Perto de completar 111 anos desde que Santos Dumont voou pela primeira vez pelo Campo de Bagatelle, em Paris, a aviação mundial mudou muito. Tornou-se gigante e presente em praticamente todo o planeta Terra. E os números comprovam este fato: atualmente há 53 mil rotas aéreas em operação no mundo. Somente no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), são 283 mil passageiros transportados diariamente.

No Brasil, a aviação teve um salto grande a partir da virada do século quando houve o regime de liberdade tarifária. Com isso os preços ficaram mais baratos, e o resultado foi o aumento de passageiros e, consequentemente, a criação de novas rotas. De lá pra cá, o Brasil se tornou uma potência em aviação. Não à toa a ponte aérea Rio-SP é uma das rotas mais movimentadas do mundo.

Ainda segundo a Abear, estima-se que a aviação gere 6,4 milhões de empregos no Brasil. Deste total, cerca de 560 mil trabalham de forma direta, ou seja, em companhias aéreas e aeroportos.

Estado mais rico do Brasil, São Paulo lidera o ranking dos aeroportos mais movimentados no Brasil. O Estado detém a primeira e segunda posição com Guarulhos e Congonhas, respectivamente, como os dois maiores aeroportos do país. Na sequência vem Brasília, depois Campinas e então Rio de Janeiro com o aeroporto do Galeão. Dos seis aeroportos mais movimentados do Brasil, cinco estão sob concessão da iniciativa privada. A única exceção fica por conta do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O Brasil conta atualmente com 2.463 aeródromos registrados pela Anac, dos quais 1.806 privados e 657 públicos. Destes, seis estão concedidos à iniciativa privada (Guarulhos – São Paulo; Viracopos – Campinas; Galeão – Rio de Janeiro; Confins – Belo Horizonte;  Brasília; e Natal) e quatro em processo de concessão. Estes números colocam o Brasil na segunda posição entre os países com maior número de aeroportos no mundo, perdendo para os Estados Unidos.

Não encontrou um valor dentro do seu orçamento? É só cadastrar um alerta, que o Voopter te avisa por e-mail quando o preço baixar :)

Ainda não segue o Voopter nas redes sociais? Tá esperando o que para ter as melhores ofertas de passagens na sua timeline? Curta nossa fanpage no Facebook, siga a gente no Twitter e nos acompanhe no Instagram