nova York, a orquestra filarmônica da cidade, a Juilliard School, além de biblioteca e salas para shows e apresentações de teatro. É o lugar ideal para conferir bons eventos e espetáculos, de todos os estilos, dos mais clássicos aos mais contemporâneos e alternativos.

Londres




Terra de Shakespeare, Charles Dickens, berço do Rock…a capital britânica é outro destino imperdível para quem ama roteiros culturais. Não faltam bons museus, muitos gratuitos. Os mais famosos são: o Tate Modern, a National Gallery e o British Museum. Mas não é apenas de obras de arte que a cultura de Londres é feita. Não deixe de conhecer as movimentadas feiras e mercados de rua (Camden Lock Market, Borough Market e Portobello Market), que são ótimos representantes da cultura londrina. Há sempre muita música, artistas independentes e boa gastronomia envolvidos. Outro ponto para explorar a cultura urbana é o bairro de Shoreditch, repleto de bons exemplares da arte de rua, incluindo o famoso Banksy.



Quer mais? Os amantes do teatro não podem deixar de conhecer o Shakespeare's’ Globe. O local é uma recriação dos teatros de arena da época em que o autor apresentava suas peças. Outro ícone da cidade é a o Royal Ópera House, onde é possível assistir excelentes apresentações de música clássica, ballet e ópera. Já os beatlemaníacos podem alongar o passeio até Liverpool.

Egito




Múmias, pirâmides, faraós, sarcófagos… prepare-se para uma verdadeira aula de história. Berço de uma das civilizações mais antigas da humanidade, o Egito é uma excelente escolha para quem busca por roteiros culturais inesquecíveis. Mergulhar numa cultura completamente diferente da nossa e ver de pertinho monumentos tão grandiosos e com séculos e mais séculos é certeza de voltar com uma rica bagagem cultural.



A caótica cidade do Cairo é a porta de entrada para o país. Lá você encontra o Museu do Cairo, cheio de múmias, sarcógafos e esculturas; e também as Pirâmides de Gizé (a cerca de 18 km do centro). O icônico sítio arqueológico é formado pelas pirâmides Quéops, Miquerinos e Quéfren), além da Grande Esfinge e mais tumbas, cemitérios, templos e museu. Finalize sua lista de paradas obrigatórias pela cidade com o Museu Egípcio e as Mesquitas Al Azhar e Muhammad Ali. Não deixe também de curtir um passeio de barco pelo Rio Nilo, conhecer o Mar Vermelho e quem sabe assistir ao processo de fabricação de papiro em alguma lojinha local. Se ainda tiver tempo, outras cidades, como Luxor, Sharm el-Sheikh e Aswan guardam belíssimos templos e praias.

E aí, quais são os seus roteiros culturais dos sonhos? Pesquise sua passagem aérea no site do Voopter e boa viagem!