O mundo moderno é belo, monocromático e minimalista, mas vamos combinar que bate aquela saudade de 1970... a época do glamour da aviação!! As cores vibrantes, os uniformes das comissárias cheios de personalidade são referências marcantes da época. A companhia aérea aproveitou dessa temática e levou seus passageiros pra uma viagem no tempo: a Tap comemora aniversário de 72 anos com "voo retrô".

Mas Voopter, como assim? Que viagem é essa?


Sim, é uma viagem como todas as outras, porém com temática dos anos 70. A Tap reproduziu o que seria um voo naquela época e surpreendeu os viajantes com a estética do avião e as atrações. O voo retrô com destino a Recife saiu do aeroporto de Lisboa e comemorou os 50 anos da operação dessa rota pela companhia portuguesa. Foi o terceiro desse tipo no Brasil, seguido de Porto- São Paulo e Lisboa- RJ.

E qual a diferença da viagem normal para a viagem retrô?


O avião usado nesses voos (Airbus 330-300) recebeu uma pintura que remete a decoração dos aviões da companhia daquela época (anos 50 até o fim da década de 70). Também foi desenhada a bandeira de Portugal e o título "Transportes Aéreos Portugueses". O design de uniforme das aeromoças inclui uma minissaia ousada para a época. O modelo foi criado pelo costureiro francês Louis Féraud, vencedor do concurso aberto em 1970.

A Tap selecionou em um canal especial uma lista de músicas portuguesas da época e filmes como "Rocky" (1976) e "Star Wars Episódio IV: Uma nova esperança" (1977). Além disso, a maratonista Rosa Mota, hexacampeã da São Silvestre, ficou na porta da aeronave recebendo os passageiros vestida com esse uniforme.

Diferenças entre a classe econômica e classe executiva:


Na época não havia divisão de classes, mas nesse voo eles optaram por diferenciar a experiência um pouco. Os passageiros da classe executiva foram presenteados com pijama, água de colônia, creme de mãos, pasta de dente e creme desodorante. E olha que incrível: são as mesmas marcas usadas nos kits de higiene da época. E não para por aí... a louça, os copos de vidro também foram exclusivos.

Já o menu de pratos principais era o mesmo para todos os passageiros. Puderam optar entre bife a portuguesa, com presunto e batatas, ou bacalhau com purê de grão de bico. Hmm... deu água na boca!

O chef português, Rui Paula, que assinou os pratos. Ele comentou que fez essa escolha porque tanto os portugueses como os brasileiros gostam muito de bacalhau. Na época se comia muito mais do que hoje pela dificuldade de transportar o peixe fresco.

Os passageiros receberam um “diploma de viajante no tempo”. Além disso, o cartão de embarque também era personalizado e foi entregue dentro de um envelope com a logo da época.

Mas e você? O que achou dessa viagem no tempo? 


Com a tecnologia moderna e o vício nos devices a gente até se esquece que é possível viajar no tempo vivendo experiências reais e não somente rolando a timeline.

Ficou com vontade de viajar no tempo com a TAP? Faça sua pesquisa de passagens no nosso site. E crie seu alerta de preços para receber no seu e-mail quando aquela passagem ideal surgir pra você na data, no preço e para o local que você quer!

Quer mais notícias e dicas de como economizar nas suas viagens?


É só seguir o Voopter nas redes sociais que todos os dias nós atualizamos as melhores ofertas de viagens e procuramos os melhores preços para você viajar gastando menos. Para receber tudo no seu feed, sem esforço algum é só curtir nossa página no Facebook, no Twitter  e também no instagram. Marque @voopter nas suas fotos de viagens para compartilharmos as experiências e aquelas fotografias incríveis!

Conheça nosso canal no youtube e fique por dentro das nossas dicas de como viajar gastando pouco. Saiba tudo sobre como economizar nas suas passagens aéreas e tire suas dúvidas.